A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES PIBIC 1.IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA 2.COMO REALIZAR UMA APRESENTAÇÃO EM 15 MINUTOS 3.COMO ESCREVER UM ARTIGO 4.PESQUISA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES PIBIC 1.IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA 2.COMO REALIZAR UMA APRESENTAÇÃO EM 15 MINUTOS 3.COMO ESCREVER UM ARTIGO 4.PESQUISA."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES PIBIC 1.IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA 2.COMO REALIZAR UMA APRESENTAÇÃO EM 15 MINUTOS 3.COMO ESCREVER UM ARTIGO 4.PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

2 IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA 1.POSSIBILIDADE DE SE MANTER NO PROGRAMA; 2.RESPEITO AO CONTRATO FIRMADO; 3.CRIAR HÁBITO DE PESQUISA; 4.PREPARAR-SE PARA O RELATÓRIO FINAL; 5.ASSIMILAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.

3 COMO REALIZAR UMA APRESENTAÇÃO EM 15 MINUTOS 1.FAZER UM ESQUEMA PRÉVIO DOS ASPECTOS MAIS IMPORTANTES; 2.MONTAR NO MÁXIMO 10 SLIDES; 3.INCLUIR NOS SLIDES: 3.1 TÍTULO DO TRABALHO / PESQUISADORES / ORIENTADOR; 3.2 APRESENTAR OS OBJETIVOS; 3.3 CARACTERIZAR A PESQUISA; 3.4 INDICAR METODOLOGIA; 3.5 APRESENTAR AS CONCLUSÕES; 3.6 INDICAR AS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS; 4. POSICIONAR-SE NA DIAGONAL DO AMBIENTE; 5. FALAR COM VOZ FIRME EM VELOCIDADE NORMAL; 6. APRESENTAR-SE COM TRAJE ESPORTE FINO ; 7. NÃO USAR GÍRIAS E NEM MASCAR CHICLETES; 8. EVITAR O USO DA PRIMEIRA PESSOA.

4 COMO ESCREVER UM ARTIGO INICIATIVA E CRIATIVIDADE; NÃO DEVE SE PRESTAR PARA ELUCUBRAÇÕES; O REDATOR DEVE COLOCAR-SE NO LUGAR DO LEITOR; PARTIR DE UM ESQUEMA PRÉVIO; EVITAR LINGUAGEM ARTIFICIAL E REBUSCADA.

5 COMO ESCREVER UM ARTIGO PRINCÍPÍOS DE COMUNICAÇÃO (AZEVEDO, 1999): 1.CLAREZA; 2.CONCISÃO; 3.CORREÇÃO; 4.ENCADEAMENTO; 5.CONSISTÊNCIA; 6.PRECISÃO; 7.CORREÇÃO POLÍTICA.

6 COMO ESCREVER UM ARTIGO DEZ CONSELHOS PRÁTICOS 1.ESCREVER FRASES BREVES E PARÁGRAFOS CURTOS. NÃO ALONGAR AS FRASES COM O USO ABUSIVO DE O QUAL, CUJO E GERÚNDIOS. 2.AS FRASES E OS PARÁGRAFOS DEVEM ESTAR ENCADEADOS LOGICAMENTE. 3.EVITAR A TODO CUSTO AS GENERALIZAÇÕES: TODOS SABEM, A MAIORIA ACHA, SABE-SE QUE. 4.EVITAR REPETIÇÃO DE PALAVRAS, ESPECIALMENE VERBOS E SUBSTANTIVOS. 5.EVITAR OS MODISMOS LINGÜÍSTICOS COMO: EM NÍVEL DE, COLOCAÇÃO, FULANO VAI DIZER QUE, VAMOS ESTAR FALANDO NESSA OCASIÃO, FAZENDO UM GANCHO NAS COLOCAÇÕES, QUERO ESTAR COLOCANDO PARA VOCÊS, A PRINCÍPIO. 6.EVITAR REDUNDÂNCIAS COMO: OS ALUNOS SÃO A RAZÃO DE SER DA ESCOLA, AS CRIANÇAS SÃO O FUTURO DA NAÇÃO. 7.ABSTER-SE DE SUPERLATIVOS, AUMENTATIVOS, DIMINUTIVOS E ADJETIVOS EM DEMASIA. 8.É ACONSELHÁVEL FAZER POUCAS CITAÇÕES TEXTUAIS. É MELHOR REESCREVÊ-LAS, CREDITANDO, OS MÉRITOS DA IDÉIA AO AUTOR. 9.AS NOTAS DE RODAPÉ DEVEM SER USADAS PARA DEFINIÇÕES E INFORMAÇÕES QUE ACABAM TRUNCANDO POR DEMAIS O TEXTO. 10.ESCREVER PARA OUTREM E NÃO PARA SI.

