A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?"— Transcrição da apresentação:

1 Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?

2 Origem da palavra leitura A palavra leitura vem do verbo latino legere que, segundo o Dicionário Houaiss, significa recolher, escolher, captar com os olhos.

3 AUTORTEXTO LEITORCONTEXTO Contexto de enunciação Quem escreve? Onde escreve? Para quem escreve? Quando escreve? Com que objetivo?

4 REALIZAR INFERÊNCIAS TEXTUAIS / INFERIR Inferência Ato ou efeito de inferir; conclusão (de um raciocínio lógico); dedução, indução. É necessário conhecimento prévio. Familiaridade com o tipo de texto focalizado e com as marcas linguísticas que apresentam, na escrita, numa situação de diálogo.

5

6

7

8

9

10

11

12

13 Recife, 29 quase 30 de Maê como lá vai? Abença maê Maê segue 02 carta, uma dentro da outra, se uma não chegá a ôta chegá. O pá de sapato nº 40 eu não achei, mas lavai dois pá de 20 que somando dá no mesmo, manda dizê como tá o cavalo do meu pai. E a égua da minha irmã já pariu, e se a vaca da minha vó deu cria. Oía maê a situação financeira não tá boa, se afrouxa com o burro do meu irmão, e vá agüentando com o jegue. Segue o dinheiro pá sinhora limpá a roçada da frente, a de trás eu limpo quando chegá. Se a sinhora senti farta de farinha vá aguentando com a mandioca do cumpadre, até a minha engrossá. Maê diga a minha noiva que eu sovou no mes de abrir. Diga a minha irmã se a cabaça tive verdi, dê ao cumpadre Zépara ele lascá, porque cabaça madura não serve para fazê cuia. Oía mãe a minha roupa deu mofo. Aceitei praça na marinha e recebi duas farda, uma da policia militar e ôta do exercito, maê segue 200 pau para a sinhora cumprar 2 vestido, um pá metê na rua, outro pá metê em casa. Maê tô com vontade de te vê lascada, mas é farta de tempo. De seu fio da vida, Tião CARTA DE UM PERNAMBUCANO

14 Fui almoçar no Mala e Cuia e tomei uma cachaça da boa, mas tão boa que resolvi levar 10 garrafas pra casa, mas Dona Patroa me obrigou a jogar tudo fora. Peguei a primeira garrafa, bebi um copo e joguei o resto na pia. Peguei a segunda garrafa, bebi outro copo e joguei o resto na pia. Peguei a terceira garrafa, bebi o resto e joguei o copo na pia. Peguei a quarta garrafa, bebi na pia e joguei o resto no copo. Peguei o quinto copo, joguei a rolha na pia e bebi a garrafa.

15 Peguei a sexta pia, bebi a garrafa e joguei o copo no resto. A sétima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia. Peguei no copo, bebi no resto e joguei a pia na oitava garrafa. Joguei a nona pia no copo, peguei a garrafa e bebi o resto. O décimo copo, eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia. Não me lembro do que fiz com a patroa.

16

17

18

19

20 ANTES DA POSSE Nosso partido cumpre o que promete. Só os tolos podem crer que Não lutaremos contra a corrupção. Por que, se há algo certo para nós, é que A honestidade e a transparência são fundamentais. Para alcançar nossos ideais Mostraremos que é grande estupidez crer que As máfias continuarão no governo, como sempre. Asseguramos sem dúvida que A justiça social será o alvo de nossa ação. Apesar disso, há idiotas que imaginam que Se possa governar com as manchas da velha política. Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que Se termine com os marajás e as negociatas. Não permitiremos de nenhum modo que Nossas crianças morram de fome. Cumpriremos nossos propósitos mesmo que Os recursos econômicos do país se esgotem. Exerceremos o poder até que Compreendam que Somos a nova política. DEPOIS DA POSSE A COISA MUDA.

21 Não te amo mais Não te amo mais. Estarei mentindo dizendo que Ainda te quero como sempre quis. Tenho certeza que Nada foi em vão. Sinto dentro de mim que Você não significa nada. Não poderia dizer jamais que Alimento um grande amor. Sinto cada vez mais que Já te esqueci! E jamais usarei a frase EU TE AMO! Sinto, mas tenho que dizer a verdade É tarde demais…

22 Para a produção de sentido, é preciso conhecer a canção Águas de março, de Tom Jobim. Observar, também, as ilustrações, que mostram as situações expressas nos versos. Há uma destituição da poeticidade da letra da canção para a geração do humor no gênero tirinha.

23

24

25

26 Chapeuzinho Vermelho!! Como seria a história da Chapeuzinho Vermelho nas manchetes das principais revistas e jornais

27 JORNAL NACIONAL: (com Willian Bonner): "Boa noite. Uma menina de 7 anos foi devorada por um lobo na noite de ontem". (com Fátima Bernardes):... mas graças à atuação de um caçador não houve uma tragédia". FANTÁSTICO (com Glória Maria):... que gracinha, gente, vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo...?" CIDADE ALERTA (com Luis Datena): "...onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades?! A menina ia para a casa da avozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva. Um lobo, um lobo safado. Põe na tela! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo não ".

28 VEJA:... fulano de tal, 23, o lenhador que retirou Chapeuzinho da barriga do lobo tem sido considerado um herói na região. 'O lobo estava dormindo, acho que não foi tão perigoso assim', admite". CLÁUDIA: "Como chegar na casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho". NOVA: "Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama". MARIE-CLAIRE: "Na cama com um lobo e minha avó, relato de quem passou por essa experiência".

29 FOLHA DE S. PAULO: Legenda da foto? "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador". Na matéria, teremos um box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador. O ESTADO DE S. PAULO: "Lobo que devorou Chapeuzinho seria afiliado ao PT". NOTÍCIAS POPULARES: "Sangue e tragédia na casa da vovó". PLAYBOY (ensaio fotográfico com Chapeuzinho no mês do escândalo): "Veja o que só o lobo viu". SEXY (ensaio fotográfico com Chapeuzinho um ano depois do escândalo): "Essa garota matou o lobo".

30 CARAS (ensaio fotográfico idem): "Na banheira de hidromassagem na cabana da avozinha, em Campos de Jordão, Chapeuzinho reflete sobre os acontecimentos até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida, hoje sou outra pessoa', admite". ISTO É: "Gravações revelam que lobo foi assessor de influente político". CAPRICHO: "Esse Lobo é um Gato!" G Magazine (ensaio fotográfico com o lenhador): "Lenhador mostra o machado"

31 De arcodo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa. 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

32 4S V3235 3U 4C0RD0 M310 M473M471C0. D31X0 70D R4Ç40 N47UR4L D3 L4D0 3 M3 P0NH0 4 P3N54R 3M NUM3R05, C0M0 53 F0553 UM4 P35504 R4C10N4L D1550, N0V3 D4QU1L0… QU1N23 PR45 0NZ3… 7R323N705 6R4M45 D3 PR35UNT0… M45 L060 C410 N4 R34L3 C0M3Ç0 4 F423R V3R505 H1NDU-4R481C05

33

34

35

36

37

38

39 PAPO MINEIRO Sapassado, era desdezembro, taveu na cuzinha tomando uma pincumel e cuzinhano um kidicarne com mastumate pra fazê uma macarronada com galinhassada. Quascaí de susto, quandoví um barui vinde dendoforno, parecenum tideguerra. A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinha ispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem doidimais! Quascaí dendapia! Fiquei sensabê doncovim, proncovô, oncotô. Oiprocevê quelocura! Grazadeus ninguém semaxucô.


Carregar ppt "Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google