A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USABILIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USABILIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 USABILIDADE

2 CONCEITOS Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.

3 CONCEITOS Na Interação Humano-computador e na Ciência da Computação, usabilidade normalmente se refere à simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado.

4 USABILIDADE SEGUNDO A ISO 9241
Pela definição da ISO, usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico (ISO ). Medida, aqui, deve ser entendida como valores resultantes de uma medição e os processos utilizados para se obter aqueles valores.

5 EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E SATISFAÇÃO
A efetividade permite que o usuário alcance os objetivos iniciais de interação, e tanto é avaliada em termos de finalização de uma tarefa quanto também em termos de qualidade do resultado obtido. Eficiência se refere à quantidade de esforço e recursos necessários para se chegar a um determinado objetivo. Os desvios que o usuário faz durante a interação e a quantidade de erros cometidos pode servir para avaliar o nível de eficiência do site. A satisfação, é a mais difícil de medir e quantificar, pois, está relacionada com fatores subjetivos. De maneira geral, satisfação se refere ao nível de conforto que o usuário sente ao utilizar a interface e qual a aceitação como maneira de alcançar seus objetivos ao navegar no site.

6 USABILIDADE DO SOFTWARE
Interface é um dos elementos mais importantes para a qualidade de um software. A qualidade deve ser medida do ponto de vista do usuário e a interface é a porção visível do software com o qual ele interage.

7 ENGENHARIA DE USABILIDADE
A Engenharia de Usabilidade é uma abordagem de projeto de sistemas onde são utilizados vários níveis de usabilidade especificados quantitativamente numa etapa anterior ao seu desenvolvimento e tendo como objetivo a tomada de decisões de engenharia que vai ao encontro das especificações através de medidas chamadas métricas. Trata-se, portanto, de uma abordagem metodológica e de natureza científica de produção que objetiva a entrega de um produto usável ao usuário. Para isso utiliza métodos para agrupar requerimentos, desenvolver e testar protótipos, avaliar projetos alternativos, analisar problemas de usabilidade, propor soluções e testes com usuário (Garner, 2003).

8 PROCESSO DE ENGENHARIA DE USABILIDADE
Definir objetivos de usabilidade utilizando métricas; Especificar níveis de usabilidade planejados que precisam ser alcançados; Analisar o impacto de possíveis soluções de projeto; Incorporar retorno derivado do usuário no processo de projeto; Iterar através do ciclo “projeto-avaliação-projeto” até que os níveis planejados sejam alcançados.

9 PERSPECTIVAS DA USABILIDADE
Facilidade de aprendizado - o usuário rapidamente consegue explorar o sistema e realizar suas tarefas; Facilidade de memorização - após um certo período sem utilizá-lo, o usuário não freqüente é capaz de retornar ao sistema e realizar suas tarefas sem a necessidade de reaprender como interagir com ele; Baixa taxa de erros - o usuário realiza suas tarefas sem maiores transtornos e é capaz de recuperar erros, caso ocorram;

10


Carregar ppt "USABILIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google