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5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS. 5.2 ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS Compreender os movimentos estratégicos no interior das indústrias.

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1 5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS

2 5.2 ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS Compreender os movimentos estratégicos no interior das indústrias por parte dos players (actuais ou potenciais). Input para a formulação de estratégias de sucesso.

3 5.3 ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS Dimensões estratégicas nas opções estratégicas de uma empresa (ex.: grau de especialização; identificação da marca; políticas de canal; qualidade de produto; liderança tecnológica; integração; posição de custo; política de preço, etc.) As dimensões estratégicas estão relacionadas entre si (ex.: empresas com preço baixo preço de custo baixo provável alto grau de integração vertical) Grupos Estratégicos: O Potencial de lucro das empresas varia consoante os grupos estratégicos as cinco forças competitivas gerais não terão o mesmo impacto em todos.

4 5.4 ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS Subconjuntos de empresas com a mesma estratégia ou estratégia semelhante ao longo das dimensões estratégicas (variáveis estratégicas) relevantes Grupos Estratégicos de um dado sector

5 5.5 ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS Passos: 1.Identificação dos grupos estratégicos Selecção das variáveis estratégicas relevantes Dimensão e composição das barreiras de mobilidade de cada grupo estratégico Poder relativo de negociação de cada grupo estratégico com os seus fornecedores e compradores Posição relativa de cada grupo estratégico quanto a produtos substitutos Padrão de interdependência no mercado entre os grupos estratégicos e a sua vulnerabilidade ao conflito iniciado por outros grupos

6 5.6 ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS Passos (cont.): 2.Análise das estratégias dos concorrentes relevantes

7 5.7 MAPA DE GRUPOS ESTRATÉGICOS NA INDÚSTRIA GRUPO A – Linha completa, integrada verticalmente, baixo custo de produção, qualidade média, serviços reduzidos. GRUPO B – Linha reduzida, montador, preço alto, alta tecnologia, alta qualidade GRUPO C – Linha média, montador, preço médio, alto grau de serviço ao cliente, qualidade baixa, preço baixo GRUPO D – Linha reduzida, altamente automatizada, preço baixo, baixo grau de serviço. Grupo A Grupo B Grupo C Grupo D INTEGRAÇÃO VERTICAL ESPECIALIZAÇÃO Linha ampla Linha reduzida BAIXA ALTA

8 5.8 GRUPOS ESTRATÉGICOS E A RIVALIDADE ENTRE EMPRESAS Quatro factores na competição por clientes Grau de sobreposição dos clientes alvo Grau de diferenciação do produto atingido pelos grupos Número de grupos estratégicos e a sua dimensão relativa Grau de divergência da estratégia entre os grupos

9 5.9 MAPA DE GRUPOS ESTRATÉGICOS E A RIVALIDADE ENTRE OS GRUPOS A B C G E D F Segmento de clientes-alvo Dimensão estratégica básica

10 5.10 GRUPOS ESTRATÉGICOS E A RENTABILIDADE DE UMA EMPRESA Determinantes fundamentais da rentabilidade de uma empresa: 1.Características Gerais da Indústria: Elementos estruturais gerais (ex.: taxa de crescimento, potencial global de diferenciação do produto, aspectos tecnológicos, estrutura das indústrias fornecedores, etc.) 2.Características do Grupo Estratégico (G.E.) Dimensão das barreiras de mobilidade Poder de negociação do G.E. com fornecedores e clientes Vulnerabilidade do G.E. a produtos substitutos Exposição do G.E. à rivalidade de outros grupos

11 5.11 GRUPOS ESTRATÉGICOS E A RENTABILIDADE DE UMA EMPRESA Determinantes fundamentais da rentabilidade de uma empresa: 3.Posição da Empresa dentro do seu Grupo Estratégico Grau de concorrência dentro do grupo estratégico A escala da empresa em relação às outras do grupo Custos de entrada no grupo A capacidade da empresa na execução ou implementação da estratégia escolhida em termos operacionais

12 5.12 GRUPOS ESTRATÉGICOS São as grandes empresas mais lucrativas? Posição de custo é determinante? Implicações para a formulação estratégica: Pontos fortes e fracos estruturais e quanto à implementação Oportunidades estratégicas Riscos estratégicos

13 5.13 OPORTUNIDADES ESTRATÉGICAS Criação de um grupo estratégico novo Mudança para um grupo estratégico em posição mais favorável Mudança para um novo grupo estratégico e fortalecimento da posição estrutural deste grupo Fortalecimento da posição estrutural do grupo existente ou da posição da empresa no grupo

14 5.14 RISCOS ESTRATÉGICOS Que outras empresas entrem no seu grupo estratégico; Riscos de factores que diminuem as barreiras de mobilidade, os poderes face a clientes, fornecedores, face a produtos substitutos ou a exponham a uma maior rivalidade; Riscos ligados a investimentos necessários para mudar de grupo estratégico ou que visem melhorar a posição da empresa

15 5.15 MAPA DOS GRUPOS ESTRATÉGICOS COMO INSTRUMENTO ANALÍTICO Identificação das barreiras de mobilidade Identificação dos grupos marginais Representação gráfica das direcções dos movimentos estratégicos Análise de tendências Previsão de reacções

16 5.16 STRATEGIC GROUPS WITHIN THE WORLD PETROLEUM INDUSTRY

17 5.17 ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS Depois da identificação dos vários grupos estratégicos no interior das indústrias (sectores) Impõe-se identificar a estratégia de concorrentes relevantes


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