A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Meio ambiente Hipótese Gaia Chama-se hipótese Gaia a moderna teoria científica que afirma que a própria vida controla as condições físicas e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Meio ambiente Hipótese Gaia Chama-se hipótese Gaia a moderna teoria científica que afirma que a própria vida controla as condições físicas e."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Meio ambiente Hipótese Gaia Chama-se hipótese Gaia a moderna teoria científica que afirma que a própria vida controla as condições físicas e químicas da superfície, da atmosfera e dos oceanos da Terra, para que se tornem adequadas à vida. Desde que a vida apareceu na Terra, ocorreram muitas mudanças e o sistema teve que se reorganizar inúmeras vezes. Têm surgido e desaparecido muitas espécies; porém, em todo o momento a vida tem protegido a si mesma, reorganizando-se para seguir adiante. Independente do que façamos ao planeta, é improvável que desapareça toda a vida em si. Mas não somos mais que uma espécie, e nossa própria sobrevivência não está segura. Se nossa extinção eliminasse uma ameaça para a vida na Terra,isto poderia ser inevitável, segundo uma interpretação da hipótese Gaia.

2 Meio ambiente Preservação ambiental: que caminho seguir? O agravamento dos problemas ambientais tem despertado uma preocupação cada vez maior na sociedade. Contudo, quando se trata de encontrar uma possível alternativa para essa crise ambiental, as opiniões são divergentes. Não há consenso nem mesmo dentro do próprio movimento ambientalista, visto que os especialistas encontram-se divididos em três principais correntes de pensamento quando o assunto é a preservação da natureza. O que pensa cada um desses grupos? A corrente ambientalista considerada mais radical defende o controle do crescimento populacional e a diminuição do ritmo da expansão econômica como forma de resolver os problemas ambientais. É o chamado conservacionismo, que se caracteriza por ser bastante atuante, pois considera que as ameaças à natureza devem ser urgentemente eliminada. Representante mais famoso Greepeace. Pensamento: as florestas que ainda existem não devem ser exploradas, devendo permanecer intocadas.

3 Meio ambiente Outra corrente prega o uso sábio da natureza, ou seja, a administração consciente dos recursos naturais. Trata-se do chamado ecodesenvolvimentismo, que busca a transformação da sociedade por meio de uma mudança nos padrões de comportamento. Aqueles que defendem esse ponto de vista acreditam que a principal causa da degradação ambiental reside nas próprias características do capitalismo atual. Assim, a busca pela acumulação de capital, deve ser substituída por um modelo de desenvolvimento compatível com a preservação do meio ambiente. Pensamento do grupo: as florestas devem ser exploradas, porém, sem que isso comprometa a sua existência. A outra corrente, é totalmente contrária às duas anteriores, é a do ecocapitalismo. Para os partidários desse grupo, o atual nível de degradação da natureza não chega a ser tão alarmante a ponto de colocar em risco a vida humana no planeta. Por isso, eles ainda consideram viável a contínua exploração dos recursos naturais, acreditando que os problemas ambientais podem ser resolvidos com o desenvolvimento de novas tecnologias. Com isso, a sociedade seria capaz de assegurar a preservação da natureza. Para esse grupo, as florestas devem ser aproveitada, pois, caso elas desapareçam, o ser humano pode substituí-las por reflorestamentos.

4 Meio ambiente Após as discussões sobre os problemas ambientais, a ONU concluiu que a preservação da natureza dependerá da implantação de um desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento sustentável É o modelo de desenvolvimento econômico que busca atender às necessidades da sociedade atual sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras. Por ser essencialmente consumista, a sociedade capitalista contribui em muito para a degradação ambiental, à medida que, quanto mais se consome, mais recursos naturais são necessários para a produção.

5 Meio ambiente A indústria de transformação e o meio ambiente A produção industrial é fundamental em muitos países, pois garantem a geração de empregos e impostos aos governos, porém,é a principal responsável pela contaminação ambiental, à medida que lança gases tóxicos na atmosfera, resíduos nos lagos, rios e mares, além da contaminação dos solos em muitos casos. Devido à emissão de gases poluentes na atmosfera temos problemas como o efeito estufa e a chuva ácida que podem ocorrer até mesmo em lugares que não são industrializados. Por exemplo. Em Santa Catarina, parte da energia é gerada pela queima do carvão mineral, a fumaça e a chuva ácida resultante dessa queima ocorre no Uruguai. Na Europa esse tipo de problema é freqüente.

6 Meio ambiente Os problemas ambientais nas cidades Quando pensamos em problemas ambientais, achamos que eles se referem apenas à natureza em si. Na verdade, estamos cercados de problemas ambientais. Ex: a poluição sonora (propaganda eleitoral, carros de lixo, música no volume máximo tanto em casa, quanto no vizinho, fogos durante as comemorações dos jogos, etc. A poluição visual é outra que por vezes parece não incomodar, pois dependendo da propaganda ela até agrada, mas, no geral, muita propaganda dificulta as escolhas certas. O uso constante de automóveis nas cidades também são fontes de vários problemas, a construção de edifícios e calçamentos dos mais variados tipos, podem ocasionar a famosa ilha de calor ou até mesmo a chamada inversão térmica.

7 Exercícios Como agem as correntes ambientalistas? Por que as ações praticadas em um país podem afetar outro, mesmo que este esteja bem distante do ponto de origem da poluição? Inglaterra e Alemanha pólos irradiadores da industrialização, possuem poucas reservas de recursos fósseis. Por quê?

8 Exercícios Quais são os causadores do efeito estufa? Esse problema tem solução? Explique. Cite três fontes alternativas de energia desenvolvidas em nosso país. Elas dão resultados positivos? O que é extrativismo? Quais são os problemas que resultam dessa atividade?

9 Exercícios Dê exemplo de áreas degradas existentes em Campo Grande. De que maneira podemos agir para evitar-mos a degradação ambiental?


Carregar ppt "Geografia Meio ambiente Hipótese Gaia Chama-se hipótese Gaia a moderna teoria científica que afirma que a própria vida controla as condições físicas e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google