A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?"— Transcrição da apresentação:

1 POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
O conhecimento gramatical é uma ferramenta fundamental para a construção do texto que se proponha a ser coerente, claro e coeso. A partir de uma proposta textual, a escolha das palavras e dos conectivos dará à mensagem o aspecto lingüístico adequado ao objetivo de clareza necessário a todo texto. Saber reconhecer as classes de palavras e sua aplicação na elaboração de um gênero textual dá ao elaborador o fundamento da intenção comunicativa.

2 O QUE É UM GÊNERO TEXTUAL?
Considera-se gênero textual toda proposta de texto que se identifique com alguma finalidade específica de comunicação. Para comunicarmos, fazemos uso de diversos recursos, tais como a oralidade, a escrita e a gesticulação, e todas as variantes possíveis para que alcancemos o receptor de nossa mensagem.

3 O QUE É UM TEXTO? Define-se texto como sendo um conjunto de elementos significativos que se propõe a estabelecer, harmoniosamente, um efeito comunicativo. O QUE É UM (BOM) TEXTO? O bom texto é aquele que se propõe a atingir o efeito comunicativo e o faz, com clareza e objetividade.

4 O QUE PODE IMPEDIR A COMUNICAÇÃO?
O desconhecimento das regras gramaticais; A má seleção de palavras para o texto; A repetição abusiva de expressões; A dispersão na proposta textual; A falta de uma boa revisão do texto; A desatenção quanto ao receptor desse texto; O descompromisso com o gênero textual.

5 1._________ por meio _______ solicitar...
TREINO ORTOGRÁFICO 1._________ por meio _______ solicitar... (Vimos/Viemos) (deste/desse) 2. A cerimônia de __________ será _______. (inauguração/inalguração) (de 10hs/às 10h.) 3. A ___________ da ____________ é nobre. (intensão/intenção) (presidência/presidênsia) 4. Cada __________ depende da ___________salarial. (ascenção/ascensão) (pespectiva/perspectiva) 5. A __________ é um sério problema comportamental. (ansiedade/anciedade)

6 O processo da comunicação
Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos : Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a mensagem. Ocupa um dos pólos do circuito da comunicação. Receptor ou destinatário: é aquele que recebe e decodifica a mensagem. Mensagem: é o conteúdo que se pretende transmitir. Suporte/portador/veículo: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida do emissor para o receptor.

7 , situação em que se dá o processo de comunicação.
5. Código: é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida (pelo emissor) uma interpretação adequada (pelo receptor). A língua portuguesa, por exemplo, é um código; o sistema de sinais Morse é outro código. Mas, para que o processo comunicativo se realize a contento, o emissor e o receptor devem empregar um mesmo código, do contrário não haverá comunicação. , situação em que se dá o processo de comunicação.

8 Os principais elementos da comunicação podem ser assim esquematizados:
Contexto Mensagem Receptor Emissor suporte Código

9 Língua, fala, níveis de fala, linguagem, gramática
Antes de iniciarmos uma revisão básica da gramática de língua portuguesa, é útil e necessário esclarecermos alguns conceitos básicos: 1. Língua: Língua é um sistema de signos que serve de meio de comunicação entre os membros de uma comunidade lingüística. Os signos de uma língua substituem os objetos e os representam. Assim : significante Bola Signo = = = Significação significado A língua é, portanto, um verdadeiro código social, enriquecido com o passar do tempo e à disposição dos indivíduos para que dele se apropriem adequadamente. É importante, ainda, observar as diferenças entre a língua falada e a língua escrita. Desse modo, o usuário da língua terá um melhor desempenho nas circunstância em que atua.

10 2. Fala: Denominamos fala ao uso que os membros da comunidade lingüística fazem da mesma língua. Em outras palavras, ele é o ato concreto e individual das pessoas que se apropriam da língua comum e lhe imprimem um estilo particular de expressão. Portanto, ao selecionar as palavras do código comum, sua cultura, seu meio ambiente, etc. Daí surgem os chamados estilos próprios e níveis de fala. 3.Níveis de fala: Níveis de fala são os modos variados com que o individuo usa a língua, de acordo com o meio sociocultural em que ele vive. Nesse sentindo, distinguimos o nível comum do literário, o coloquial do formal e o popular erudito.

11 5. Gramática: 4. Linguagem:
Linguagem é a capacidade comunicativa que têm os seres humanos de usar qualquer sistema de sinais significativos, expressando seus pensamentos, sentimentos e experiências. Desse modo, desenhos, gestos, sons, cores, cheiro, onomatopéias, palavras, etc... são formas de linguagem. A linguagem é uma faculdade muito antiga da espécie humana e deve ter precedido os elementos mais rudimentares da cultura material. 5. Gramática: Finalmente, gramática é a descrição do sistema de uma língua, ou descrição da língua como sistema de meios de expressão. Como esse sistema é tríplice —fônico (de sons), mórfico(de formas), sintático (de frases) —, a gramática divide-se normalmente em fonologia, morfologia e sintaxe, ficando a estilística e a semântica como partes suplementares.


Carregar ppt "POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google