A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto dissertativo-argumentativo. COMO SUA REDAÇÃO É AVALIADA NO VESTIBULAR? Adequação ao tema proposto Adequação da redação ao tipo de texto solicitado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto dissertativo-argumentativo. COMO SUA REDAÇÃO É AVALIADA NO VESTIBULAR? Adequação ao tema proposto Adequação da redação ao tipo de texto solicitado."— Transcrição da apresentação:

1 Texto dissertativo-argumentativo

2 COMO SUA REDAÇÃO É AVALIADA NO VESTIBULAR? Adequação ao tema proposto Adequação da redação ao tipo de texto solicitado Capacidade de leitura Estrutura da frase e do parágrafo Domínio do padrão formal da língua Acentuação e grafia das palavras Pontuação Coerência Coesão Vocabulário Correção, clareza, concisão, elegância

3 Noções básicas para a redação no vestibular Fazer uma boa redação é fácil, basta seguir alguns princípios fundamentais, que são: Visual da redação; Conteúdo; Linguagem;

4 Visual da redação 1. O título deve ser centralizado na primeira linha (não use aspas, exceto em citações, ou grifos). Títulos enfeitados causam péssima impressão. IMPORTANTE Título nominal – pode (ou não) ser grafado com letras iniciais maiúsculas; não tem ponto final. Ex.: A política na educação A Política na Educação A POLÍTICA NA EDUCAÇÃO

5 Título verbal – deve ser escrito com letra minúscula, exceto a primeira letra. Deve ter, lógico, o respectivo ponto. Ex.: Educar: uma forma se socializar o homem. EDUCAR: UMA FORMA DE SOCIALIZAR O HOMEM. Também é possível grafar títulos como: Ex.: Violência X Educação Dinheiro, um mal necessário? Homem bicho, bicho homem Brazil!

6 2. Cada parágrafo deve estar, mais ou menos, a dois centímetros da margem esquerda. 3. Pular uma linha entre o título e o texto não é necessário. 4. Evite rasuras. Se errar, faça somente um traço horizontal sobre ela. Ex.: visinho vizinho 5. Aceitam-se todos os tipos de letra: de fôrma ou cursiva; exceto quando o aluno inova por sua conta o alfabeto da língua portuguesa. 6. Nunca exceda o número de linhas estabelecido como limite máximo.

7 Conteúdo 1. O título deve estar de acordo com o conteúdo do texto. 2. Evite fazer desabafos pessoais ou apelo ao corretor: Ex.: Você, corretor amigo, Você que está lendo meu texto 3. Não aproveite o título. Retome-o sempre que for falar sobre ele. Ex.: Se o título do texto for Controle da Natalidade, você não pode começar assim: É um assunto polêmico.. Terá que retomá-lo: O controle da natalidade é um assunto polêmico.

8 4. Não fale da sua redação dentro da redação. Ex.: O fim do mundo vai ser lá em casa, se eu não passar em Português. 5. Não seja radical Ex.: Para acabar com a corrupção no Congresso? Joga uma bomba e mata todo mundo! 6. Não utilize sua redação para propagar doutrinas religiosas. Ex.: Para combater toda essa contínua ameaça, só uma solução: Jesus Cristo! Ele é quem veio ao mundo para nos salvar!

9 7. Jamais utilize exemplos contando fatos ocorridos com terceiros, que não sejam de domínio público. Ex.: O filho da minha vizinha, Dona Laura, trabalhava naquele shopping que desabou. 8. Empregar formas pessoais (eu, você, tu). Ex.: Eu acho aula de redação muito legal! 9. Ataques a instituições e as pessoas públicas. Ex.: Aquele sem-vergonha, cretino, nojento, desgraçado, sapo barbudo dum presidente f... o Brasil! Deus nos acuda!

10 Linguagem 1. Deve ser sempre clara, coerente e concisa. 2. Evite reproduzir a linguagem falada e expressões do português chulo (curtir, bagunçar, etc.) Ex.: Vamos curtir e zoar no findi! 3. Evite abrev. etc. 4. Evite palavrões, merda!

11 5. Evite lugares-comuns, como o diabo foge da cruz. 6. Estrangeirismos estão out, palavras de origem portuguesa estão in. 7. Nunca generalize: generalizar é sempre um erro. Ex.: Todos os políticos são corruptos e a culpa é do governo. 8. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar repetida, fazendo tal repetição com que a palavra seja repetida.

12 9. Não abuse das citações, pois como costuma dizer meu pai: Quem cita os outros não tem ideias próprias. 10. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes, isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma ideia. 11. Evite o uso de neologismos nesta onzima questão. 12. Seja mais ou menos específico.

13 13. Frases com apenas uma palavra: corte. 14. Nunca use siglas desconhecidas, conforme recomenda a A.G.O.P. 15. Exagerar é 100 bilhões de vezes pior do que a moderação. 16. Evite as mesóclises. Repita comigo: Mesóclises, evitá-las-ei! 17. Não abuse das exclamações! Seu texto fica horrível!

14 18. Cuidado com a orthographia para não estrupar a língua. 19. Na minha opinião, eu acho que você não deve usar palavras e comentários subjetivos. 20. Evite frases exageradamente longas, por dificultarem a compreensão da ideia contida nelas e, consequentemente, por conterem mais de uma ideia central, o que nem sempre torna seu conteúdo acessível, forçando, dessa forma, o pobre leitor a separá-las em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo de leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

15 ESTRUTURA DO TEXTO ARGUMENTATIVO

16 Maioridade Penal

17

18 Após a leitura e análise dos textos, posicione-se a respeito do tema, argumentando coerentemente. Maioridade Penal


Carregar ppt "Texto dissertativo-argumentativo. COMO SUA REDAÇÃO É AVALIADA NO VESTIBULAR? Adequação ao tema proposto Adequação da redação ao tipo de texto solicitado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google