A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Sistemas de Informação II Aula 3 – Fatores Críticos para o Sucesso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Sistemas de Informação II Aula 3 – Fatores Críticos para o Sucesso."— Transcrição da apresentação:

1

2 Administração de Sistemas de Informação II Aula 3 – Fatores Críticos para o Sucesso

3 Administração de Sistemas de Informação II 2 Tecnologia da Informação Tecnologia => atinge todas as partes de nossas vidas Evolução Tecnológica. Tecnologia nas Empresas => Sucesso x Derrocada

4 Administração de Sistemas de Informação II 3 Tecnologia da Informação ASSISTÊMICO? SISTÊMICO? ASSISTÊMICOSISTÊMICO Políticas Treinamento Compreensão de objetivos Rotinas Procedimentos Sistemas GENTE COMPUTADOR

5 Administração de Sistemas de Informação II 4 Fatores Críticos para o Sucesso Movidas por Informação, Conhecimento e Tecnologia, as empresas deverão fazer uso de uma série de fatores essências ao sucesso da mesma no mercado global.

6 Administração de Sistemas de Informação II 5 Fatores Críticos para o Sucesso São aquelas poucas coisas que precisam estar certas para garantir a sobrevivência e o sucesso da organização

7 Administração de Sistemas de Informação II 6 FCS - Empresas A empresa vai contabilizar entre suas competências a capacidade de criar, manter e administrar parcerias e alianças estratégicas. Trabalhar bem com outras Competências dirigidas ao mercado => cooperação entre as empresas

8 Administração de Sistemas de Informação II 7 FCS - Empresas Explorar seus relacionamentos continuamente para detectar mudanças na condição e nas atividades de seus clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores. Estar consciente do ambiente Examinar o Ambiente em busca de mudanças=> busca de novas oportunidades e desafios

9 Administração de Sistemas de Informação II 8 FCS - Empresas A empresa deverá aprender, com seus sucessos e fracassos, a competir com mais eficácia no futuro Aprender com a experiência e a informação

10 Administração de Sistemas de Informação II 9 FCS - Empresas Os lucros da economia global virão da inovação, não do monopólio ou do isolamento de mercados Criar Soluções Inovadoras

11 Administração de Sistemas de Informação II 10 FCS - Empresas A empresa deverá ser capaz de adaptar-se às mudanças, pelas exigências dos compradores e pelas condições do mercado Adaptar-se às mudanças de Contexto

12 Administração de Sistemas de Informação II 11 FCS - Empresas A empresa deverá desenvolver e manter uma base facilmente acessível de conhecimentos sobre seus processos e estoques, clientes, perspectivas de vendas, fornecedores, governo, parceiros e outras partes que têm interesses nela. Montar uma base cada vez melhor de Conhecimento

13 Administração de Sistemas de Informação II 12 FCS - Empresas A empresa deverá compreender as diversas necessidades que acompanham o mercado global e deverá ter os recursos de informação, conhecimento e tecnológicos necessários para adaptar-se aos múltiplos mercados e culturas Compreender a Diversidade

14 Administração de Sistemas de Informação II 13 FCS - Empresas A empresa vai trabalhar com todos os participantes na cadeia de valor para administrar o custo ao cliente de maneira eficiente e eficaz Saber selecionar e utilizar os recursos

15 Administração de Sistemas de Informação II 14 Fatores Críticos para o Sucesso A tecnologia da informação não deve nunca ser uma reflexão tardia, algo que é aplicado depois de formulada à estratégia e desenhados os processos da empresa. A organização de sistemas de informação bem-sucedida vai contribuir para o alinhamento da empresa com o mercado global emergente.

16 Administração de Sistemas de Informação II 15 Fatores Críticos para o Sucesso A empresa de sucesso é movida por Informação, Conhecimento e Tecnologia

17 Administração de Sistemas de Informação II 16 Etapas para a Identificação dos FCS 1. Análise do ramo e da atuação da empresa. Entender o ambiente competitivo e definir seus objetivos estratégicos 2. Identificação dos FCS. Para atingir os objetivos estratégicos 3. Definição de medidas para os FCS 4. Definição de sistemas de informação voltados para os FCS e suas medidas (indicadores)

18 Administração de Sistemas de Informação II 17 Fatores Críticos para o Sucesso Ambiente competitivo da Indústria Competências, Pontos fortes e fracos Estratégia Competitiva da empresa FCS Indicadores para os FCS Aplicações de TI / SI Objetivos estratégicos

19 Administração de Sistemas de Informação II 18 FCS: Exemplos Indústria Automotiva 1. Estilo 2. Sistema de Qualidade 3. Controle de custos 4. Uso de recursos escassos de energia Supermercados 1. Mix de produtos 2. Disponibilidade de Estoques 3. Promoções 4. Preço

20 Administração de Sistemas de Informação II 19 FCS: Exemplos Hospital público 1. Integração regional com outros serviços de saúde 2. Uso eficiente de recursos médicos escassos 3. Contabilidade de custos aperfeiçoada

21 Administração de Sistemas de Informação II 20 FCS: Pontos Menos Favoráveis 1. Metodologia incompleta: lacunas para os sistemas transacionais (útil para SIG) 2. Em decorrência disso, não pode ser usada isoladamente 3. Exige criatividade para obtenção de resultados significativos e que fujam das práticas corriqueiras da empresa

22 Administração de Sistemas de Informação II 21 FCS: Impactos Positivos 1. Força o gerente a focar sua a atenção 2. Força a criação de medidas 3. Evita desperdícios: foco no necessário 4. Evita que se desenvolvam sistemas apenas em torno de dados que sejam fáceis de coletar 5. FCS dependem da época e do gerente 6. Útil para desenvolver SI e para que se melhorem funções chave da empresa 7. Liga SI ao negócio da empresa

23 Administração de Sistemas de Informação II 22 Exercicio: Texto: Gestão do Conhecimento e Fatores Críticos de Sucesso 1º FCS: haver um ambiente de trabalho favorável à comunicação espontânea. 2º FCS:existir uma ferramenta mais apropriada à gestão do conhecimento: a tecnologia da informação – TI. 3º FCS: a metodologia, a disciplina de uso das regras combinadas 4º FCS: é a liderança de condução do processo de gestão do conhecimento. 5º FCS: não poderíamos deixar de considerar a necessidade de que as pessoas da organização tenham a clareza de percepção.

24 Administração de Sistemas de Informação II 23 Exercício 2: Texto: A Moda Muda Rapidamente na LI & FUNG Tercerização de todo o processo de desenvolvimento à produção de produtos, por uma rede de fornecedores pelo mundo. Cumprimento rigoroso dos prazos para atendimento dos pedidos de seus clientes Utilização de site Web para recebimento de pedidos e comunicação com fornecedores e clientes, e acompanhamento do desenvolvimento dos produtos

25 Administração de Sistemas de Informação II 24 Exercício 3: Artigo: Motivações e fatores críticos de sucesso para o planejamento de sistemas interorganizacionais na sociedade da informação Atividades: Elaborar um resumo sobre o artigo. O que são sistemas interorganizacionais? Quais os fatores críticos identificados no texto? Quais as grandes dificuldades encontradas nos portais corporativos governamentais? Quais as naturezas de classificção para o planejamento dos sistemas de informação?

26 Administração de Sistemas de Informação II


Carregar ppt "Administração de Sistemas de Informação II Aula 3 – Fatores Críticos para o Sucesso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google