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V – Avaliação de Desempenho e Resultados

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Apresentação em tema: "V – Avaliação de Desempenho e Resultados"— Transcrição da apresentação:

1 V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Gestão de Pessoas I V – Avaliação de Desempenho e Resultados

2 Avaliação do Desempenho
Conceito de Avaliação do Desempenho. Quem Deve Avaliar o Desempenho. Métodos Tradicionais de Avaliação do Desempenho. Métodos Modernos de Avaliação do Desempenho. Usos da Avaliação do Desempenho.

3 ARH DE HOJE: O Que Medir? GGeralmente, a preocupação principal das organizações está voltada para a medição, avaliação e monitoração de três aspectos principais: 1. Resultados: ou seja, os resultados concretos e finais que se pretende alcançar dentro de um certo período de tempo. 2. Desempenho: ou seja, o comportamento ou meios instrumentais que se pretende por em prática. 3. Fatores críticos de sucesso: ou seja, os aspectos fundamentais para que a organização seja bem sucedida nos seus resultados e no seu desempenho. MMuitas empresas desenvolvem vários sistemas de avaliação para acompanhar resultados financeiros, custos de produção, quantidade e qualidade dos bens produzidos, desempenho individual dos funcionários e satisfação dos clientes.

4 DICAS: Algumas Definições de Avaliação do Desempenho.
 Avaliação do desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário. O desempenho do funcionário é o grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho (1).  Avaliação do desempenho é o processo de rever a atividade produtiva passada para avaliar a contribuição que os indivíduos fizeram para o alcance dos objetivos do sistema administrativo (2).  Avaliação do desempenho é a identificação, mensuração e administração do desempenho humano nas organizações. A identificação se apoia na análise de cargos e procura determinar quais as áreas de trabalho que se deve examinar quando se mede o desempenho. A mensuração é o elemento central do sistema de avaliação e procura determinar como o desempenho pode ser comparado com certos padrões objetivos. A administração é o ponto chave de todo sistema de avaliação. A avaliação deve ser mais do que uma atividade orientada para o passado, ou seja, deve estar orientada para o futuro para poder alcançar todo o potencial humano da organização (3).

5 8.2. De quem é a responsabilidade
pela avaliação do desempenho

6 8.3. Critérios para avaliação do desempenho

7 8.4. Método da escala gráfica
Superior qualidade no trabalho Sempre ultrapassa os padrões Às vezes, abaixo dos padrões Conhece parte do trabalho Fatores: Produção (Quantidade de trabalho realizado) Qualidade (Esmero no trabalho) Conhecimento do Trabalho (Perícia no Cooperação (Relacionamento interpessoal) Compreensão de Situações (capacidade de resolver problemas ) Criatividade (capacidade de inovar) Realização de fazer) Ótimo Bom Regular Sofrível Fraco todo o Excepcional Excelente capacidade de intuição espírito de colaboração de realizar Tem sempre excelentes idéias Conhece o suficiente Quase sempre Boa Satisfaz os Péssima insatisfa - tória Colabora normalmente Capacidade satisfatória Algumas vezes apresenta Razoável Raramente Nenhuma Pouca Não colabora pouco pouco o Incapaz de realizar Nunca Dificuldade em realizar mais do que necessário

8 PRÓS E CONTRAS: Avaliação do Desempenho por
Escalas Gráficas. PPrós: 1. Facilidade de planejamento e de construção do instrumento de avaliação. 2. Simplicidade e facilidade de compreensão e de utilização. 3. Visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos. 4. Facilidade na comparação dos resultados de vários funcionários. 5. Proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.

9 PRÓS E CONTRAS: Avaliação do Desempenho por
Escalas Gráficas. CContras: 1. Superficialidade e subjetividade na avaliação do desempenho. 2. Produz efeito de generalização (hallo efect): se o avaliado recebe bom em um fator, provavelmente receberá bom em todos os demais fatores. 3. Peca pela categorização e homogeneização das características individuais. 4. Limitação dos fatores de avaliação: funciona como um sistema fechado. 5. Rigidez e reducionismo no processo de avaliação. 6. Nenhuma participação ativa do funcionário avaliado. 7. Avalia apenas o desempenho passado.

