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Ergonomia de Interface de Software. Presteza –Projete um sistema que conduza o usuário na interação. Agrupamento por localização –Certifique-se de que.

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1 Ergonomia de Interface de Software

2 Presteza –Projete um sistema que conduza o usuário na interação. Agrupamento por localização –Certifique-se de que a distribuição espacial dos itens nas telas conduz o usuário na interação.

3 Agrupamento por Formato –Use os formatos dos itens como meio de transmitir associações e diferenças. Feedback –Forneça feedback imediato e de qualidade às ações do usuário. Legibilidade –Garanta a legibilidade das informações apresentadas nas telas do sistema.

4 Concisão –Dimensione adequadamente os códigos e termos apresentados e introduzidos no sistema. Ações Mínimas –Dimensione adequadamente os diálogos propostos para a realização dos objetivos do usuário. Densidade Informacional –Garanta uma adequada densidade informacional das telas apresentadas pelo sistema.

5 Ações explícitas –Certifique-se que é o usuário quem comanda explicitamente as ações do sistema. Controle do usuário –Forneça possibilidades do usuário controlar o encadeamento e a realização das ações. Flexibilidade –Permita que o usuário possa personalizar as apresentações e os diálogos.

6 Experiência do usuário –Projete para usuários com diferentes níveis de experiência. Proteção contra erros –Ofereça as oportunidades para o usuário prevenir eventuais erros.

7 Critérios Elementares Presteza Agrupamento por localização Agrupamento por formato Feedback Legibilidade Concisão Ações Mínimas Densidade informacional Ações explícitas Controle do usuário Flexibilidade Experiência do usuário Proteção contra erros Mensagens de erros Correção de erros Consistência Significados Compatibilidade

8 Mensagens de erro A qualidade das mensagens favorece o aprendizado do sistema, indicando ao usuário a razão ou a natureza do erro cometido, o que ele fez de errado, o que ele deveria ter feito e o que ele deve fazer.

9 Mensagens de erro Recomendações 1 - As mensagens de erro devem ajudar a resolver o problema do usuário, sendo instrutivas e informativas, fornecendo com precisão o local e a causa do erro da forma mais específica possível. COMENTÁRIO: Para o usuário, é preferível não obter mensagem alguma do que obter uma mensagem que não traga nenhuma informação. COMENTÁRIO: Se a causa do erro não for identificável, então a mensagem de erro deverá indicar as causas possíveis. COMENTÁRIO: Na medida do possível as mensagens de erro devem indicar as ações que o usuário poderá realizar para corrigir o erro. Continua...

10 Mensagens de erro Recomendações 1 - As mensagens de erro devem ajudar a resolver o problema do usuário, sendo instrutivas e informativas, fornecendo com precisão o local e a causa do erro da forma mais específica possível. EXEMPLOS POSITIVOS: Listar os comandos apropriados: 100 cm é o tamanho máximo, Utilizar COPIAR, MOVER OU APAGAR, O tamanho varia de 8 a 24. COMENTÁRIO: Quando um usuário estiver em dificuldades, necessitando de mais informações do que a mensagem de erro fornece, pode-se oferecer uma função de ajuda auxiliar "on line", ou uma referência à documentação. COMENTÁRIO: Freqüentemente, o usuário reconhece ter cometido um erro e a mensagem só vem confirmar essa impressão. Assim, as mensagens, quando curtas, são rapidamente reconhecidas e lidas.

11 Mensagens de erro Recomendações 2 - As mensagens de erro devem ser neutras, polidas e educadas, devem evitar qualquer terminologia hostil ou agressiva ao usuário, não devem julgá-lo, embaraçá-lo ou insultá-lo e não devem ser autoritárias ou humorísticas. EXEMPLO POSITIVO: A entrada deve ser um número EXEMPLOS NEGATIVOS: Entrada ilegal. Eu preciso de alguns dígitos. Não seja tolo, use um número. Continua...

12 Mensagens de erro Recomendações 2 - As mensagens de erro devem ser neutras, polidas e educadas, devem evitar qualquer terminologia hostil ou agressiva ao usuário, não devem julgá-lo, embaraçá-lo ou insultá-lo e não devem ser autoritárias ou humorísticas. COMENTÁRIO: As mensagens de erro devem refletir uma visão consistente de que o computador é um instrumento com certas limitações, as quais o usuário deve considerar para fazer a ferramenta funcionar apropriadamente. COMENTÁRIO: Se as mensagens de erro refletirem uma atitude do computador (ou do seu programador) de impor regras, ou determinar o que seja legal ou ilegal, o usuário poderá se sentir ofendido. Continua...

