A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FOLHETO/”FLYER” E AUTOCOLANTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FOLHETO/”FLYER” E AUTOCOLANTE"— Transcrição da apresentação:

1 FOLHETO/”FLYER” E AUTOCOLANTE
CÓDIGO DA ENERGIA FOLHETO/”FLYER” E AUTOCOLANTE

2 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
O FOLHETO/”FLYER” O FOLHETO O folheto é um dos suportes de comunicação mais utilizado nas diferentes áreas da sociedade. O seu destino é quase sempre a distribuição a um determinado público-alvo e de um modo geral tem carácter efémero. Podemos observar diferentes finalidades ou funções do folheto, como por exemplo: Informativa Cultural Didáctica Política Publicitária

3 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
O folheto é um poderoso meio de comunicação e tem uma função diferente conforme a mensagem a comunicar e o público-alvo a que se destina, assim as funções comunicacionais mais frequentes nos folhetos são: Informativa – o folheto informa sobre a existência de serviços, o programa de espectáculos, de eventos, etc. Didáctica – o folheto pode comunicar uma mensagem para ensinar algo, como por exemplo: apresentação de um mapa de metro, indicações técnicas sobre montagem de um equipamento, a apresentação da roda dos alimentos ou de um código de conduta. Persuasiva – o folheto pode apelar para uma campanha social, publicitária ou política, promover a compra de um produto ou motivar para novos comportamentos sociais.

4 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
O folheto Função comunicacional Para que o folheto comunique melhor com o receptor, deve respeitar algumas regras de comunicação. Em todos os folhetos há sempre uma mensagem, essa mensagem pode ser transmitida através de imagem, através de texto ou através de ambos texto e imagem. A mensagem estabelece-se sobre um suporte plano, normalmente em papel e pode ter: diferentes formas, mas de uma maneira geral é rectangular; diferentes dimensões, que dependem sobretudo da função do folheto e do conteúdo que se pretende divulgar;

5 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Técnicas - existem várias técnicas que podem ser utilizadas para execução da ilus- tração de um folheto, como fotomontagem, colagem, pintura a lápis de cor, guache, aguarela, canetas de feltro ou técnica mista e também se podem combinar as técnicas tradicionais com as ferramentas de informática dos diferentes programas. Para a composição do texto a utilização dos meios informáticos facilita o trabalho e a leitura, no entanto, pode-se utilizar texto manuscrito desde que tenha uma boa legibilidade e que fique harmonioso na composição.

6 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Organização formal – paginação A distribuição dos elementos no folheto deve ser feita tendo em conta a harmonia e o equilíbrio da composição. Pode-se criar um módulo vertical e a partir desse módulo dividir a folha A4 criando o espaço para o texto ou para as imagens igual a um módulo, dois módulos, um módulo e meio, etc. Deve-se deixar uma margem aproximadamente de 1 cm entre o texto e o contorno de cada página do folheto, as imagens utilizadas podem respeitar esse contorno ou podem terminar coincidentes com a linha de contorno. Tendo em conta que o folheto é um tríptico pode-se dividir o interior em três partes iguais pelas dobras verticais ou definir uma composição para ser lida com o folheto todo aberto e ignorando a divisão provocada pelas linhas de dobragem. Não deve ter excesso de elementos diversificados, porque estes podem desviar a atenção do receptor em relação à informação principal que se pretende transmitir.

7 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Esboços da paginação do folheto

8 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Os elementos da capa de um folheto devem permitir uma leitura rápida e que permita fixar o essencial. A imagem é um elemento de atracção fundamental para o leitor. O texto e/ou a imagem da capa apresenta-se na vertical ou na horizontal. A combinação dos elementos do folheto – imagens, texto, formas e cores, provoca sempre um efeito visual global que pode tornar o folheto mais ou menos eficaz, por isso o equilíbrio entre texto e imagem e a organização da composição é muito importante.

9 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
O Texto O texto deve ter um tipo de letra facilmente legível. A dimensão da letra (corpo da letra) não deve ser muito pequena, para que permita a sua fácil leitura a todos os receptores, nem demasiado grande de forma a manter a harmonia dos elementos do folheto. No entanto o corpo da letra pode variar ligeiramente de tamanho de acordo com o destaque que se pretende atribuir a uma ou outra parte do texto. O espaçamento entre as letras (caracteres) também deve ser o normal ou pode ser um pouco superior ao espaçamento normal. Quanto às linhas de texto, o espaçamento deve ser de 1,5 linhas ou duplo no texto principal, no texto auxiliar pode manter-se este espaçamento ou o simples. Os parágrafos podem ter o texto alinhado conforme o gosto dos autores do folheto.