10 8.5. Método da escolha forçada

11 PRÓS E CONTRAS: Avaliação do Desempenho por Escolha Forçada.
PPrós: 1. Evita o efeito de generalização (hallo efect) na avaliação. 2. Tira a influência pessoal do avaliador, isto é, a subjetividade. 3. Não requer treinamento dos avaliadores para sua aplicação.

12 PRÓS E CONTRAS: Avaliação do Desempenho por Escolha Forçada.
CContras: 1. Complexidade no planejamento e na construção do instrumento. 2. Não proporciona uma visão global dos resultados da avaliação. 3. Não provoca retroação de dados, nem permite comparações. 4. Técnica pouco conclusiva a respeito dos resultados. 5. Nenhuma participação ativa do avaliado.

13 8.6. Método da pesquisa de campo
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO Nome: ____________________ Cargo: ________________ Departamento: ___________ 1. O que poderia dizer a respeito do desempenho do funcionário? 2. O desempenho foi: ¤ Mais do que satisfatório? ¤ Satisfatório? ¤ Insatisfatório? 3. Por que o desempenho foi insatisfatório/satisfatório? 4. Que motivos podem justificar esse desempenho? Avaliação 5. Foram atribuídas responsabilidades ao funcionário? Inicial 6. Por que o funcionário teve de assumir essas responsabilidades ? 7. Ele possui qualidades e deficiências? Quais? 8. Que tipo de ajuda o funcionário recebeu? Análise 9. Quais foram os resultados? Complementar 10. Ele precisa de treinamento? Já recebeu treinamento? Como? 11. Quais outros aspectos de desempenho são notáveis? Planejamento 12. Qual plano de ação futura recomenda ao funcionário? 13. Indique em ordem prioritária dois substitutos para o funcionário. 14. Houve mudanças de substitutos em relação à avaliação anterior? 15. Que avaliação você dá a este funcionário? Acima ou abaixo do padrão? Acompanha - 16. Este desempenho é característico do funcionário? mento 17. O funcionário foi avisado de suas deficiências? 18. O funcionário recebeu novas oportunidades para melhorar?

14 PRÓS E CONTRAS: Avaliação do Desempenho
pela Pesquisa de Campo PPrós: 1. Envolve responsabilidade de linha (o gerente avalia) e função de staff (o DRH assessora) na avaliação do desempenho. 2. Permite planejamento de ações para o futuro (como programas de treinamento, orientação, aconselhamento, etc.). 3. Enfatiza a melhoria do desempenho e o alcance de resultados. 4. Proporciona profundidade na avaliação do desempenho. 5. Permite relação proveitosa entre gerente de linha e especialista de staff.

15 PRÓS E CONTRAS: Avaliação do Desempenho
pela Pesquisa de Campo CContras: 1. Custo operacional elevado por exigir a assessoria de especialista. 2. Processo de avaliação lento e demorado. 3. Pouca participação do avaliado, tanto na avaliação como nas providências.

16 8.7. Método dos incidentes críticos

17 PRÓS E CONTRAS: Avaliação do Desempenho
pelos Incidentes Críticos. PPrós: 1. Avalia o desempenho excepcionalmente bom e excepcionalmente ruim. 2. Enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho. As exceções positivas devem ser realçadas e melhor aplicadas, enquanto as exceções negativas devem ser eliminadas ou corrigidas. 3. Método de fácil montagem e fácil utilização.

18 PRÓS E CONTRAS: Avaliação do Desempenho
pelos Incidentes Críticos. CContras: 4. Não se preocupa com aspectos normais do desempenho. 5. Peca por fixar-se em poucos aspectos do desempenho. Daí, sua tendenciosidade e parcialidade.

19 8.8. Método das listas de verificação

20 8.10. Método da APO

21 8.11. O processo de APO


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