13 Mensagens de erro Recomendações 2 - As mensagens de erro devem ser neutras, polidas e educadas, devem evitar qualquer terminologia hostil ou agressiva ao usuário, não devem julgá-lo, embaraçá-lo ou insultá-lo e não devem ser autoritárias ou humorísticas. COMENTÁRIO: Se as mensagens de erro refletirem personalização do computador, como se esse fosse um amigo, um usuário principiante e ingênuo pode ser mal conduzido a esperar habilidades humanas que a máquina não possui. COMENTÁRIO: Se as mensagens de erro fizerem uso de palavras com humor, qualquer brincadeirinha pode se tornar inconveniente com a repetição, e pode parecer intrusa no interesse de um usuário com relação a realização eficiente da tarefa.

14 Mensagens de erro Recomendações 3 - As mensagens de erro devem explicar os erros utilizando a linguagem do usuário, evitando o uso de terminologia vaga, com frases curtas construídas a partir de palavras curtas, significativas e de uso comum. COMENTÁRIO: As mensagens de erro devem explicar os erros utilizando a linguagem do usuário. EXEMPLOS NEGATIVOS Parâmetro inválido => Sessão não estabelecida Código de erro 21 do Gerenciador de Impressão => Código de retorno -1 EXEMPLOS POSITIVOS Interrupção da comunicação => Queira ligar a impressora => O arquivo solicitado existe, mas está vazio

15 Mensagens de erro Recomendações 4 - Os termos das mensagens de erro não devem ser abreviados ou codificados, devendo ser diretamente compreensíveis. COMENTÁRIO: Evite apresentar mensagens diretamente geradas pelos programas utilitários, pelo sistema operacional e pelo aplicativo. Traduza tais mensagens em linguagem natural antes de mostrá-las.

16 Mensagens de erro Recomendações 5 - O usuário deve poder escolher o nível de detalhe das mensagens de erro em função de seu nível de conhecimento. COMENTÁRIO: Para cada mensagem de erro, deve-se fornecer ao menos dois níveis de detalhe, no momento de sua apresentação. EXEMPLO POSITIVO: Nível 1, apresentando mensagens muito breves; Nível 2, apresentando mensagens mais explicativas, se o erro é repetido, ou se foi solicitada uma informação complementar; Nível 3, trazendo ajuda.

17 Mensagens de erro Recomendações 6 - A informação principal de uma mensagem de erro deve se encontrar no início da mensagem. COMENTÁRIO:Os itens colocados no início de uma frase ou de uma mensagem são compreendidos mais rapidamente; Os itens colocados no meio da mensagem são mais difíceis de apreender e devem ter uma importância secundária; Os itens colocados no final da mensagem são mais facilmente memorizados.

18 Você consegue ler este texto? Não é o máixmo !! De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

19 Mensagens de erro Recomendações 7 - A informação que necessite permanecer na memória do usuário para poder ser relembrada imediatamente deve se encontrar no final da mensagem de erro. COMENTÁRIO:Quando uma informação está situada no final da mensagem, ela é mais facilmente memorizada. Os códigos e números das mensagens de erro, se necessários, devem se localizar no final da mensagem.

20 Mensagens de erro Recomendações 8 - Salvo em situações especiais, as mensagens de erro devem ser escritas em tipos mistos (maiúsculas e minúsculas) e não somente em maiúsculas. COMENTÁRIO: FRASES INTEIRAMENTE ESCRITAS EM MAÍUSCULAS TÊM A LEGIBILIDADE REDUZIDA. Frases inteiramente escritas com maiúsculas têm legibilidade reduzida.

21 Mensagens de erro Recomendações 9 - Quando múltiplos erros forem detectados numa entrada combinada e não for possível apresentar ao mesmo tempo todas as mensagens completas para todos os erros detectados, notifique o usuário sobre a existência dos demais erros. EXEMPLO: DATA deve ser numérica ______ + 2 outros erros COMENTÁRIO: O computador posiciona o cursor no campo de dado referido na mensagem de erro; os outros campos com erros devem ser salientados de alguma forma, ex. por vídeo reverso.

22 Critérios Elementares Presteza Agrupamento por localização Agrupamento por formato Feedback Legibilidade Concisão Ações Mínimas Densidade informacional Ações explícitas Controle do usuário Flexibilidade Experiência do usuário Proteção contra erros Mensagens de erros Correção de erros Consistência Significados Compatibilidade

23 Correção de erros Os erros são bem menos perturbadores quando eles são fáceis de corrigir.

24 Correção de erros Recomendações 1 - A regressão do diálogo (opção "DESFAZER") deve ser prevista sempre e em local apropriado.

