A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dissertação Argumentativa (Prós e Contras) Causa e Consequência Prof. Eduardo N. Muniz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dissertação Argumentativa (Prós e Contras) Causa e Consequência Prof. Eduardo N. Muniz."— Transcrição da apresentação:

1 Dissertação Argumentativa (Prós e Contras) Causa e Consequência Prof. Eduardo N. Muniz

2 Relação entre causa e consequência Você possui um tema para ser analisado. Neste caso, a melhor forma de desenvolvê-lo é estabelecer a relação causa/ consequência. Você possui um tema para ser analisado. Neste caso, a melhor forma de desenvolvê-lo é estabelecer a relação causa/ consequência. Vamos à prática com o seguinte tema: Tema Tema Constata-se que no Brasil existe um grande número de correntes migratórias que se deslocam do campo para as médias ou grandes cidades. Constata-se que no Brasil existe um grande número de correntes migratórias que se deslocam do campo para as médias ou grandes cidades.

3 Para encontrarmos uma causa, perguntamos: Para encontrarmos uma causa, perguntamos: Por quê? ao tema. Por quê? ao tema. Dentre as respostas possíveis, poderíamos citar o seguinte fato: Causa: Causa: A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo. A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo.

4 No sentido de encontrar uma consequência para o problema enfocado no tema acima, cabe a seguinte pergunta: No sentido de encontrar uma consequência para o problema enfocado no tema acima, cabe a seguinte pergunta: O que acontece em razão disso? O que acontece em razão disso?

5 Uma das possíveis respostas seria: Uma das possíveis respostas seria: Consequência Consequência As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer- lhes condições de subsistência e de trabalho. As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer- lhes condições de subsistência e de trabalho. Veja que a causa e a consequência citadas neste exemplo podem ser perfeitamente substituídas por outras, encontradas por você, desde que tenham relação direta com o assunto. As sugestões apresentadas de maneira nenhuma são as únicas possíveis. Veja que a causa e a consequência citadas neste exemplo podem ser perfeitamente substituídas por outras, encontradas por você, desde que tenham relação direta com o assunto. As sugestões apresentadas de maneira nenhuma são as únicas possíveis.

6 Tema Tema Constata-se que no Brasil existe um grande número de correntes migratórias que se deslocam do campo para as médias ou grandes cidades. Constata-se que no Brasil existe um grande número de correntes migratórias que se deslocam do campo para as médias ou grandes cidades. Causa: Causa: A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo. A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo. Consequência Consequência As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho. As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho.

7 Veja outros exemplos: Tema: Muitas pessoas são analfabetas eletrônicas, pois não conseguem operar nem um videocassete. Tema: Muitas pessoas são analfabetas eletrônicas, pois não conseguem operar nem um videocassete. Causa: As pessoas mais velhas têm medo do novo, elas são mais conservadoras, até em assuntos mais prosaicos. Causa: As pessoas mais velhas têm medo do novo, elas são mais conservadoras, até em assuntos mais prosaicos. Consequência: Elas se tornam desajustadas, pois dependem dos mais jovens até para ligar um forno micro-ondas, elas precisam acompanhar a evolução do mundo. Consequência: Elas se tornam desajustadas, pois dependem dos mais jovens até para ligar um forno micro-ondas, elas precisam acompanhar a evolução do mundo.

8 Tema: É de fundamental importância a preservação das construções que se constituem em patrimônios históricos. Tema: É de fundamental importância a preservação das construções que se constituem em patrimônios históricos. Causa: A nação que deixa depredar as construções consideradas como patrimônios históricos destrói parte da História de seu país. Causa: A nação que deixa depredar as construções consideradas como patrimônios históricos destrói parte da História de seu país. Consequência: Isso demonstra claramente o subdesenvolvimento de uma nação, pois quando não se conhece o passado de um povo e não se valorizam suas tradições, estamos desprezando a herança cultural deixada por nossos antepassados. Consequência: Isso demonstra claramente o subdesenvolvimento de uma nação, pois quando não se conhece o passado de um povo e não se valorizam suas tradições, estamos desprezando a herança cultural deixada por nossos antepassados.

9 Exercícios Exercícios Apresentaremos alguns temas e você se incumbirá de encontrar uma causa e uma consequência para cada um deles. Escreva-as, seguindo o modelo apresentado acima: Apresentaremos alguns temas e você se incumbirá de encontrar uma causa e uma consequência para cada um deles. Escreva-as, seguindo o modelo apresentado acima:

10 1 Tema: A política da produção de alimentos gera satisfação ou fome? Causa: Causa: Consequência: Consequência: 2 Tema: Corrupção e democracia- alternância de poder e cidadania. Causa: Causa: Consequência: Consequência:

11 3 Tema: Exploração humana e ambiental Causa: Causa: Consequência: Consequência: 4 Tema:a TV brasileira FORMA, INFORMA ou DEFORMA Causa: Por quê? Causa: Por quê? Consequência: O que acontece em razão disso? Consequência: O que acontece em razão disso?

12 Esquema de redação com causa-consequência Título (se for solicitado) Título (se for solicitado) Introdução (o problema): Introdução (o problema): 1º parágrafo: Apresentação do tema (com ligeira ampliação). 1º parágrafo: Apresentação do tema (com ligeira ampliação). Desenvolvimento: Desenvolvimento: 2º parágrafo - Causa (explicações adicionais) 2º parágrafo - Causa (explicações adicionais) 3º parágrafo - Consequência (com explicações adicionais) 3º parágrafo - Consequência (com explicações adicionais) Conclusão(a solução): Conclusão(a solução): 4º § - Expressão inicial + reafirmação do tema + observação final 4º § - Expressão inicial + reafirmação do tema + observação final

13 Proposta de redação Proposta de redação Escolha um dos temas apresentados e redija um texto em quatro parágrafos, conforme o esquema desenhado acima. Não se esqueça de aplicar a relação causa-consequência. Escolha um dos temas apresentados e redija um texto em quatro parágrafos, conforme o esquema desenhado acima. Não se esqueça de aplicar a relação causa-consequência. (Adaptado do livro Técnicas Básicas de Redação, Branca Granatic, Editora Scipione) (Adaptado do livro Técnicas Básicas de Redação, Branca Granatic, Editora Scipione)


Carregar ppt "Dissertação Argumentativa (Prós e Contras) Causa e Consequência Prof. Eduardo N. Muniz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google