A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10."— Transcrição da apresentação:

1 O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10

2 A origem do cartaz impresso remonta ao século XV, após a invenção da imprensa tipográfica, por Gutenberg. Até meados do século XIX, a sua função era sobretudo informativa, não pretendendo seduzir nem convencer, assemelhando-se mais a avisos. Mas com a intervenção da litografia a cores, na segunda metade do século XIX, apareceu um novo tipo de cartaz, combinando texto e imagem de forma a seduzir o passante. Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10 A imagem é o elemento principal do cartaz. Através da imagem, o cartaz chama a atenção do passante e desperta- lhe o interesse, para a mensagem que pretende transmitir A IMAGEM

3 Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10 O TEXTO O escolha do título e demais texto deverá ter como preocupação fundamental a rápida e eficaz apreensão da mensagem. Deve, portanto, ser curto e de fácil compreensão. A sua legibilidade é condição indispensável A COMPOSIÇÃO Geralmente, o cartaz tem a forma de rectângulo ao alto; contudo existem cartazes com outras formas e dispostos de outras maneiras. A distribuição dos elementos que compõem o cartaz poderá ser orientada segundo algumas estratégias.

4 Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10 O CENTRO ÓPTICO È o ponto para onde, em condições normais, os olhos convergem. Este centro não coincide com o centro geométrico, situado ligeiramente abaixo, na intersecção das linhas medianas que cortam o espaço ao meio.

5 Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10 A DIRECÇÃO VISUAL Quando se olha para uma página começa-se por ver o canto superior esquerdo e desce-se progressivamente em diagonal até ao canto inferior direito. Este comportamento é condicionado pelo nosso hábito de leitura. A direcção visual será diferente, por exemplo, num árabe, uma vez que a leitura se efectua da direita para a esquerda.

6 Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10 A LEI DOS TERÇOS O espaço é dividido em três partes, no sentido horizontal e vertical, e a colocação dos elementos preponderantes é feita de modo a proporcionar situações estáticas ou de maior dinamismo.

7 Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10 BRINCADEIRAS COM IMAGENS

8

9

10 FAZER UM CARTAZ CONDIÇÕES PARA UM CARTAZ EFICAZ UMA BOA LEITURA VISUAL. Uma imagem apelativa e original. Uma mensagem simples. Um texto curto e com boa legibilidade. Um conjunto de cores apelativas. Simplicidade na organização dos elementos: Imagem e Texto. Originalidade: Uma boa ideia pode criar um cartaz com grande impacto visual


Carregar ppt "O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google