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PROJETO DE SITES NA WEB Aspectos de Arquitetura e Usabilidade Júnia Coutinho Anacleto Silva UFSCar 2004.

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1 PROJETO DE SITES NA WEB Aspectos de Arquitetura e Usabilidade Júnia Coutinho Anacleto Silva UFSCar 2004

2 Roteiro 1. Engenharia de Sistemas Web 2. Caracterísitcas de Sistemas Web 3. Problemas comuns em Sistemas Web 4. Propostas para Sistemas Web 5. Usabilidade em Sistemas Web 6. Princípios e Diretivas de Usabilidade no Projeto Web 7. Ciclo de Vida para Projeto de Sistemas Web

3 ARTE X ENGENHARIA Desenvolver sistema WEB é arte? A WEB oferece espaço para arte Mas usuários também querem serviços de qualidade E clientes querem prazos cumpridos e orçamentos respeitados Desenvolver sistema WEB é engenharia? complexos e formados por componentes inter-relacionados desenvolvidos por equipes de especialistas Utilizam métodos, técnicas e ferramentas Devem cumprir prazos e orçamentos Sem arte seriam muito chatos!

4 Engenharia de Sistemas Web Sistemas Web precisam ser desenvolvidos baseados em princípios de engenharia Engenharia Desenvolvimento de um produto complexo Equipe especializada Métodos, técnicas e ferramentas, modelos e princípios Planejamento e gerenciamento – custos, prazos e pessoal Qualidade do produto e do processo

5 Caracterísitcas de Sistemas Web Funcional Eficiente Robusto e confiável Bem documentado Manutenível Testável Portável Reutilizável Interoperável Fácil de usar Legível Atrativo Organizado Correto Atualizado Adequado aos usuários Adequado à tecnologia Adequado ao propósito

6 Problemas comuns em Sistemas Web Desempenho Tempo – demora... Portabilidade browser Funcionamento Sistema processa errado... Usabilidade Eu não sei como...

7 Propostas para Sistemas Web Abordagem de Design Gráfico Aborda apenas aspectos estéticos: imagens, tipografia, diagramação e cores Abordagem da Usabilidade na Web Define critérios de usabilidade, princípios e diretrizes para o design e métricas para a avaliação Abordagem da Arquitetura da Informação Centrada na organização, navegação, rotulação e busca do conteúdo da informação

8 Usabilidade - Conceito Concerne a todas as características que permitem ao usuário interagir com o computador satisfatoriamente Está relacionada à eficácia, eficiência e satisfação de uso (norma ISO) Enquadra-se dentro do conceito de aceitabilidade do sistema pelo usuário - sistema ser bom o suficiente para satisfazer todas as necessidades e requisitos do usuário e de outras pessoas relacionadas à utilização do sistema

9 Usabilidade e Aceitabilidade aceitabilidade social funcionalidade utilidade fácil de aprender aceitabilidade eficiente de usar do sistemacusto usabilidade fácil de lembrar poucos erros compatibilidade subjetivamente agradável aceitabilidade práticaconfiabilidade

10 Usabilidade - Exemplos de Problemas O sistemas tem a informação ou o serviço que eu preciso? Onde posso encontrar? Como posso solicitar esse serviço? Quais informações devo fornecer? Qual o resultado? Era o que eu queria? Para que serve esse elemento? O que significa essa figura? Para onde leva esse link?

11 Problema de Usabilidade - CORES

12 Problema de Usabilidade - Link

13 Problema de Usabilidade- Informação Ausência de informação

14 Princípios Básicos de Usabilidade (1/3) Facilidade de aprendizado interação com o sistema de forma natural, independente do nível de habilidade e conhecimento Facilidade de utilização interface preparada para adaptar-se ao nível de conhecimento e habilidade dos usuários (wizards para os inexperientes e teclas de atalho para os mais experientes) Ser intuitiva comandos claramente visíveis - evitar memorização

15 Princípios Básicos de Usabilidade (2/3) Diálogo simples e natural Expressões e conceitos do conhecimento do usuário Evitar termos técnicos da computação Não disponibilizar informações irrelevantes Feedback ao usuário Mecanismos para informar comportamento do sistema – localização e tempo de execução Retenção do conhecimento usuário lembra os principais comandos disponíveis, sem consultar manuais instruções de utilização sempre visíveis ou recuperáveis

16 Princípios Básicos de Usabilidade (3/3) Velocidade na execução das tarefas informações precisas em um curto período de tempo Preparação do sistema para evitar erros do usuário Mensagens de erro consistentes informem ao usuário o que foi feito errado, onde está o erro e ofereça a possibilidade de corrigi-lo Satisfação Subjetiva como o usuário se sente ao utilizar o sistema relacionada às funcionalidades do sistema

17 Princípios Básicos de Usabilidade no Projeto Web (1/5) 1.Clareza na Arquitetura da Informação Usuário consegue discernir o que é prioritário e o que é secundário no site. Informação deve estar estruturada e bem localizada. Um mapa do site pode ser muito útil. 2.Facilidade de Navegação Usuário deve chegar até a informação desejada em até três cliques. Informações bem distribuídas. Links representativos.

