A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA E TRABALHO CIENTÍFICO 1 – IMPORTÂNCIA DA LEITURA: NOS 50 ÚLTIMOS ANOS, DEVIDO AO GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO, O QUE VEM PROVOCANDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA E TRABALHO CIENTÍFICO 1 – IMPORTÂNCIA DA LEITURA: NOS 50 ÚLTIMOS ANOS, DEVIDO AO GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO, O QUE VEM PROVOCANDO."— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA E TRABALHO CIENTÍFICO 1 – IMPORTÂNCIA DA LEITURA: NOS 50 ÚLTIMOS ANOS, DEVIDO AO GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO, O QUE VEM PROVOCANDO MUDANÇAS RADIACAIS NA SOCIEDADE, NA CULTURA E NA FORMA DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES (BOWBER, 1997). O ATO DE LER E ESCREVER, AINDA SE CONSTITUI NUM PODEROSO E EFICAZ ATO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM/ NA ESCOLA E FORA DELA. A CRISE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA DE CORRENTE DE REFORMAS DO ENSINO TEM DIFICULTADO MUITO O CONHECIMENTO, PRINCIPALMENTE NO ENSINO MÉDIO. O QUE É CONSTATADO NOS EXAMES DE CURSO – ENEM E ENADE – OS ALUNOS TÊM DIFICULDADE EM DOMINAR A LEITURA E ESCRITA.

2 TIPO DE LEITURA DINÂMICA / ACELERADA / FOTOGRÁFICA OU RÁPIDA: MÉTODO QUE VISA MELHOR RENDIMENTO PARA O ATO DE LER, VELOCIDADE À LEITURA, A COM- PREENSÃO E MEMORIZAÇÃO DO TEXTO. LITÚRGICA: TEXTO LIDO OU CANTADO POR UMA SÓ PESSOA EXTRAÍDO DA BI- BLIA. POLÍTICA OU LEGISLATIVA: DISCUSSÃO DE UM PROJETO DE LEI PELA ASSEM- BLÉIA. DRAMÁTICA: REFERE-SE A UMA PEÇA PARA O PÚBLICO POR UM OU MAIS MEM- BROS DE UM GRUPO TEATRAL. ICÔNICA: POR MEIO DE IMAGENS OU SÍMBOLOS. GESTUAL: POR MEIO DE GESTOS, CODIFICADOS OU NÃO. SONORA: LEITURA QUE UTILIZA SONS DE APITOS, ASSOBIOS, BUZINAS. EM SENTIDO FIGURADO: MANEIRA DE COMPREENDER, INTERPRETAR UM TEXTO, UMA MENSAGEM... LER NAS ENTRELINHAS DE MANEIRA CRÍTICA.

3 TECNOLÓGICA: DECODIFICAÇÃO PARA OBTENÇÃO DE DADOS DE UM DISPOSITI- VO DE MEMÓRIA, OU OUTRA FONTE, COMO PELO COMPUTADOR. INFORMATIVA OU DE ESTUDO: FINALIDADE DE COLETA DE DADOS OU INFOR- MAÇÕES UTILIZADAS NA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO OU TÉCNICO. FONTE DE LEITURA PRIMÁRIA SECUNDÁRIA REFERE-SE AO TEXTO ORIGINAL, CONSTITUI NA CITAÇÃO DE UM COMO FOI ESCRITO E IMPRESSO AUTOR POR OUTRO E DEVE SER PELO O AUTOR. USADA SOMENTE COMO ÚLTIMO QUANDO SE LÊ DIRETAMENTE RECURSO. UM AUTOR OU SUA OBRA. QUANDO SE LÊEM OS COMENTADORES DO AUTOR OU SUA OBRA.

4 MODALIDADES DE LEITURA SALOMON (1997) PROPÕE AS SEGUINTES MODALIDADES: ORAL, TÉCNICA, INFORMATIVA, DE HIGIENE MENTAL OU PRAZER E DE ESTUDO. A LEITURA QUE MAIS INTERESSA AO NOSSO OBJETIVO É A INFORMATIVA. FASES (CERVO E BERVIAN, 1983). a) LEITURA DE PRÉ-RECONHECIMENTO: FINALIDADE - VISÃO GLOBAL DO ASSUNTO, PERMI- TINDO AO LEITOR VERIFICAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DE INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA SEU OBJETIVO ESPECÍFICO. b) LEITURA SELETIVA: SELEÇÃO DAS INFORMAÇÕES QUE INTERESSAM À ELABORAÇÃO DO TRABALHO EM PERSPECTIVA. c) LEITURA CRÍTICA OU REFLEXIVA: EXIGE ESTUDO, COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS. A REFLEXÃO REALIZA-SE ATRAVÉS DA ANÁLISE, COMPARAÇÃO, DIFERENCIAÇÃO E JUL- GAMENTO DAS IDÉIAS CONTIDAS NO TEXTO.

