A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICA Importância da leitura Processo de leitura Tipos de leitura Finalidades Modalidades Importância da leitura Processo de leitura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICA Importância da leitura Processo de leitura Tipos de leitura Finalidades Modalidades Importância da leitura Processo de leitura."— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICA Importância da leitura Processo de leitura Tipos de leitura Finalidades Modalidades Importância da leitura Processo de leitura Tipos de leitura Finalidades Modalidades

2 Processo de aquisição e transmissão cultura LEITURA Tipos de Leitura Verbal Símbolos ou imagens Gestual Sonora Tipos de Leitura Verbal Símbolos ou imagens Gestual Sonora

3 PROCESSO DE LEITURA Decodificação: tradução sinais gráficos em palavras Intelecção: percepção do assunto, significado do que foi lido Interpretação: apreensão e interpretação das idéias, texto e contexto Aplicação: aplicação de idéias de acordo com os objetivos Decodificação: tradução sinais gráficos em palavras Intelecção: percepção do assunto, significado do que foi lido Interpretação: apreensão e interpretação das idéias, texto e contexto Aplicação: aplicação de idéias de acordo com os objetivos LEITOR DEVE MANTER DIÁLOGO COM O TEXTO

4 FINALIDADES DA LEITURA Aquisição de conhecimentos Lazer, entretenimento Aquisição de informações Aquisição de conhecimentos Lazer, entretenimento Aquisição de informações MODALIDADES DA LEITURA Oral Silenciosa Técnica Informação Para estudo - informativa Oral Silenciosa Técnica Informação Para estudo - informativa

5 FASES DA LEITURA INFORMATIVA 1.Leitura de reconhecimento ou pré-leitura 2. Leitura seletiva 3. Leitura crítica ou reflexiva 4. Leitura interpretativa 1.Leitura de reconhecimento ou pré-leitura 2. Leitura seletiva 3. Leitura crítica ou reflexiva 4. Leitura interpretativa Conhecimento dos dados Correlação dos dados Julgamento material coletado Conhecimento dos dados Correlação dos dados Julgamento material coletado

6 TIPOS DE ANÁLISE DE TEXTO TEXTUAL: visão global, assinalar vocabulário desconhecido, fatos, doutrinas, época, autor. Levantamento elementos importantes do texto. TEXTUAL: visão global, assinalar vocabulário desconhecido, fatos, doutrinas, época, autor. Levantamento elementos importantes do texto. TEMÁTICA: apreensão do conteúdo ou tema, identificação da idéia central e das idéias secundárias, processo de raciocínio. TEMÁTICA: apreensão do conteúdo ou tema, identificação da idéia central e das idéias secundárias, processo de raciocínio. INTERPRETATIVA: identificar relações existentes entre as idéias do autor e o contexto científico. Análise crítica, discussão e julgamento do conteúdo. INTERPRETATIVA: identificar relações existentes entre as idéias do autor e o contexto científico. Análise crítica, discussão e julgamento do conteúdo.

7 SUGESTÕES PARA LEITURA 1.Ter em mente os objetivos de estudo para penetrar no conteúdo do texto 1.Ter em mente os objetivos de estudo para penetrar no conteúdo do texto 2. Localizar o texto no tempo e no espaço quem é o autor; quando o escreveu; quais as condições da época; quais as influências. 2. Localizar o texto no tempo e no espaço quem é o autor; quando o escreveu; quais as condições da época; quais as influências. 3. Preparar o texto para compreensão demarcação de conceitos; doutrinas; autores citados; dicionários, enciclopédias. 3. Preparar o texto para compreensão demarcação de conceitos; doutrinas; autores citados; dicionários, enciclopédias.

8 SUGESTÕES PARA LEITURA 4. Reconstruir experiência mental do autor, captando o todo para se dedicar depois às partes. Leitor ouve o texto e conversa com ele: qual assunto tratado; qual problema central; diante do problema, qual posição assumida; quais argumentos justificam a posição assumida; quais são os argumentos secundários; quais são as hipóteses causais; o autor apresenta hipóteses de solução. 4. Reconstruir experiência mental do autor, captando o todo para se dedicar depois às partes. Leitor ouve o texto e conversa com ele: qual assunto tratado; qual problema central; diante do problema, qual posição assumida; quais argumentos justificam a posição assumida; quais são os argumentos secundários; quais são as hipóteses causais; o autor apresenta hipóteses de solução.

9 SUGESTÕES PARA LEITURA 5. A partir deste trabalho, expressar, traduzir, relatar as idéias do autor através da elaboração do resumo, sempre utilizando suas próprias palavras. 5. A partir deste trabalho, expressar, traduzir, relatar as idéias do autor através da elaboração do resumo, sempre utilizando suas próprias palavras. 6. Verificar a importância do texto para o estudo do assunto escolhido, relacionando argumentos pró e contra as idéias do autor, comparando com a literatura existente. 6. Verificar a importância do texto para o estudo do assunto escolhido, relacionando argumentos pró e contra as idéias do autor, comparando com a literatura existente.

10 O nosso cérebro é doido !!! De aorcdo Com uma peqsiusa De uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, A úncia csioa iprotmatne é que A piremria e útmlia Lteras etejasm No lgaur crteo. O rseto pdoe ser Uma bçguana ttaol, que vcoê Anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos Cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa Cmoo um tdoo.

11 Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito. 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

12

13


Carregar ppt "LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICA Importância da leitura Processo de leitura Tipos de leitura Finalidades Modalidades Importância da leitura Processo de leitura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google