A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formando o hábito de estudo Metodologia Científica CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formando o hábito de estudo Metodologia Científica CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke."— Transcrição da apresentação:

1 Formando o hábito de estudo Metodologia Científica CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke

2 Organização Tempo Tempo Material Material Local ou ambiente Local ou ambiente

3 A aula: preparação e revisão Leitura prévia Leitura prévia A aula A aula Revisão Revisão Grupos de estudo Grupos de estudo

4 Processo de leitura eficiente Delimitações da unidade de leitura. Delimitações da unidade de leitura. Análise textual. Análise textual. Análise temática. Análise temática. Análise interpretativa. Análise interpretativa.

5 Delimitações da unidade de leitura Primeiro passo: delimitar a extensão da leitura, que é realizada considerando-se sua natureza e familiaridade do leitor com o assunto tratado. Primeiro passo: delimitar a extensão da leitura, que é realizada considerando-se sua natureza e familiaridade do leitor com o assunto tratado. A leitura de um texto é feita por etapas. A leitura de um texto é feita por etapas. Evite intervalos longos Evite intervalos longos entre uma leitura e outra que prejudiquem a compreensão do texto.

6 Análise textual A análise textual compreende: Estudo do vocabulário. Estudo do vocabulário. Verificação das doutrinas expostas. Verificação das doutrinas expostas. Sondagem de fatos apresentados. Sondagem de fatos apresentados. Autoridade dos autores citados. Autoridade dos autores citados. Esquema das idéias expostas no texto. Esquema das idéias expostas no texto.

7 Análise textual Nesta fase da leitura, busca-se responder às questões: Nesta fase da leitura, busca-se responder às questões: quem é o autor do texto? que métodos utilizou? Estudam-se o vocabulário e os conceitos. Estudam-se o vocabulário e os conceitos. Examinam-se também as referências históricas, a referência a outras doutrinas e a outros autores. Examinam-se também as referências históricas, a referência a outras doutrinas e a outros autores.

8 Análise temática Apreende o conteúdo da mensagem sem intervir nele. Apreende o conteúdo da mensagem sem intervir nele. Responde a várias perguntas. Responde a várias perguntas. De que trata o texto? Qual é o assunto? De que trata o texto? Qual é o assunto? Sob que perspectiva o autor tratou do assunto? Quais os limites do texto? Sob que perspectiva o autor tratou do assunto? Quais os limites do texto? Qual problema foi focalizado? Como foi o assunto problematizado? Qual problema foi focalizado? Como foi o assunto problematizado? Como o autor soluciona o problema? Como o autor demonstra seu raciocínio? Quais são seus argumentos? Como o autor soluciona o problema? Como o autor demonstra seu raciocínio? Quais são seus argumentos? Há outros assuntos paralelos à idéia central? Há outros assuntos paralelos à idéia central?

9 Análise Interpretativa Objetiva apresentar uma posição própria a respeito das idéias do texto. Objetiva apresentar uma posição própria a respeito das idéias do texto. Força-se aqui o diálogo entre autor e leitor. Força-se aqui o diálogo entre autor e leitor. A problematização é a penúltima etapa da análise de textos: A problematização é a penúltima etapa da análise de textos: que questões o texto levanta? Feita a reflexão sobre o texto, possibilitada pelas fases anteriores de leitura, passa-se à síntese, que é a fase de elaboração de um texto pessoal, que reflita sinteticamente as idéias do texto original.


Carregar ppt "Formando o hábito de estudo Metodologia Científica CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google