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Fundamentos da Informática

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Apresentação em tema: "Fundamentos da Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Informática

2 Prof. Paulo Lorini Najar

3 Microsoft Word 2000 Apresentação: barras;
Trabalhano com arquivos: criar, abrir, salvar, proteger com senhas, imprimir; Formatar Texto; Alinhamento do texto; Marcadores e Numeração; Configurar Página; Trabalhando com Colunas; Alternar entre MAIÚSCULAS e Minúsculas Capitular Inserir Figuras; Bordas e Sombreamento; Sair do Word 2000;

4 Barras de Tarefas Barra de Títulos Zoom Barra de Formatação Régua
Barra de Ferramentas Barra de Menus Barra de Status Barra de Desenho

5 Recortar – Copiar - Colar
Barra de Ferramentas Recortar – Copiar - Colar Corretor Ortográfico Visualizar Impressão Imprimir Salvar Abrir Novo

6 Barra de Formatação Alinhamento do Parágrafo Fonte
Negrito – Itálico - Sublinhado Marcadores e Numeração Tamanho da Fonte Cor da Linha Cor da fonte

7 Alguns Comandos e Recuros
Criando um Texto Qualquer caracter digitado será inserido na posição onde o cursor de inserção está piscando. Se você desejar que o texto comece mais abaixo ou quiser começar um novo parágrafo, basta pressionar a tecla Enter até o cursor chegar na posição desejada. Alguns Comandos e Recuros Deslocamento Automático de Palavras: Correção de Erros de Digitação À medida que o texto vai sendo digitado, ele já vai sendo arrumado. Quando chegar ao final da linha, uma nova será criada automaticamente. O mesmo acontece quando preenchemos uma página. Tecla Backspace: . Cada vez que essa tecla é pressionada, o cursor move-se uma posição para a esquerda, apagando o caracter que estava ocupando aquela posição. Tecla Delete: apaga o caracter atual, ou seja, aquele que está a direita do cursor.

8 Algumas maneiras de selecionarmos um texto:
Selecionando o texto: Se você quiser corrigir/alterar um determinado trecho do texto, basta selecioná-lo com o mouse (deixando o referido trecho preto) e digitar sobre a área selecionada o texto correto. O texto anterior será substituído pelo novo. Algumas maneiras de selecionarmos um texto: Para selecionar apenas uma linha – Clica – se à esquerda da linha; Para selecionar um parágrafo – Clica – se duas vezes rápidas sobre qualquer linha do parágrafo; Para selecionar todo o texto – Clica – se três vezes rápidas sobre qualquer linha do texto.

9 Comandos Desfazer e Refazer:
Botão Desfazer Botão Refazer Use para desfazer alguma operação. Use para refazer alguma operação.

10 Arquivos já existentes
Salvando um arquivo Na primeira vez, usa-se a opção Salvar Como pois assim podemos escolher um nome para o texto e uma pasta para guardá-lo. Nome da Pasta Arquivos já existentes Nome do Arquivo Tipo de Arquivo

11 Abrir Arquivos Gravados
Qualquer texto que tenha sido feito e gravado, é passível de recuperação. Botão Abrir Procure a pasta onde o arquivo está Escolha o Arquivo desejado

12 Proteger Arquivos com Senhas
Digite uma senha na caixa Senha de Proteção ou Senha de Gravação Salvar Como Opções Para modificar ou excluir uma senha: Repita o processo anterior, e modifique ou apague sua senha.

13 Visualizar Impressão Além de ficar com o trabalho gravado em alguma unidade de armazenamento, também é possível ficar com uma cópia em papel. Para isto, você deve imprimir o texto desejado. Antes de imprimi-lo, é aconselhável dar uma olhada para ver como o texto ficou distribuído na folha.

14 Imprimir um arquivo

15 Formatação de fonte Alterar o tipo, estilo, cor e efeitos da letra.
Alterar a dimensão, o espaçamento e a posição do texto

16 Botões presentes na Barra de Ferramentas Padrão
Alinhamento do texto Alinhar à esquerda Centralizar Alinhar à Direita Justificar Botões presentes na Barra de Ferramentas Padrão

17 Marcadores e Numeração
Depois de selecionar o texto, defina se a lista vai ter numeração ou marcadores. Linha 1 Linha 2 Linha 3 Linha 1 Linha 2 Linha 3 Tipos de Marcadores Tipos de Numeração Linha 1 Linha 2 Linha 1 Linha 2

18 Configurar Página Para configurar o Para configurar o
tamanho das margens Para configurar o tamanho do papel

19 Trabalhando com Colunas
Você já reparou que nos jornais e revistas os textos, normalmente, são divididos em colunas para utilizar melhor o espaço disponível. No Word isto também pode ser feito. Quando esta opção está marcada uma linha dividirá as colunas Escolha o número de colunas Se tiver o sinal, aparecerá uma linha dividindo as colunas Aplica a formatação apenas na seção ou em todo texto.

20 Alternar entre MAIÚSCULAS e Minúsculas
Um texto pode perfeitamente ser digitado todo em letra minúscula (ou maiúscula) e depois arrumado para o correto, sem que seja preciso apagar alguma parte dele. Formatar Maiúsculas e Minúsculas

21 Capitular O comando Capitular é utilizado para dar destaque especial ao texto, deixando a primeira letra do parágrafo diferente das demais. Geralmente é usado no primeiro parágrafo de um anúncio de revista, ou matéria jornalística, bem como no início do capítulo de um livro. Seleciona – se a letra que será capitulada Formatar Capitular Escolha algum dos formatos de capitulação Escolha o tipo de letra Escolha o tamanho da letra

22 Selecionar o tipo, estilo e cor para a borda
Bordas e Sombreamento Formatar Bordas e Sombreamento Selecionar o tipo, estilo e cor para a borda

23 Selecionar a arte desejada para a folha
Bordas e Sombreamento Selecionar a arte desejada para a folha

24 Selecionar a cor de preenchimento desejado
Bordas e Sombreamento Selecionar a cor de preenchimento desejado

25 Inserir Figuras

26 Sair do Word 2000 Antes de sair do Word é preciso salvar todos os documentos que estiverem abertos. Se algum texto foi modificado, mas não gravado, o Word emitirá um aviso de que este texto não está totalmente gravado, e perguntará se você deseja salvar as modificações feitas no arquivo.


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