18 Princípios Básicos de Usabilidade no Projeto Web (2/5) 3.Simplicidade Quanto mais rápido consegue-se chegar até a informação desejada, melhor é. Evitar adornos desnecessários, sem prejudicar o enfoque da aplicação. 4. Relevância do conteúdo Conteúdo relevante e apropriado para a web. Textos concisos e com credibilidade. Informações relevantes devem ser apresentadas nas páginas principais. Informações secundárias devem ser disponibilizadas em páginas de suporte e conectadas através de links.

19 Princípios Básicos de Usabilidade no Projeto Web (3/5) 5.Manter a consistência Padrão deve ser sempre adotado. Mesmo que o conteúdo mude com freqüência, característica relevante em aplicações hipermídia, o usuário terá facilidade em lidar com a aplicação, pois já irá conhecer os procedimentos padrões. 6. Foco no usuário Princípio que reúne todos os demais. Foco deve estar nas atividades dos usuários.

20 Princípios Básicos de Usabilidade no Projeto Web (4/5) Ao se falar de usabilidade na web, não se pode deixar de levar em consideração que se trata de uma rede mundial, portanto deve-se ter uma preocupação com o processo de internacionalização. Deve-se ter em mente, que somente o uso de interfaces gráficas ou uso de elementos gráficos ao invés de palavras não resolve grande parte dos problemas, já que alguns símbolos podem ter interpretações distintas. Recomenda-se o uso de símbolos internacionais.

21 Princípios Básicos de Usabilidade no Projeto Web (5/5) É necessário que o projetista de IHC tenha, no mínimo, consciência de que a usabilidade de sua interface não pode ser dimensionada apenas pelos conhecimentos técnicos de sua área específica de atuação. Usabilidade compreende uma gama de diretivas de diversos ramos de atuação. Necessitam ser verificados, por exemplo, através de uma consulta ao profissional da área em questão, a fim de produzir uma interface de boa qualidade.

22 Ciclo de Vida para Projeto com Usabilidade inícioproduto final conhecer usuários e suas tarefas prototipação avaliação de usabilidade protótipo em trabalho

23 Ciclo de Vida para Projeto de Sistemas Web Análise Engenharia Formulação Planejamento Geração de página teste Avaliação do usuário

24 engenharia formulação planejamento análise Geração de página teste Avaliação do usuário Etapa de Formulação Conjunto de objetivos comuns para a construção da aplicação Escopo do esforço de desenvolvimento

25 Etapa de Planejamento formulação planejamento análise engenharia Geração de página teste Avaliação do usuário Estima custos de projeto Avalia os riscos associados ao esforço de desenvolvimento Define um cronograma de desenvolvimento

26 Etapa de Análise formulação planejamento análise engenharia Geração de página teste Avaliação do usuário Conjunto de objetivos comuns para a construção da aplicação Identifica o escopo do esforço de desenvolvimento Análise de Conteúdo: Identifica conteúdo da aplicação (texto, gráfico, imagem, vídeo e áudio) Análise de Interação: Descrição detalhada do modo de interação Análise Funcional: Descrição das funções e operações Análise de Configuração: Descrição do ambiente e infra- estrutura da aplicação

27 Etapa de Engenharia análise engenharia formulação planejamento Geração de página teste Avaliação do usuário Projeto de conteúdo Produção Projeto de interface Projeto navegacional Projeto arquitetural Projetar, produzir e adquirir todo conteúdo de texto, gráfico, áudio e vídeo integrados à aplicação Projeto Arquitetural: definição da arquitetura da aplicação Projeto Navegacional: definição dos caminhos de acesso ao conteúdo e serviços da aplicação Projeto de Interface: definição da interface ao usuário

28 Etapa de Geração de Página Teste formulação planejamento análise engenharia Geração de página teste Avaliação do usuário Ferramentas Automatizadas para criação da aplicação Combina o conteúdo definido na etapa de engenharia aos projetos arquitetural, navegacional e de interface Páginas executáveis Realização de testes para descobrir erros de função e conteúdo (em diferentes browsers)

29 Etapa de Avaliação formulação planejamento análise engenharia Geração de página teste Avaliação do usuário Avaliação pelo usuário Mudanças são solicitadas e integradas às próximas etapas do processo incremental


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