7 COMO ESCREVER UM ARTIGO OUTROS CONSELHOS A)NÃO MISTURAR TRATAMENTO: PESSOAL COM IMPESSOAL; B)USAR O ADVÉRBIO ONDE EXCLUSIVAMENTE PARA INDICAR LUGAR; C)EVITAR EXPRESSÕES ESTRANGEIRAS E QUANDO INDISPENSÁVEIS, GRAFÁ-LAS EM ITÁLICO; D)EVITAR OS JARGÕES, ENQUANTO LINGUAGEM DE GRUPOS; E)NÃO USAR EUFEMISMO; F)RESISTIR AO USO DE NEOLOGISMO; G)EVITAR TRATAR O NOME DAS INSTITUIÇOES OU SETORES DE REPARTIÇÕES OU EMPRESAS POR SUAS SIGLAS; H)AS SIGLAS DEVEM APARECER ENTRE PARÊNTESES DEPOIS DO NOME ESCRITO POR EXTENSO.

8 ARTIGO TÉCNICO- CIENTÍFICO: ESTRUTURA DE VANCOUVER TÍTULO (SUBTÍTULO) AUTOR(S) CRÉDITO DO(S) AUTOR(ES) SINÓPSE OU RESUMO KEY WORDS >INTRODUÇÃO 1.REFERENCIAL TEÓRICO OU REVISÃO DA LITERATURA 2.CASUÍSTICA 3.METODOLOGIA E MATERIAIS (OU DESCRIÇÃO DE AMBIENTE) 4.APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 5.DISCUSSÃO = ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS 6.RECOMENDAÇÕES E SUGESTÕES >CONCLUSÃO >REFERÊNCIAS

9 ARTIGO:ESTRUTURA GERAL (Cf. ABNT – NBR 6022/1994) TÍTULO DE ARTIGO1 Autoria2 Orientador(a)3 RESUMO: máximo 150 palavras, letras 10, em espaço simples (Cf. ABNT – NBR 6028). PALAVRAS-CHAVES: ABSTRACT: traduz-se o resumo do vernáculo para uma língua estrangeira, KEY-WORDS: ______________________ Nesta mesma primeira folha pode-se começar a redação do corpo do artigo. Deve-se lembrar que pode haver tópicos e subtópicos e que eles são precedidos de números seqüenciais alinhados à margem esquerda. Os exemplos são ilustrativos. INTRODUÇÃO (todas as letras em maiúsculo e negrito). 1. Em nota de rodapé indicar a finalidade do artigo 2. Em nota de rodapé apresentar na primeira folha, as credenciais da autoria. 3. Em nota de rodapé indicar o(a) orientador(a) de suas credenciais

10 ARTIGO:ESTRUTURA GERAL 1 NOME DO TÓPICO PRIMÁRIO (todas as letras em maiúsculo com negrito). 1.1 NOME DO SUB-TÓPICO SECUNDÁRIO (todas as letras em maiúsculo em redondo). 1.2 NOME DO SUB-TOPICO SECUNDÁRIO Nome do sub-tópico terciário (somente a primeira inicial da primeira palavra em maiúsculo, todas em negrito Nome do sub-tópico terciário (idem ao 2.2.1) Nome do sub-tópico quaternário (somente a primeira inicial da primeira palavra em maiúsculo, e redondo) Nome do sub-tópico quaternário (idem ao ). 2. NOME DO TÓPICO PRIMÁRIO CONCLUSÃO REFERÊNCIAS

11 CONFIGURAÇÃO DE PÁGINA PAPEL A4 Nº 3cm da borda Parágrafo com 2cm P P [No corpo do texto usar letra 12, fonte Arial ou T.N.Roman, espaço 1.5 entre linhas] 3cm da borda 2cm da borda

12 SISTEMAS E TIPOS DE CITAÇÃO 1 TEXTUAIS = DIRETAS = TRANSCRIÇÕES 1.1 CURTAS: ENTRE ASPAS, INDICAÇÃO DE AUTOR, DATA E PÁGINA 1.2 LONGAS: ASPAS OPCIONAIS, INDICAÇÃO DE AUTOR, DATA E PÁGINA COM RECUO DE 4CM, LETRA 10/11 ENTRELINHAS SIMPLES 2 NÃO TEXTUAIS: PARÁFRASES = REESCRITA. INDICAÇÃO DE AUTOR E ANO


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES PIBIC 1.IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA 2.COMO REALIZAR UMA APRESENTAÇÃO EM 15 MINUTOS 3.COMO ESCREVER UM ARTIGO 4.PESQUISA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google