5 d) LEITURA INTERPRETATIVA: MAIS COMPLEXA, COMPREENDE 3 ETAPAS. 1- PROCURA-SE SABER O QUE REALMENTE O AUTOR AFIRMA, QUAIS OS DADOS E INFORMA- ÇÕES QUE OFERECE; 2- CORRELACIONAM-SE AS AFIRMAÇÕES DO AUTOR COM OS PROBLEMAS PARA OS QUAIS SE ESTÁ PROCURANDO UMA SOLUÇÃO; 3- JULGA-SE O MATERIAL COLETADO, EM FUNÇÃO DO CRITÉRIO DE VERDADE. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ANALISAR: UM TEXTO SIGNIFICA EXPLICITAR O MODO COMO ESTÁ ESTRUTURADO E ORGANIZADO. SUBMETER A CRÍTICA, EXAMINAR CRITICAMENTE (DIC.AUR. 1979). INTERPRETAR: É REPRODUZIR O CONTEÚDO DE UM TEXTO, REESCREVENDO-O, DE FORMA RESUMIDA, MAS MANTENDO AS IDÉIAS ORIGINAIS.

6 TIPOS DE ANÁLISE DE TEXTO TEXTUAL: OBJETIVA TER UMA VISÃO TOTAL DO TEXTO PARA COMPREENDÊ-LO, ASSINALANDO OS SEGUINTES ITENS: ESTILO DO AUTOR, VOCABULÁRIO, FATOS, DOUTRINAS, ÉPOCA, AUTOR, ENFIM, CONTEXTUALIZANDO-O DO MODO MAIS COMPLETO POSSÍVEL. TEMÁTICA: ANALISA E APREENDE O CONTEÚDO DO TEXTO, IDENTIFICA AS IDÉIAS CENTRAIS E AS PERIFÉRICAS OU SECUNDÁRIAS MAIS IMPORTANTES, IDENTIFICA OS PROCESSOS DE RACIOCÍNIO, OS TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO E OS PROBLEMAS LEVANTADOS E ESQUEMATIZA O PENSAMENTO DO AUTOR. INTERPRETATIVA: É A FASE DE DEMONSTRAÇÃO DOS TIPOS DE RELAÇÃO ENTRE AS IDÉIAS DO AUTOR EM RAZÃO DOS CONTEXTOS CIENTÍFICO E FILOSOFO DE DIFERENTES ÉPOCAS; SE FAZEM A ANÁLISE CRÍTICA OU AVALIAÇÃO, A DISCUSSÃO E O JULGAMENTO DO CONTEÚDO DO TEXTO (LAKATOS E MARCONI, 1992).

7 TRABALHO ACADÊMICO 1 - INFORMAÇÕES GERAIS CUIDADO COM A LINGUAGEM ESCRITA DA ORAL VERBO NO IMPESSOAL. USO DA VOZ PASSIVA EVITA A REFERÊNCIA REPETIDA AOS AUTORES DO TRAB. Ex: fizemos esse experimento para verificar... recomenda-se: esse experimento foi feito para verificar... RESSALTA-SE: O autor pode usar a voz ativa em itens como Material e Métodos e Discussão, quando fizer referência a sua pesquisa, em trechos como os resultados do nosso experimento indicam... entretanto, em Revisão da Literatura é conveniente utilizar a voz ativa, como Santos e Noronha concordam que a educação brasileira... Existe uma tendência à adoção da primeira pessoa do singular ao longo da monografia, em especial em teses, esta postura deve ser discutida com o orientador, uma vez que foge ao padrão da ABNT.

8 TIPOS DE TRABALHO ACADÊMICO 1 – COMUM OU DIDÁTICO: REALIZADO PELO ALUNO (INDIVIDUAL OU GRUPO); SITUAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (SIMPLES TAREFAS); EXIGEM ALGUM TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO DA ED. SUP.; SEM RIGOR CIENTÍFICO DETERMINADO PELA ABNT; REALIZADOS NO COTIDIANO DAS AULAS: EX TRABALHO COMUM DE PESQUI- AS, DE APROVEITAMENTO ESCOLAR, RESOSTA DE QUESTIONÁRIO. 2 – CIENTÍFICO: FAZ PARTE DO TRABALHO DIDÁTICO, MAS RESULTA DE PESQUISA AMPLA; RIGOROSA, AUTÔNOMA E PESSOAL, SEGUE AS NORMAS ADOTADA PELA A ABNT. EX.: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, MEMORIAL, RESUMO DE TEXTO, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E STICTU SENSU.

9 ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA A APRESENTAÇÃO / DISCUSSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS MESA REDONDA PAINEL RELATÓRIO SEMINÁRIO APRESENTAÇÃO ORAL


Carregar ppt "LEITURA E TRABALHO CIENTÍFICO 1 – IMPORTÂNCIA DA LEITURA: NOS 50 ÚLTIMOS ANOS, DEVIDO AO GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO, O QUE VEM PROVOCANDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google