25 Correção de erros Recomendações 2 - A regressão do diálogo deve também ter a possibilidade de ser anulada.

26 Correção de erros Recomendações 3 - Os comandos para a regressão (desfazer) e para a reprogressão (refazer) do diálogo devem ser diferenciados. EXEMPLO POSITIVO: Presença de botões de comando (Anular), (Reinicializar), (Interromper)

27 Correção de erros Recomendações 4 - Caso o conjunto de comandos de uma linguagem seja bem definido, o sistema deve reconhecer e executar, a partir da confirmação do usuário, os comandos mais freqüentes com erros de ortografia em vez de obrigar o usuário a redigitá- lo.

28 Correção de erros Recomendações 5 - Os comandos, cuja redação não seja reconhecida pelo sistema, não devem ser totalmente rejeitados. Além disso, tais comandos devem poder sofrer revisão por parte do usuário. EXEMPLO POSITIVO: Ao detectar comandos com parâmetros incompletos o sistema pode sugerir valores default para esses parâmetros. COMENTÁRIO: O usuário deve ter a possibilidade de editar os comandos errados.

29 Critérios Elementares Presteza Agrupamento por localização Agrupamento por formato Feedback Legibilidade Concisão Ações Mínimas Densidade informacional Ações explícitas Controle do usuário Flexibilidade Experiência do usuário Proteção contra erros Mensagens de erros Correção de erros Consistência Significados Compatibilidade

30 Consistência Os procedimentos, rótulos, comandos, etc., são melhor reconhecidos, localizados e utilizados, quando seu formato, localização ou sintaxe são estáveis de uma tela para outra, de uma seção para outra. Nessas condições, o sistema é mais previsível e a aprendizagem mais generalizável; os erros são diminuídos. É necessário escolher opções similares de códigos, procedimentos, denominações para contextos idênticos, e utilizar os mesmos meios para obter os mesmos resultados.

31 Consistência Recomendações 1 - Em sistemas nos quais as transações se desenvolvem em janelas/telas específicas, atribua para cada janela/tela um identificador único.

32 Consistência Recomendações 2 - Adote uma organização consistente para a localização das várias características das janelas de uma tela para outra.

33 Consistência Recomendações 3 - Quando existir uma posição inicial pré-definida para o cursor, que é o caso mais comum, defina essa posição consistentemente em todas as telas. EXEMPLO: Em uma tela de texto, a posição inicial deve estar no canto superior esquerdo da tela, ou no primeiro campo em uma tela de formulário, ou no centro de uma tela gráfica.

34 Consistência Recomendações 4 - As opções devem ser selecionadas e executadas consistemente pela mesma tecla de função COMENTÁRIO: A tecla F1 deve ser sempre usada como ajuda (help). Os códigos das teclas de atalho devem ser coerentes.

35 Consistência Recomendações 5 - Os símbolos e outros códigos devem possuir significados consistentes de uma apresentação/tela para outra. Continua...

36 Consistência Recomendações 5 - Os símbolos e outros códigos devem possuir significados consistentes de uma apresentação/tela para outra.

37 Consistência Recomendações 6 - Apresente um determinado tipo de informação na mesma localização de tela para tela. EXEMPLO: Se houver uma linha de status do sistema que apareça em várias telas, coloque-a na mesma localização em todas essas telas.

38 Consistência Recomendações 7 - Defina arranjos de telas consistentes para apresentar dados similares em diferentes telas. EXEMPLO: Não apresente dados similares em colunas verticais apertadas em uma tela, e em colunas espaçadas em uma outra tela.

39 Consistência Recomendações 8 - Estabeleça e mantenha uma relação constante entre rótulos e seus campos de dados associados. COMENTÁRIO: Nas tabelas de dados com rótulos de cabeçalhos de colunas, justifique o cabeçalho à esquerda sobre a coluna de dados pode oferecer um marco efetivo para a localização dos limites da coluna. COMENTÁRIO: Contudo, às vezes, um campo de dado numérico deve ser designado para acomodar muito mais dígitos do que tipicamente usado. Justificar à esquerda o rótulo de uma coluna desse tipo de dado pode causar a supressão da coluna de números, parecendo dissociados de seu cabeçalho. Nesse caso, justifique à direita do cabeçalho pode ser mais apropriado.

40 Consistência Recomendações 9 - Escolha um símbolo padrão para convite à entrada de dados, reservando esse símbolo somente para esse uso. EXEMPLO POSITIVO: Data:___________ EXEMPLO NEGATIVO: Data ____________

41 Consistência Recomendações 10 - Quando uma linguagem de comando é usada, ofereça uma área de entrada de comando em uma localização consistente em todas as telas, preferencialmente na parte inferior das mesmas. COMENTÁRIO: Junto à área de comando de entrada, deve haver uma janela de apresentação reservada para recapitulação das seqüências de comando (com rolamento para permitir revisão ampla.

42 Consistência Recomendações 11 - Ao utilizar código de cores assegure-se de que cada cor represente uma única categoria de dados.


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