A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA Metodologia Científica Aplicado à Engenharia Monitores Responsáveis pela Pesquisa : Bruno Querido Elaine Flávio Rangel Fernanda de Castro João.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA Metodologia Científica Aplicado à Engenharia Monitores Responsáveis pela Pesquisa : Bruno Querido Elaine Flávio Rangel Fernanda de Castro João."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA Metodologia Científica Aplicado à Engenharia Monitores Responsáveis pela Pesquisa : Bruno Querido Elaine Flávio Rangel Fernanda de Castro João Francisco de Assis Pereira Leonardo Neto Jardino Prof.ª Orientadora: Andréia Sarmento 1 ºSemestre de 2008

2 Introdução Em primeiro lugar, é preciso que o estudante se conscientize de que doravante o resultado do processo depende fundamentalmente dele mesmo. Seja pelo próprio desenvolvimento psíquico e intelectual, seja pela própria natureza do processo educacional desse nível, as condições de aprendizagem transformam-se no sentido de exigir do estudante maior autonomia na efetivação da aprendizagem, maior independência em relação aos subsídios da estrutura do ensino e dos recursos institucionais que ainda continuam sendo oferecidos. Metodologia Científica Aplicado à Engenharia

3 Introdução Metodologia Científica Aplicado à Engenharia E Em segundo lugar, deve o estudante empenhar-se num projeto de trabalho altamente individualizado, apoiado no domínio e na manipulação de uma série de instrumentos que devem estar ao alcance de suas mãos. É com o auxílio desses instrumentos que o estudante se organiza na sua vida de estudo e disciplina científica. Este material didático serve de base para o estudo pessoal e para complementação dos elementos adquiridos no decurso do projeto coletivo de aprendizagem em sala de aula.

4 1. OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO Ao dar início a sua vida universitária, o estudante precisa começar a formar sua biblioteca pessoal, com os livros fundamentais para o desenvolvimento de seu estudo. Esta biblioteca deve ser especializada e qualificada. As obras de referência geral são encontrados nas bibliotecas das universidades ou outras instituições. Os estudante deve munir-se de textos básicos para o estudo de sua área específica. Metodologia Científica Aplicado à Engenharia

5 Esses textos básicos têm por finalidade única criar um contexto a partir do qual se pode desenvolver a maturação do próprio pensamento. Esses textos se fazem necessários, contudo, nesse momento de iniciação, sobretudo para complementar as exposições dos professores em classe, para servir de base de comparação com algum texto porventura utilizado pelos professores, enfim, para fornecer o primeiro instrumental de trabalho nas várias áreas, o vocabulário básico, os elementos do código das várias disciplinas. Metodologia Científica Aplicado à Engenharia 1. OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO

6 Metodologia Científica Aplicado à Engenharia Esses textos desempenham, pois, o papel de fonte de consultas das primeiras categorias a partir das quais se desenvolverão os vários discursos científicos. Naturalmente, à medida do avanço e do aprofundamento do estudo, serão progressivamente substituídos pelos textos especializados resultantes das pesquisas elaboradas pelos vários especialistas com os quais o estudante deverá conviver por muito tempo.

7 1. OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO Metodologia Científica Aplicado à Engenharia Quando se fala aqui desses instrumentos teóricos especializados, livros e revistas, considerados como base para o estudo e pesquisa dos fatos, não se quer fazer apologia da hiperespecialização, hermética e isolada. Pelo contrário, a interdisciplinaridade é um pressuposto básico de toda a formação teórica. Por isso é importante familiarizar-se com o material relativo a essas disciplinas e afins.

8 2. A EXPLORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE TRABALHO Metodologia Científica Aplicado à Engenharia É preferível e mais eficiente concentrar-se nas idéias fundamentais, procurando expressá-las mediante algumas categorias básicas e investir na compreensão, na apreensão das idéias do orador.

9 2. A EXPLORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE TRABALHO Metodologia Científica Aplicado à Engenharia Ao ir registrando essas categorias, deve-se separá-las por barra transversal ( / ). Ao retomar, em momento posterior, o ouvinte que esteve atento conseguirá recompor a síntese relevante ao discurso, bem em cima do eixo essencial da reflexão.

10 2. A EXPLORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE TRABALHO Metodologia Científica Aplicado à Engenharia Procura-se assim recompor um texto, complementando-o com esclarecimentos pertinentes que vão ajudar a compreender melhor as informações prestadas. Recuperadas as informações, os elementos fundamentais, aqueles que merecem ser assimilados, são passados para as fichas de documentação, sintetizados pessoalmente pelo aluno.

11

12 CONCLUSÃO Metodologia Científica Aplicado à Engenharia Apesar da aparente rigidez desta proposta de metodologia de estudo, ele é, sem dúvida, a mais eficiente. Pressupõe um mínimo de organização da vida de estudos, mas, em compensação, torna- se sempre mais produtiva. O essencial desse método e aproveitar sistematicamente o tempo disponível, com uma ordenação de prioridades.

13


Carregar ppt "DISCIPLINA Metodologia Científica Aplicado à Engenharia Monitores Responsáveis pela Pesquisa : Bruno Querido Elaine Flávio Rangel Fernanda de Castro João."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google