A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Microsoft Office Excel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Microsoft Office Excel"— Transcrição da apresentação:

1 Microsoft Office Excel

2 O que é? Um aplicativo desenvolvido pela empresa Microsoft, uma planilha eletrônica que fornece ferramentas para efetuar cálculos através de fórmulas e funções e para a análise desses dados.

3 FUNÇÕES Planilhas: Permitem armazenar, manipular, calcular e analisar dados tais como números, textos e fórmulas. Ainda é possível acrescentar gráficos diretamente em sua planilha, elementos gráficos, tais como retângulos, linhas, caixas de texto e botões. É possível utilizar formatos pré-definidos em tabelas.

4 FUNÇÕES Bancos de dados: é possível classificar, pesquisar e administrar facilmente uma grande quantidade de informações utilizando operações de bancos de dados padronizadas. Gráficos: você pode rapidamente apresentar de forma visual seus dados. Além de escolher tipos pré-definidos de gráficos, você pode personalizar qualquer gráfico da maneira desejada.

5 FUNÇÕES Apresentações: é possível usar estilos de células, ferramentas de desenho, galeria de gráficos e formatos de tabela para criar apresentações de alta qualidade. Macros: as tarefas que são freqüentemente utilizadas podem ser automatizadas pela criação e armazenamento de suas próprias macros.

6 Barra de Menus Barra de Título Barra de Formatação Barra de Ferramentas Área de Trabalho Barra de Fórmulas Índice de Colunas Painel de Tarefas Ponteiro de Célula Índice de Linhas Barras de Rolagem Planilhas da Pasta de Trabalho Barra de Status

7 PASTA DE TRABALHO A pasta de trabalho é o documento ou tipo de arquivo normal do Microsoft Excel, que é salvo com a extensão .xls. Uma pasta de trabalho é o equivalente eletrônico a um fichário.  

8 PLANILHAS Dentro das pastas de trabalho, você encontrará planilhas, como planilhas de trabalho e folhas de gráfico. O nome de cada planilha aparece em uma guia na parte inferior da pasta de trabalho. É possível mover ou copiar planilhas entre as pastas de trabalho diferentes e reorganizar planilhas dentro de uma mesma pasta de trabalho.

9 CÉLULAS Cada encontro entre uma linha e uma coluna no Excel é chamado de célula, e é representado pela letra que corresponde à sua coluna e pelo número de sua linha. Exemplo: A1

10 BARRA DE FERRAMENTAS Os botões da barra de ferramentas possuem as mesmas funções dos botões já vistos no Microsoft Word. No Excel são acrescentados ainda os seguintes botões:

11 BARRA DE FERRAMENTAS Botão Função
Autosoma – aciona automaticamente a função SOMA. Se houver dados numéricos acima ou à esquerda, o próprio programa sugere o intervalo de células a serem somadas. Classificação Crescente – ordena a lista selecionada do menor para o maior valor, usando a coluna que contém a célula ativa

12 BARRA DE FERRAMENTAS Botão Função
Classificação Decrescente – ordena a lista selecionada do maior para o menor, usando a coluna que contém a célula ativa. Assistente de Gráfico – abre o assistente que auxilia na criação de gráficos.

13 BARRA DE FERRAMENTAS Os botões da barra de formatação também possuem as mesmas funções dos botões já vistos no Microsoft Word. No Excel são acrescentados ainda os seguintes botões:

14 BARRA DE FORMATAÇÃO Botão Função
Mesclar e Centralizar – centraliza o conteúdo na largura das células selecionadas e passa a entendê-las como uma só célula. Estilo de Moeda – formata a seleção como R$ ###.###,##.

15 BARRA DE FORMATAÇÃO Botão Função
Estilo de Porcentagem - formata a seleção como ## % (sem casas decimais). Separador de milhares – formata a seleção como ###.###,## (com duas casas decimais). Aumentar casas decimais – aumenta do número de casas decimais.

16 BARRA DE FORMATAÇÃO Botão Função
Diminuir casas decimais – diminui o número de casas decimais. Bordas – aplica o tipo de borda escolhido na área selecionada da planilha.

17 BARRA DE STATUS O lado esquerdo da barra pode mostrar:
Pronto - aguarda que você digite dados em uma célula. Digite - quando você insere dados em uma célula. Edita - quando você edita (pressionando F2, por exemplo) o conteúdo de uma célula. Do lado direito desta barra é mostrado o estado de algumas teclas: NUM - tecla Num Lock ativada. SE - o modo "Sobreescrever" (INSERT) está ativado. SCRL - a tecla Scroll Lock está ativada. CAPS - a tela Caps Lock está ativada.

18 CÉLULA ATIVA Para introduzir dados em uma célula ela deve estar ativa. Para selecionar uma célula, clique sobre na célula desejada. Aparecerá o ponteiro de célula, ou seja, ficará uma “Borda forte” na célula que está ativa e suas coordenadas aparecerão na Barra de Fórmulas.

19 BARRA DE FÓRMULAS Mostra as coordenadas e o conteúdo da célula atual. Nesta barra é possível digitar e editar o conteúdo de uma célula. Para confirmar o conteúdo digitado na Barra de Fórmulas, tecle Enter. Para descartar, tecle Esc.

20 EDITANDO DADOS Para editar uma célula você pode:
Ativar a célula, digitar o dado correto e pressionar Enter ou; Ativar a célula e clicar na barra de fórmulas sobre o dado existente. Use as teclas Backspace, DEL e as demais do teclado para corrigir o trecho incorreto. Tecle Enter para confirmar a alteração. Outra forma de alterar o conteúdo de uma célula, é ativar a célula que se deseja alterar e teclar <F2>. A palavra Edita aparecerá na barra de status. Agora você pode efetuar as correções do mesmo modo que o descrito acima. Efetuando um duplo clique sobre a célula a ser alterada é possível editar novamente na própria célula.

21 EDITANDO DADOS – TECLAS:
Backspace - apaga os caracteres à esquerda do cursor. Delete - Apaga os caracteres à direita do cursor. Insert - Ativa e desativa o modo de sobre escrever (SE - Sobrescrever). Setas à direita e setas à esquerda - movem o cursor. Home - Leva o cursor para o início do conteúdo da linha. End - leva o cursor ao fim do conteúdo da linha.


Carregar ppt "Microsoft Office Excel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google