A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anexos: InícioSegAnt António Arnaut Duarte Professor Quadro Escola EB 2 Pêro da Covilhã Abril de 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anexos: InícioSegAnt António Arnaut Duarte Professor Quadro Escola EB 2 Pêro da Covilhã Abril de 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Anexos: InícioSegAnt António Arnaut Duarte Professor Quadro Escola EB 2 Pêro da Covilhã Abril de 2007

2 Anexos: InícioSegAnt Comunicar Esquema Comunicar = transmitir mensagens!

3 Anexos: InícioSegAnt Conforme o que se pretende comunicar, deve-se usar a forma de representação e os meios de comunicação mais adequados.

4 Anexos: InícioSegAnt Imagens Formas de linguagem

5 Anexos: InícioSegAnt Índices São formas visuais a que atribuímos um determinado significado que vem da nossa experiência e que conseguimos interpretar.

6 Anexos: InícioSegAnt Ícones São imagens que contêm em si mesmas um certo significado. São representações da forma real.

7 Anexos: InícioSegAnt Sinais São imagens com regras previamente estabelecidas, que obedecem a convenções internacionais. Transmitem indicações úteis.

8 Anexos: InícioSegAnt Símbolos São formas visuais a que estabelecem uma correspondência entre a sua forma e aquilo que representam. São mensagens representadas através de imagens que evocam instituições, ideias ou sentimentos.

9 Anexos: InícioSegAnt Cartaz É um meio de expressão gráfica. A mensagem que transmite destina-se a atraír a atenção das pessoas. Deve ser o mais apelativo possível na comunicação da sua mensagem. Deve ser entendido por todos. Apelativo – chamativo, atractivo, cativante …

10 Anexos: InícioSegAnt Cartaz Centro óptico Centro óptico (1) É o local para onde converge o olhar das pessoas; é, assim, um ponto sensível e muito importante na chamada de atenção. Centro óptico (2) O ponto que determina o centro do cartaz, através da intercepção das duas diagonais do rectângulo. Para a elaboração do teu cartaz terás que organizar o espaço de forma a que cada elemento ocupe o lugar que melhor responda à sua função.

11 Anexos: InícioSegAnt História: O primeiro cartaz impresso data de 1480 (séc. XV). Na antiguidade já se usavam cartazes manuscritos (por vezes em madeira), quer eram colocados ou pregados na parede. A simplicidade de um cartaz é muito importante. Um bom cartaz é aquele que transmite correctamente a mensagem pretendida.

12 Anexos: InícioSegAnt Elementos do Cartaz: Forma Tamanho Imagem Texto Cor Forma Geralmente, a mais utilizada é a rectangular, podendo existir outras. Tamanho Está relacionado com a função que o cartaz vai desempenhar, com o local a que se destina e com os elementos a inserir. Imagem Deve ser sugestiva e transmitir de forma clara a mensagem a divulgar. Pode ser ilustração, pintura, fotografia ou desenho. Texto Reforça o significado da imagem. Pode escolher-se o tipo e o tamanho de letra de cada frase, assim como o local da sua colocação. Cor Está associada à mensagem que queremos transmitir e à imagem reproduzida no Cartaz. O uso de muita cor dificulta a leitura do cartaz.

13 Anexos: InícioSegAnt Fundo do Cartaz: Forma/Fundo Contraste A cor das letras é estudada em função da cor do cartaz. Entre uma e outra deverá conseguir-se o contraste necessário à boa legibilidade do texto. Esta relação forma/fundo é de extrema importância quando aumenta a distância a que o cartaz deverá ser lido.

14 Anexos: InícioSegAnt Desenho de Letras (parte um)

15 Anexos: InícioSegAnt Desenho de Letras (parte dois)


Carregar ppt "Anexos: InícioSegAnt António Arnaut Duarte Professor Quadro Escola EB 2 Pêro da Covilhã Abril de 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google