A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leitura trabalhada como método Metodologia Científica CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leitura trabalhada como método Metodologia Científica CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke."— Transcrição da apresentação:

1 Leitura trabalhada como método Metodologia Científica CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke

2 Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro. Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro. Henry David Thoreau

3 Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro. Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro. Groucho Marx

4 Ler constitui um dever e um direito de aprender, progredir, desenvolver-se e inteirar-se do universo cultural (...). Em se tratando de universitário, cujo conceito exige um saber globalizante, é imprescindível a leitura. Ler constitui um dever e um direito de aprender, progredir, desenvolver-se e inteirar-se do universo cultural (...). Em se tratando de universitário, cujo conceito exige um saber globalizante, é imprescindível a leitura. (Bastos e Keller, 2008)

5 Deficiências: Deficiências: mecanismo ocular mecanismo ocular sentido truncado sentido truncado mecanismo fonador mecanismo fonador

6 Aspectos importantes: Preparação Preparação Velocidade Velocidade Área de fixação da leitura Área de fixação da leitura Técnicas de leitura trabalhada (sublinha, esquema, geometrização). Técnicas de leitura trabalhada (sublinha, esquema, geometrização).

7 Bom leitor Lê rapidamente e entende bem o que lê; Lê rapidamente e entende bem o que lê; Lê com objetivo determinado; Lê com objetivo determinado; Lê unidades de pensamento; Lê unidades de pensamento;

8 Bom leitor Tem vários padrões de velocidade; Tem vários padrões de velocidade; Avalia o que lê; Avalia o que lê; Possui bom vocabulário; Possui bom vocabulário;

9 Bom leitor Tem habilidades para conhecer o valor do livro; Tem habilidades para conhecer o valor do livro; Sabe quando deve ler um livro até o fim, quando interromper a leitura definitiva ou periodicamente; Sabe quando deve ler um livro até o fim, quando interromper a leitura definitiva ou periodicamente; Discute frequentemente o que lê com os colegas; Discute frequentemente o que lê com os colegas;

10 Bom leitor Adquire livros com freqüência, formando sua biblioteca particular; Adquire livros com freqüência, formando sua biblioteca particular; Lê assuntos variados; Lê assuntos variados; Lê muito e gosta de ler. Lê muito e gosta de ler.

11 Resumo: Leitura atenciosa, palavras-chave, resumo por blocos (capítulos) e depois geral, leitura do seu próprio texto; não expor opinião pessoal. Leitura atenciosa, palavras-chave, resumo por blocos (capítulos) e depois geral, leitura do seu próprio texto; não expor opinião pessoal. Ideia principal Ideia principal Pormenores importantes Pormenores importantes Ilustração de apoio Ilustração de apoio Conclusão do autor Conclusão do autor

12 Bibliografia: BASTOS, C. & KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. Petrópolis: Vozes, BASTOS, C. & KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. Petrópolis: Vozes, BARROS, A.J.P. de e LEHFELD, SOUZA, Neide Aparecida de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis : Vozes, 2000 BARROS, A.J.P. de e LEHFELD, SOUZA, Neide Aparecida de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis : Vozes, 2000


Carregar ppt "Leitura trabalhada como método Metodologia Científica CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google