10 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Texto da capa do folheto – texto principal e texto auxiliar O texto na capa não pode ser muito extenso, normalmente é apenas um título ou um slogan – frase identificativa da mensagem que se quer transmitir. O texto auxiliar serve para complementar a informação do título e deve ser motiva- dor do interesse, pela originalidade da mensagem que transmite, evitando, cansar o leitor. A cor do texto deve ter um contraste acentuado e harmonioso com a cor e/ou imagem do fundo. Texto do interior do folheto A linguagem deve ser cuidada e sintética, nunca demasiado descritiva. O texto deve ser objectivo, focado nos principais conceitos que se querem transmitir despertando a atenção do leitor para a mensagem.

11 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Texto de rodapé – patrocínios, apoios ou outros Este texto deve ser colocado na contra capa do folheto e deve ter a letra num corpo bastante inferior aos restantes textos, podem estar representadas imagens corpo- rativas (logótipos e/ou símbolos) referentes a empresas ou entidades que patrocinaram ou apoiaram o projecto. Identificação do autor ou autores A indicação pode ser efectuada numa zona do folheto de forma discreta, de modo a que não interfira na leitura do folheto. Usualmente é composto ao alto com corpo de letra pequeno, numa das margens laterais da contracapa. NOTA IMPORTANTE: quando um folheto se destina a um concurso, deve-se ler com atenção o Regulamento do Concurso que deve ser rigorosamente respeitado. Na maior parte dos concursos, o autor do projecto não pode ser identificado nas peças que se apresentam a concurso.

12 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Exemplo da paginação do interior de um folheto

13 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Exemplo da paginação do interior de um folheto

14 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Imagens – podem ser fotografias, ilustrações ou ambas “Uma imagem vale mais do que mil palavras” (Provérbio proveniente da China). Pela sua objectividade o recurso a imagens é recorrente nos folhetos. As imagens podem ser utilizadas como fundo ou como elemento central da comunicação, para ilustrar a mensagem. A selecção da imagem ou imagens para a capa do folheto é determinante porque permite motivar o receptor para a leitura do folheto. Pode-se utilizar fotografias ou desenhos a preto e branco ou coloridos. O espaço que cada imagem ocupa deve estar em equilíbrio com o espaço ocupado pelo texto e ambos devem ter uma relação harmoniosa entre si. As imagens podem adquirir diferentes tamanhos, como por exemplo, podem ter a largura igual à coluna de texto ou a largura inferior e nas diferentes páginas pode haver variedade na altura das imagens.

15 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Simplicidade formal - dado que o receptor normalmente não dedica muito tempo à leitura do folheto, este deverá ser desenvolvido tendo em conta a simplicidade formal: a utilização regrada de elementos (texto e imagens); um conjunto de cores apelativas, não há necessidade de usar muitas cores porque tornam a composição confusa e, portanto, pouco legível ; o recurso a formas facilmente perceptíveis, ajudam na descodificação da mensagem num espaço de tempo limitado.

16 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Exemplo da paginação do interior de um folheto

17 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Relação figura-fundo De forma a que a informação seja correctamente percepcionada, deverá ser assegurado contraste suficiente entre os diferentes elementos. Espaço vazio ou neutro De forma a que o folheto seja mais eficaz deveremos reservar espaços vazios ou neutros na composição. Deste modo permitimos uma melhor leitura da informação, através do isolamento de zonas sem texto/imagens. Originalidade Uma boa ideia pode servir para criar um folheto apelativo e com grande impacto visual. Quem projecta um folheto, recorre a uma série de desenhos ou esboços, antes da sua realização. Apresenta-se a seguir a estrutura de um folheto e as suas linhas de força.

18 CAMPO VISUAL DA CAPA DO FOLHETO
CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE CAMPO VISUAL DA CAPA DO FOLHETO Centro óptico – corresponde à área do folheto onde se tende a fixar a atenção. Centro físico – corresponde ao ao centro do folheto determinado pelo ponto de cruzamento das diagonais

19 CAMPO VISUAL NO INTERIOR DO FOLHETO TRÍPTICO
CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE CAMPO VISUAL NO INTERIOR DO FOLHETO TRÍPTICO Área indicada para títulos e/ou imagens ou para continuação de texto da página anterior. Área visual privilegiada para colocação de conteúdos. Área indicada para colocação de informação complementar , ou para continuação do texto ou das imagens.

