A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear, a que se agregam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear, a que se agregam."— Transcrição da apresentação:

1 O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e lógica decorrentes do seu tópico frasal. Antes de começar a elaborar esse tipo de texto, é importante atentar para os seguintes passos preliminares: Escolher um assunto. Por exemplo: leitura. Fazer a delimitação do assunto escolhido, isto é, concentrar-se apenas em um ou dois aspectos do tema. Por exemplo, escolhido o tema leitura, delimitá-lo para vantagens da leitura. Definir o objetivo de se escrever o parágrafo. Assim, pode-se redigir para mostrar as vantagens que a leitura proporciona.

2 Os pontos enumerados anteriormente são o esquema do seu parágrafo. Agora, é preciso elaborar o tópico frasal para ajudar a organização do parágrafo. O tópico frasal é o primeiro período do parágrafo, em que se expressa de maneira sintética a ideia núcleo que será desenvolvida ao longo do parágrafo. Tomando como referência as ideias sugeridas pelo esquema mencionado anteriormente, temos como exemplo o seguinte tópico frasal: A leitura apresenta vantagens, tanto no que diz respeito ao aprendizado, quanto ao entretenimento. É preciso atentar que, ao longo do parágrafo, devem ser desenvolvidas as duas ideias nucleares apresentadas pelo tópico frasal: 1. leitura vantajosa para o aprendizado; 2. leitura vantajosa como entretenimento.

3 Feito isso, convém esquematizar as possibilidades de desenvolvimento das ideias apresentada no tópico frasal. Aproveitando o assunto leitura com sua delimitação, objetivo e tópico frasal apresentados, podem-se selecionar as seguintes ideias para o desenvolvimento: a prática da leitura amplia o vocabulário; conhecimentos variados são adquiridos através da leitura; a leitura como forma de lazer. [...] Ao se praticar leitura, ocorre (1) ampliação do vocabulário do leitor, uma vez que esse se depara com palavras desconhecidas e precisa procurar seu significado para ter boa compreensão do que foi lido. (1) Além disso, o leitor também aprende sobre diversos assuntos, aumentando seu repertório cultural e aprimorando sua visão crítica da realidade. (2) E todo esse aprendizado é uma forma de lazer, pois as pessoas podem usar a criatividade para irem a locais desconhecidos e compartilharem de experiências inusitadas.

4 A leitura apresenta vantagens, tanto no que diz respeito ao aprendizado, quanto ao entretenimento. Ao se praticar leitura, ocorre ampliação do vocabulário do leitor, uma vez que esse se depara com palavras desconhecidas e precisa procurar seu significado para ter boa compreensão do que foi lido. Além disso, o leitor também aprende sobre diversos assuntos, aumentando seu repertório cultural e aprimorando sua visão crítica da realidade. E todo esse aprendizado é uma forma de lazer, pois as pessoas podem usar a criatividade para irem a locais desconhecidos e compartilharem de experiências inusitadas. Expansão da 1ª ideia Coesão por repetição Ideia de adição - coesão Continuação da expansão da 1ª ideia Expansão da 2ª ideia Coesão por associação: relaciona a 2ª ideia como sendo uma extensão da 1ª Coesão por sinônimo

5 Agora temos o seguinte parágrafo: Num primeiro momento, as facilidades conhecidas com a chegada da tecnologia são bastante benéficas. Prático e veloz, o computador extinguiu a arcaica máquina de escrever e possibilitou a realização de trabalhos com muito mais rapidez e facilidade. Além disso, a rede mundial de computadores permitiu uma quantidade cada vez maior de informações que são trocadas diariamente entre diversos países do mundo. 1.Facilidades conhecidas (prático e veloz) 2.Chegada da tecnologia (extinção da arcaica máquina de escrever) 3.Benefícios (realização de trabalhos com muito mais rapidez e facilidade, uma quantidade cada vez maior de informações que são trocadas diariamente entre diversos países do mundo) 4.(Num primeiro momento)

6 Entretanto, a noção de um mundo prático e veloz se perde ao se perceber que o homem nesse contexto vem diminuindo sua capacidade de interagir com o outro. A proliferação de bate-papos e de correios eletrônicos grátis distancia cada vez mais os homens de um convívio social próximo, isto é, basta apenas um clique no mouse para se encontrar com dezenas de amigos em um badalado chat. 1.Entretanto (oposição aos benefícios apresentados anteriormente) 2.Noção de um mundo prático e veloz (bate-papos, correios eletrônicos, basta um clique) 3.Esse mundo prático e veloz se desvaloriza porque afasta os homens do convívio social (distanciamento do convívio social próximo, substituído pelos meios virtuais) 4.Vem diminuindo (explica por que no parágrafo anterior foi usada a expressão num primeiro momento)

7 Agora que entendemos o que é um parágrafo-padrão e tópico frasal, vamos fazer alguns exercícios: 1 – Vamos localizar o tópico frasal do parágrafo padrão a seguir. 2 – Depois, vamos identificar as ideias nucleares por ele apresentadas. 3 – Por últimos, esquematizar como cada ideia foi desenvolvida. Embora o xadrez seja apenas um jogo, ele pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seus planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido. O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanças, na medida em que se apresentam.

8 Tópico frasal: Embora o xadrez seja apenas um jogo, ele pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. Ideias nucleares apresentadas e seu respectivo desenvolvimento: 1.Comparação entre jogo de xadrez e relação pais e filhos (no segundo período, uma explicação do que ocorre no xadrez se o jogador tenta prever as jogadas do adversário; no terceiro período, o emprego da expressão o mesmo acontecerá com) 2.Numa relação entre pais e filhos, não se deve fazer planos de longo prazo (parafraseia a explicação usada no contexto do xadrez na situação de um jogador tentar prever os lances do oponente. Porém, já não é mais usado o vocabulário próprio do jogo)

9 Agora, vamos organizar os dados abaixo de modo a: 1. montar um parágrafo- padrão; 2. seguir a sequência lógica estabelecida pelo tópico frasal. persuadir informar, A terceira procura convencer o indivíduo a adquirir certo produto. A primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade. Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: divertir, A quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos. e ensinar. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento por parte do público.

10 Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento por parte do público. A terceira procura convencer o indivíduo a adquirir certo produto. A quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos. Você já entendeu o que é e como se estrutura um parágrafo-padrão. Agora elaborará parágrafos-padrão para serem avaliados e aprimorados. Mãos à obra!


Carregar ppt "O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear, a que se agregam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google