Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Leitura trabalhada como método
Metodologia Científica CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke
2
“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”.
Henry David Thoreau
3
“Acho a televisão muito educativa
“Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro”. Groucho Marx
4
“Ler constitui um dever e um direito de aprender, progredir, desenvolver-se e inteirar-se do universo cultural (...). Em se tratando de universitário, cujo conceito exige um saber globalizante, é imprescindível a leitura.” (Bastos e Keller, 2008)
5
Deficiências: mecanismo ocular sentido truncado mecanismo fonador
6
Aspectos importantes:
Preparação Velocidade Área de fixação da leitura Técnicas de leitura trabalhada (sublinha, esquema, geometrização).
7
Bom leitor Lê rapidamente e entende bem o que lê;
Lê com objetivo determinado; Lê unidades de pensamento;
8
Bom leitor Tem vários padrões de velocidade; Avalia o que lê;
Possui bom vocabulário;
9
Bom leitor Tem habilidades para conhecer o valor do livro;
Sabe quando deve ler um livro até o fim, quando interromper a leitura definitiva ou periodicamente; Discute frequentemente o que lê com os colegas;
10
Bom leitor Adquire livros com freqüência, formando sua biblioteca particular; Lê assuntos variados; Lê muito e gosta de ler.
11
Resumo: Leitura atenciosa, palavras-chave, resumo por blocos (capítulos) e depois geral, leitura do seu próprio texto; não expor opinião pessoal. Ideia principal Pormenores importantes Ilustração de apoio Conclusão do autor
12
Bibliografia: BASTOS, C. & KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 2008. BARROS, A.J.P. de e LEHFELD, SOUZA, Neide Aparecida de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis : Vozes, 2000
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.