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Interface Humano-Computador Renato Violin. Métodos para avaliação da interface Avaliar um sistema sob a ótica IHC.

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1 Interface Humano-Computador Renato Violin

2 Métodos para avaliação da interface Avaliar um sistema sob a ótica IHC.

3 Métodos para avaliação da interface Examinar a interface e julgá-la de acordo com os princípios reconhecidos de usabilidade. Aplicado por 3 a 5 pessoas. Considerado rápido e barato. Examinar a interface e julgá-la de acordo com os princípios reconhecidos de usabilidade. Aplicado por 3 a 5 pessoas. Considerado rápido e barato. Profissional simula passo a passo o comportamento de um usuário em uma tarefa, por isso ele precisa conhecer bem quem é o usuário, as suas características, as habilidades e as deficiências. Profissional simula passo a passo o comportamento de um usuário em uma tarefa, por isso ele precisa conhecer bem quem é o usuário, as suas características, as habilidades e as deficiências. Um conjunto de itens que devem ser considerados na avaliação da interface para observar se ela está, ou não, em conformidade com tais itens. Permite aos projetistas e/ou profissionais na área da IHC verificarem se o conteúdo e as opções existentes na interface estão acessíveis aos usuários Um conjunto de itens que devem ser considerados na avaliação da interface para observar se ela está, ou não, em conformidade com tais itens. Permite aos projetistas e/ou profissionais na área da IHC verificarem se o conteúdo e as opções existentes na interface estão acessíveis aos usuários

4 Métodos para avaliação da interface Observar o usuário executando algumas atividades em um determinado sistema. Esse é o principal ponto positivo desse teste, pois nada melhor do que ver o usuário em ação para perceber quais são as dificuldades, facilidades etc Observar o usuário executando algumas atividades em um determinado sistema. Esse é o principal ponto positivo desse teste, pois nada melhor do que ver o usuário em ação para perceber quais são as dificuldades, facilidades etc Os usuários observam um sequência de telas e escrevem ou falam quais seriam as ações necessárias para executar uma determinada tarefa, definida por projetista ou por um profissional em IHC.

5 Métodos para avaliação da interface Ele estipula um tempo possível para que um usuário possa tomar uma decisão, como, por exemplo, pensar em clicar num botão, encontrar um botão, arrastar o mouse, clicar em um botão etc. Um conjunto de questões apresentados aos usuários. Por meio desse método é possível identificar facilmente as preferências, as satisfações e as ansiedades dos usuários Um conjunto de questões apresentados aos usuários. Por meio desse método é possível identificar facilmente as preferências, as satisfações e as ansiedades dos usuários

6 Avaliação Heurística É um método de inspeção que visa identificar problemas conforme um conjunto de heurística. Pode ser aplicada em especificações em papel, protótipos de baixa, média ou alta-fidelidade ou no sistema final.

7 Fases para aplicar a avaliação heurística

8 Escala de severidade

9 1ª Visibilidade do Sistema Os usuários são informados sobre o progresso do sistema com a resposta apropriada dentro de um tempo aceitável?

10 2ª Correspondência entre o sistema e o mundo real O sistema usa conceitos e linguagens familiares aos usuários ao invés de termos técnicos? Ele usa convenções do mundo real e apresenta as informações de maneira natural e em ordem lógica?

11 3ª Controle e liberdade do usuário Os usuários podem fazer o que querem quando desejam?

12 4ª Consistência e padronização Os elementos de design, como os objetos e as ações, têm o mesmo significado ou efeito em situações diferentes?

13 5ª Prevenção de erros Os usuários cometem erros que não cometeriam em interfaces melhores?

14 6ª Ajuda aos usuários para reconhecerem, diagnosticarem e se recuperarem de erros As mensagens de erros são expressas em linguagem plena (sem códigos)? Elas descrevem exatamente o problema e sugerem uma solução?

15 7ª Reconhecimento em vez de memorização Os elementos do projeto, como objetos, ações e opções, estão visíveis? O usuário é forçado a lembrar informações de uma parte para outra do sistema?

16 8ª Flexibilidade e eficiência de uso Os métodos das tarefas são eficientes e os usuários podem customizar ações frequentes ou atalhos?

17 9ª Design estético e minimalista Os diálogos contêm informações irrelevantes ou raramente utilizadas?

18 10ª Ajuda e documentação Uma ajuda apropriada é fornecida? Essa informação é fácil de ser encontrada e enfocada na tarefa do usuário?

19 Tabela para avaliação heurística


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