A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires A dimensão discursiva do trabalho filosófico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires A dimensão discursiva do trabalho filosófico."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires A dimensão discursiva do trabalho filosófico

2 A indissociabilidade pensamento linguagem Pensamento Lógica Raciocínio Análise Juízo Dedução Indução Reflexão Linguagem Signos e símbolos Palavras, termos e conceitos Polissemia Coerência Estruturação Conceptualização Discursos Nota :O pensamento surge como o lugar onde habitam as palavras, os sentidos que nos permitem discursar de um modo lógico e argumentativo sobre a realidade que nos rodeia.

3 As competências presentes no discurso filosófico Racionais e linguísticas As competências são avaliadas à luz do método filosófico o qual se traduz no modo de pensar argumentativo Ser capaz de evidenciar uma tese Apresentar argumentos de modo fundamentado Existir articulação lógica entre teses e argumentos

4 Estrutura do Discurso Argumentativo Tema Tese Corpo Argumentativo Conclusão

5 Tema Objecto Sobre o que versa o texto Assunto

6 Tese Posição Autor/ Fundamentos Argumento 1 Argumento 3 Argumento 2

7 Requisitos da tese Plausível Bem definida Bem sustentada Manutenção da tese ao longo da argumentação Clara na redacção

8 Corpo Argumentativo Conjunto de argumentos que sustentam a tese: razões premissas, provas ou justificações Sustentação da tese: factos comprovados e afirmações credíveis A veracidade dos argumentos deve ser independente da tese

9 Conclusão Chave Carácter sintético Condensa a tese Alude aos argumentos mais significativos

10 Metodologia que o aluno deve utilizar na análise de um texto argumentativo Face ao tema: Quais as palavras chave que encontramos no texto? Face à identificação da tese: Como é que o autor se coloca face ao tema? Positiva ou negativamente? No que se refere ao corpo argumentativo: Procura transformar a tese numa pergunta, cada resposta que o texto apresente a esta questão constitui um argumento abonatório. Conclusão: No último parágrafo ou nos últimos o autor procura sintetizar os principais argumentos aludindo aos mais significativos.

11 A utilização do Discurso argumentativo Na vida quotidiana Na política Na Publicidade Nos tribunais Nos Media Proposta de trabalho: Reflexão sobre a importância da argumentação nos diferentes sectores da vida social.


Carregar ppt "Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires A dimensão discursiva do trabalho filosófico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google