A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As regras de ouro para criar uma boa apresentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As regras de ouro para criar uma boa apresentação."— Transcrição da apresentação:

1 As regras de ouro para criar uma boa apresentação

2 Para criar uma BOA APRESENTAÇÃO deve-se sempre considerar cinco aspectos: Tamanho (do texto e dos títulos) Progressão (da apresentação) Consistência (da informação e das animações) Simplicidade (da apresentação) Clareza (da informação)

3 TAMANHO (do texto e dos títulos) O tamanho do texto deve ser GRANDE (visível a 2 m do ecrã, mais ou menos). Deve ser, no mínimo 24, e os títulos 44, mais ou menos. Os melhores TIPOS DE LETRA são o ARIAL, o VERDANA e o TREBUCHET MS.

4 Exemplo incorrecto 1.Os diapositivos devem representar ideias-chave. 2.O tema a apresentar deve ser antecipadamente exposto. 3.Os diapositivos devem, preferencialmente, ser concebidos em formato horizontal. 4.Convém, por uma questão de identificação, numerar os diapositivos. 5.O tema em que se inserem os conteúdos a apresentar deve estar referido nos diapositivos. 6.Devem ser deixadas margens e não utilizar toda a área da página. 7.O texto dos diapositivos não deve ter mais do que sete ou oito linhas. 8.Cada linha não deve ultrapassar as seis palavras. 9.O tamanho da letra deve ser de cerca de 20 pontos (no mínimo). 10.O espaçamento entre as linhas deve ser no mínimo de 1,5 pontos. 11.Os tamanhos de letra não devem ser mais do que três diferentes. 12.O tipo de letra deve ser perfeitamente legível e não devem ser usados mais do que três estilos diferentes (aconselha-se o tipo de letra Verdana). 13.As cores das letras também não devem ser superiores a três cores e devem ser contrastantes com a cor de fundo, de forma a manter uma visibilidade perfeita.

5 PROGRESSÃO (da apresentação) A INFORMAÇÃO deve aparecer enquanto se está a falar e deve-se EVITAR DEMASIADA INFORMAÇÃO NUM SÓ CLICK. Os melhores EFEITOS são os de APARECER e DESAPARECER. Também é uma hipótese a NÃO UTILIZAÇÃO DE EFEITOS.

6 Exemplo incorrecto O Ministério da Saúde confirmou esta quarta-feira dois novos casos do vírus H1N1 em Portugal. Um dos pacientes é uma criança de 10 anos que regressou do Canadá e está internada nos Hospitais Universitários de Coimbra. Ontem à noite e esta manhã o Ministério da Saúde avançou com a suspeita de 4 novos casos em Portugal, dos quais dois se confirmaram, o que eleva para cinco o número de portugueses infectados com o vírus H1N1. Os dois novos casos confirmados dizem respeito a uma criança e a um homem com 39 anos que está internado no hospital Curry Cabral, em Lisboa. Para o Ministério da Saúde a existência destes dois novos casos não representa 'uma preocupação acrescida' e a Organização Mundial da Saúde já foi notificada do panorama da gripe A em Portugal.

7 SIMPLICIDADE (da apresentação) O diapositivo deve ter POUCAS CORES, apenas 1 TIPO DE LETRA e poucos ESTILOS. E deve só deve haver (mais ou menos) 6 LINHAS POR DIAPOSITIVO e 7 PALAVRAS POR LINHA. Os PARÁGRAFOS devem estar FORMATADOS. Não se deve utilizar muitas IMAGENS (excepto se for mesmo para olhar para as imagens) porque podem DISTRAIR.

8 Exemplo incorrecto Os dois novos casos confirmados dizem respeito a uma criança e a um homem com 39 anos que está internado no hospital Curry Cabral, em Lisboa. Para o Ministério da Saúde a existência destes dois novos casos não representa 'uma preocupação acrescida' e a Organização Mundial da Saúde já foi notificada do panorama da gripe A em Portugal.

9 SIMPLICIDADE (da apresentação) Deve-se utilizar SONS na apresentação apenas quando for NECESSÁRIO ou para CHAMAR A ATENÇÃO. Não se deve utilizar muitas MAIÚSCULAS, porque o seu USO EXCESSIVO DIFICULTA A LEITURA. Por isso, devem-se usar MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS.

10 SIMPLICIDADE (da apresentação) Deve-se EVITAR o ITÁLICO e os SUBLINHADOS. Os SUBLINHADOS podem CONFUNDIR-SE com LINKS. Deve-se utilizar-se CÔR APENAS PARA DAR ÊNFASE. Deve-se fazer sempre CONTRASTE entre o fundo e as letras, para se ver bem. Por isso, deve-se utilizar sempre FUNDO ESCURO com LETRAS CLARAS e FUNDO CLARO com LETRAS ESCURAS.

11 Exemplo incorrecto MINISTRA ADMITE MAIS CASOS A ministra da Saúde, Ana Jorge, confirmou hoje os dois novos casos de gripe A H1N1 em Portugal e admitiu que "progressivamente podem aparecer mais casos", pelo que as medidas de contenção devem manter-se. "Era mais ou menos previsível o aumento de casos", disse Ana Jorge.

12 CLAREZA (da informação) A Informação deve ser clara e objectiva.


Carregar ppt "As regras de ouro para criar uma boa apresentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google