20 CAMPO VISUAL NO EXTERIOR DO FOLHETO TRÍPTICO
CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE CAMPO VISUAL NO EXTERIOR DO FOLHETO TRÍPTICO Área onde se pode repetir o título do projecto. Área visual mais importante da capa e da página de destaque quando se abre o folheto. Área indicada para colocação de informação complementar , como por exemplo os contactos e a referência aos apoios e patrocínios, embora esta possa também ser colocada noutro espaço da composição desta página. página de destaque - contracapa - capa

21 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Exemplo de contracapa Exemplo de capa

22 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Exemplo da paginação do interior de um folheto

23 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
RESUMO É muito importante constituir um grupo de trabalho que desenvolverá o projecto distribuindo diferentes tarefas pelos seus elementos. Deve-se seleccionar, esquematizar e sintetizar as ideias para o folheto a partir do tema escolhido e aplicar a metodologia de projecto na realização do folheto: Definição do tema; Definição do público a que se vai dirigir; Pesquisa – estudo dos mecanismo do gosto desse público e pesquisa sobre o tipo de folhetos existentes relacionados com o tema escolhido ; Escolha da técnica a utilizar; Selecção do texto e das imagens adequadas à composição;

24 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Definição da composição formal, quanto aos espaços brancos: margens laterais, superior e inferior; Definição dos espaços preenchidos pelo texto e pelas imagens; Realização de esboços de conjunto a lápis de grafite; Maquete no formato A4, com estudos de cor; Arte final do folheto, realizada em computador ou pelo método tradicional de texto manuscrito ou escrito em computador e imagens coladas nos respectivos espaços.

25 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
O AUTOCOLANTE

26 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
O AUTOCOLANTE O autocolante, tem uma face com uma imagem e/ou texto e a face oposta coberta por uma película adesiva. Tal como o folheto é também um dos suportes de comunicação utilizado nas diferentes áreas da sociedade e o seu destino é quase sempre a distribuição a um determinado público-alvo, pode ter carácter efémero se não chegar a ser colado num determinado espaço, no entanto poderá ser colado e permanecer visível durante um longo período de tempo. Quando o receptor cola o autocolante, por exemplo, no frigorífico da sua cozinha permite assim que a mensagem do autocolante possa ser transmitida repetidamente aos vários receptores que entram nesse espaço, durante um determinado período de tempo. Se o autocolante estiver colado num local público num espaço adequado a sua mensagem será transmitida a um grande número de receptores.

27 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
O autocolante para o concurso Código da Energia tem de ser apresentado numa folha em formato A5, o tamanho do autocolante pode variar dentro desse espaço. O autocolante pode ter o contorno regular de uma forma geométrica: quadrado, rectângulo, elipse, circunferência, etc. ou pode ter um contorno irregular que pode ser por exemplo o contorno da imagem do autocolante ou apenas um contorno feito livremente com linhas curvas ou com linhas rectas. A composição do autocolante deve estar directamente relacionada com a composição do folheto e com a mensagem principal que se pretende transmitir, uma vez que é uma peça que complementa o folheto. Pode-se utilizar apenas uma imagem ou várias imagens para o autocolante, conforme a opção do autor tendo em conta o equilíbrio da composição, no entanto a imagem ou imagens devem também existir no folheto e devem ser seleccionadas as imagens com maior significado de acordo com o conteúdo da mensagem a transmitir.

28 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
O texto deve ser bem seleccionado para que a mensagem seja transmitida de uma forma objectiva e directa, uma vez que o espaço disponível para o texto é pouco e deve ser muito bem organizado, deve-se privilegiar o tamanho do corpo da letra e reduzir a quantidade de texto, deixando sempre uma margem livre até ao contorno do autocolante. Deve-se seleccionar, esquematizar e sintetizar as ideias a partir do tema escolhido e aplicar também a metodologia de projecto na realização do autocolante: Definição do tema; Definição do público a que se vai dirigir; Pesquisa – estudo dos mecanismo do gosto desse público e pesquisa sobre o tipo de autocolantes existentes relacionados com o tema escolhido ; Escolha da técnica a utilizar; Selecção do texto e das imagens adequadas à composição;

29 CÓDIGO DA ENERGIA - FOLHETO E AUTOCOLANTE
Definição da composição formal, formato do autocolante, contorno geométrico regular ou contorno livre e irregular; Definição dos espaços preenchidos pelo texto e pela(s) imagem(s); Realização de esboços de conjunto a lápis de grafite; Maquete no formato A5, com estudos de cor; Arte final do autocolante feita em computador ou com técnica tradicional de colagens. Exemplos de autocolantes com diferentes formatos

30 CÓDIGO DA ENERGIA ESCOLA DA ENERGIA – DESAFIOS E CONCURSOS
Um Projecto de parceria entre: CÓDIGO DA ENERGIA ESCOLA DA ENERGIA – DESAFIOS E CONCURSOS “Dicas para execução de um Folheto e de um Autocolante” Ana Cristina J. G. Ramos Escola Secundária c/ 3º Ciclo de de Ferreira Dias em colaboração com a Associação Bandeira Azul da Europa, Eco-Escolas e Fundação Galp Energia Abril de 2011


Carregar ppt "FOLHETO/”FLYER” E AUTOCOLANTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google