A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vamos estudar banda desenhada!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vamos estudar banda desenhada!"— Transcrição da apresentação:

1 Vamos estudar banda desenhada!
Que bom!

2 Banda Desenhada Banda desenhada é uma forma de comunicação em que a imagem se junta ao texto.

3 Estrutura Vinheta é um quadrado ou rectângulo de uma BD.
Tira é uma faixa horizontal com uma ou mais vinhetas. Prancha é uma página de BD.

4 2.Texto Icónico (imagem)
É constituído por imagens, signos cinéticos (movimento) e metáforas visualizadas. O movimento e vida das personagens são transmitidos através de diversos planos: plano geral, primeiro plano e plano de pormenor.

5 Plano geral – aparece a personagem ou personagens a uma longa distância enquadradas no cenário.
Primeiro plano – destaca uma personagem que surge normalmente “cortada” pela cintura. Plano de pormenor – mostra um detalhe de um objecto ou do corpo de uma personagem.

6 Signos cinéticos são sinais que dão ideia de movimento.
Metáforas visualizadas são desenhos que representam ideias e emoções Cor pode ser importante ao nível da sugestão que fornece. Por exemplo, a cara das personagens pintada de vermelho para mostrar que estão furiosas ou uma pessoa pintada de preto para indicar que está de costas.

7 3. Texto Verbal 3.1 – A legenda situa-se dentro das vinhetas; é um texto do narrador que fornece informações auxiliares de espaço e tempo. 3.2 – O cartucho é um texto compacto, intercalado entre as vinhetas ou junto a elas, que ajuda à compreensão da narrativa.

8 3.3 – O balão é um espaço da vinheta, destacado, com bico apontado ao emissor, onde habitualmente se alojam as falas ou pensamentos das personagens, em discursos directos. Existem vários tipos de balões:

9 3.4. Corpo da letra usado é maior ou menor que o habitual, consoante se pretenda uma intensidade de voz ou de tom muito alto ou muito baixo. 3.5. O som e o movimento é muitas vezes apresentado através de onomatopeias. Onomatopeia é um conjunto de letras cujo o som imita um ruído do dia-a-dia.

10

11

12

13

14 A)) é uma forma de comunicação em que a imagem se junta ao texto.
B) é um quadrado ou rectângulo de uma BD. C) é uma faixa horizontal com uma ou mais vinhetas. D) é uma página de BD. E) apresenta a personagem ou personagens a uma longa distância enquadradas no cenário. F) destaca uma personagem que surge normalmente “cortada” pela cintura. G) são sinais que dão ideia de movimento. H) são desenhos que representam ideias e emoções I) é um texto do narrador que fornece informações auxiliares de espaço e tempo. J) é um espaço da vinheta, destacado para o discurso directo. L) é usado maior ou menor que o habitual, consoante se pretenda uma intensidade de voz ou de tom muito alto ou muito baixo. M) é um conjunto de letras cujo o som imita um ruído do dia-a-dia.


Carregar ppt "Vamos estudar banda desenhada!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google