A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obsolescência Informática – 2ª etapa. O que é Obsolescência? A obsolescência é um fenômeno de cunho capitalista, no qual o principal objetivo é reduzir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obsolescência Informática – 2ª etapa. O que é Obsolescência? A obsolescência é um fenômeno de cunho capitalista, no qual o principal objetivo é reduzir."— Transcrição da apresentação:

1 Obsolescência Informática – 2ª etapa

2 O que é Obsolescência? A obsolescência é um fenômeno de cunho capitalista, no qual o principal objetivo é reduzir a vida útil dos produtos mesmo que estejam em bom estado. Isso acontece devido às grandes empresas estarem preocupadas puramente com o LUCRO. Com isso, elas estabelecem formas para que a etapa do consumo cresça, podendo, assim, produzir mais e mais, satisfazendo suas expectativas.

3 Obsolescência Planejada ou Programada Obsolescência programada é o nome dado à vida curta de um produto, o qual foi projetado para que sua durabilidade se dê apenas por um período reduzido. A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como "descartalização".

4 Obsolescência Planejada ou Programada Um exemplo clássico de obsolescência planejada é a lâmpada. Quando foi criada, sua duração era bastante longa. Porém, os fabricantes viram que, com isso, apenas um número pequeno de lâmpadas eram comprados regularmente, fazendo com que ela fosse projetada para durar pouco, acelerando as etapas de consumo.

5 Obsolescência Planejada ou Programada Outro exemplo comum nos dias de hoje são os notebooks e desktops. É incrível quando paramos para pensar e nos damos conta que alguns deles sempre começam a apresentar falhas justamente depois do prazo de garantia. Porém o preço de manutenção muitas vezes é tão alto que, nos leva a comprar outro.

6 Obsolescência Perceptível A obsolescência perceptiva é puramente uma forma de impulsionar o consumo, diminuindo a vida útil dos produtos através da percepção visual dos consumidores! Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induzem o consumidor à troca.

7 Obsolescência Perceptível Um bom exemplo de obsolescência perceptiva é a moda. Muitas vezes, as pessoas são induzidas a comprar uma peça de roupa só porque é o que todos estão usando, ou seja, devemos acompanhar a tendência popular. Porém, logo no ano seguinte ou na estação seguinte, a roupa que fora comprada já não é mais vista como da moda, e, por isso, é indicado que compremos outra mais atual, potencializando o consumo.

8 Obsolescência Perceptível Como um outro exemplo de obsolescência perceptível, agora localizado no campo tecnológico, temos os celulares. Já se perguntou por que, mesmo sendo ou reunindo funções iguais, há inúmeros estilos e modelos de celular? Por aí podemos perceber mais uma vez a obsolescência perceptível.

9 Obsolescência Perceptível Através da ilusão de que um modelo diferente pode ser melhor ou mais bem visto socialmente, somos influenciados a trocar nosso aparelhos eletrônicos, como o celular, frequentemente, e isso nos torna vítimas da obsolescência perceptiva.

10 Relações entre os tipos de Obsolescência Nos slides anteriores vimos o que são e exemplos de tipos da obsolescência. Mas pode haver as duas em um mesmo produto? A resposta é SIM! Há uma relação entre os tipos de obsolescência já que o propósito é o mesmo. A seguir temos uma das relações existentes em alguns produtos:

11 Relações entre os tipos de Obsolescência Tomemos como exemplo o computador. Hoje em dia, quem possui um computador de mesa com um monitor branco é considerado literalmente da época dos dinossauros, já que o modelo não é tão eficiente nem visualmente agradável. Essa é uma das ações mais usadas por grandes empresas, como a própria Microsoft, onde se une o avanço tecnológico à beleza, maximizando o lucro e o consumo.

12 Linha do Tempo – Produtos vítimas da Obsolescência Obsolescência Planejada: Lâmpada

13


Carregar ppt "Obsolescência Informática – 2ª etapa. O que é Obsolescência? A obsolescência é um fenômeno de cunho capitalista, no qual o principal objetivo é reduzir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google