A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas

2 A pesquisa sobre Cidades e Mudanças Climáticas foi realizada no município do Rio de Janeiro e foi dividida em duas etapas: um estudo foi realizado com a população geral e outro com formadores de opinião. A seguir, é apresentada em detalhes a descrição metodológica de cada estudo. 1.Público Geral Amostra: N=258 entrevistas Técnica de coleta: entrevistas por telefone Período de coleta: 26 de março a 1º de abril de Obs.: o período de coleta de dados entre este público não abrangeu o período de fortes chuvas e deslizamentos no Rio de Janeiro, que teve início a partir do dia 5 de abril. Público-alvo: adultos de 18 a 69 anos, pertencentes às classes A, B e C, residentes no município do Rio de Janeiro, com algum nível de informação sobre os temas a serem abordados no estudo. 2 Metodologia

3 2.Público Especializado Amostra: N=41 entrevistas Técnica de coleta: entrevistas por telefone Período de coleta: 26 de março a 15 de abril de Público-alvo: pessoas com altos cargos de gestão ou relações institucionais, jornalistas ou editores e acadêmicos que lidam diretamente com temas de sustentabilidade e infraestrutura urbana. 3 Metodologia

4 Qual é o problema mais importante que Rio de Janeiro enfrentará daqui a 5 anos? Mais algum? Para o público geral, o maior problema da cidade daqui a 5 anos será ainda a violência, a criminalidade. Para os formadores de opinião, não só a segurança, mas também a questão dos transportes e do trânsito aparecem como principais problemas futuros. 4 A agenda futura da cidade Problemas do Rio daqui a 5 anos

5 A violência é percebida como um problema urgente de hoje e do futuro por ambos públicos. Nos outros grandes problemas como mobilidade e infraestrutura urbana não há consenso: os formadores de opinião os enxergam como questões importantes no curto e longo prazo enquanto o público geral está mais preocupado com a saúde pública. A agenda da cidade: presente e futuro Qual é o problema mais importante que o Rio de Janeiro enfrenta hoje? Mais algum? Qual é o problema mais importante que Rio de Janeiro enfrentará daqui a 5 anos? Mais algum? 5

6 A avaliação da qualidade de vida na cidade, que tende a ser mais positiva do que negativa, está desvinculada da experiência cotidiana de viver do Rio de Janeiro, percebida de forma extremamente negativa. Espaços vazios representam respostas do tipo Não sabe/ Não responde A agenda da cidade: evolução Evolução dos problemas

7 7 As Olimpíadas e o futuro da cidade Impacto das metas urbanas para os Jogos Olímpicos

8 Olimpíadas: oportunidades Nada de novo. As principais oportunidades de negócios percebidas pelos formadores de opinião estão relacionadas ao turismo e à hotelaria, principalmente. Negócios que estejam alinhados com o tema da sustentabilidade e a área de transportes urbanos aparecem em seguida. Quais são as oportunidades de negócios com a realização das olimpíadas no Rio de Janeiro?

9 9 As Olimpíadas e o futuro da cidade Quais são as oportunidades de negócios com a realização das olimpíadas no Rio de Janeiro?

10 Mudanças climáticas: Responsabilidades e competências A pesar das críticas, o governo continua sendo o agente visto com melhor competência e responsabilidade para lidar com o aquecimento global

11 Os líderes das grandes empresas estão fazendo um bom trabalho em combater as causas das mudanças climáticas? Se o público geral está dividido na sua avaliação do desempenho empresarial no combate as causas das mudanças climáticas, os formadores de opinião são francamente críticos. 11 Os espaços em branco representam NS/NR Mudanças climáticas: Desempenho no atacado...

12 O setor onde eu atuo/trabalho está preparado para fazer mudanças significativas para ajudar a prevenir o aquecimento global ou as mudanças climáticas. Se no atacado os formadores de opinião são críticos, no varejo eles avaliam muito melhor o que seus próprios setores de atuação estão fazendo para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. 12 Percepção de competência institucional Mudanças climáticas: Desempenho no varejo...

13 13 Desempenho setorial Quem prejudica mais o meio ambiente? + - Quem faz mais para diminuir prejuizos? +

14 Para os formadores de opinião, os indivíduos, o governo e as empresas deverão melhorar sua atuação no combate às mudanças climáticas, embora hoje mostrem um desempenho regular ou pobre. 14 Mudanças climáticas: quem pode liderar? Indivíduos ONGs Imprensa Reagir Ampliar agenda Persistir Ficar alerta Desempenho Atual Expectativas Futuras Governo Empresas Expectativas Futuras

15 Caminhos de solução Existem vários caminhos tidos como necessários para progredir rumo a uma melhor gestão dos problemas ambientais, em especial a necessidade das empresas adotar formas menos poluidoras de fabricar seus produtos ou serviços. 15 % de necessário + extremamente necessário

16 Mapa do tesouro Ações a priorizar como estratégias para adaptação às mudanças climáticas por setor Grande empresaGovernoONGsMídiaAssociações declasseUniversidadeConsultoria Agência reguladora Ação menos prioritária Ação mais prioritária

17 Mapa do tesouro 17 Investimento do governo em energias renováveis Tendências diante das mudanças climáticas Medição e monitoramento do impacto das ações em RSC de empresas Preocupação do público com as mudanças climáticas Campanhas educativas em prol do consumo consciente Ações corporativas de redução do consumo de água e energia Política explícita de não utilização de materiais provenientes de exploração ilegal de recursos naturais Aumentará muito Aumentará um pouco Aumentará muito

18 18 Oportunidades de negócios para as empresas Mapa do tesouro


Carregar ppt "Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google