A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeções Ortogonais. Projecções Ortogonais Quando alguém tem uma ideia e cria um qualquer objecto, tem de ser capaz de a transmitir a outros. Os objectos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeções Ortogonais. Projecções Ortogonais Quando alguém tem uma ideia e cria um qualquer objecto, tem de ser capaz de a transmitir a outros. Os objectos."— Transcrição da apresentação:

1 Projeções Ortogonais

2 Projecções Ortogonais Quando alguém tem uma ideia e cria um qualquer objecto, tem de ser capaz de a transmitir a outros. Os objectos são, normalmente, tridimensionais, mas as folhas de papel só têm duas dimensões. Como é que se pode representar (com rigor) um objecto com volume numa folha plana?

3 Planos de projecção Definiu-se um sistema de representação, baseado na projecção ortogonal da peça em três planos perpendiculares entre si: um plano vertical (PV), um horizontal (PH) e um de perfil (PP). Ao conjunto destes três planos chamamos triedro. A seta no canto inferior direito representa a direcção do olhar

4 Vistas de uma peça A peça (ou objecto) a representar é colocada no triedro. Para que a representação seja minimamente rigorosa, tem de incluir pelo menos três vistas (*): frente (indicada pela seta da direcção do olhar), cima e lado. (*) – Existem métodos de representação que exigem mais vistas.

5 Projecção no plano vertical Faz-se passar pelo objecto um conjunto (imaginário) de raios luminosos paralelos entre si, e perpendiculares (ou seja, ortogonais) ao plano de projecção. Ao projectarem o objecto no plano, os raios originam as vistas. Neste caso, a projecção faz-se no plano vertical, o que corresponde à vista de frente, a que se dá o nome de Alçado principal. Note-se a maneira como as arestas aparecem na projecção (em amarelo, no final da animação). Para maior clareza de ilustração, só aparecem alguns raios. A lanterna indica a sua origem e direcção

6 Projecção no plano horizontal A projecção no plano horizontal origina a vista de cima, a que se chama Planta. Mais uma vez, note-se a maneira como uma das arestas aparece projectada (em amarelo, no final da animação).

7 Projecção no plano de perfil A projecção no plano de perfil dá-nos a vista de lado, designada por Alçado lateral (neste caso, esquerdo; outros métodos de representação podem utilizar o alçado lateral direito). Há arestas que ficam cobertas (tapadas) pela face lateral esquerda da própria peça. Essas arestas representam-se, habitualmente, com traço interrompido (em amarelo, no final da animação).

8 Coincidências entre as projecções O facto dos raios serem perpendiculares a cada plano de projecção, e de estes serem perpendiculares entre si, provoca uma série de coincidências. Repare-se nas setas laranja: O afastamento (distância) da peça em relação ao plano vertical (primeira seta que aparece), manifesta- se duas vezes: no plano horizontal: é a distância a que a parte de cima do desenho da planta fica da LT (linha de terra, a intersecção entre o plano vertical e o horizontal) – seta laranja inferior; no plano de perfil: é a distância a que o lado esquerdo do alçado lateral esquerdo fica do eixo vertical (linha de intersecção entre o plano vertical e o de perfil) – seta mais à direita.

9 O rebatimento dos planos Os planos de projecção têm de ser rebatidos, planificados, para que as vistas neles projectadas possam aparecer numa folha de papel. Obtemos então as três vistas necessárias à representação da peça: na parte superior esquerda da folha, fica o Alçado principal (vista de frente); na parte inferior esquerda, a Planta (vista de cima); na parte superior direita da folha, aparece o Alçado lateral. As setas laranja aparecem aqui apenas para realçar as tais coincidências atrás mencionadas. Mais uma vez, chama-se a atenção para a existência de outros métodos de representação, onde as vistas e a sua disposição podem ser distintas destas.


Carregar ppt "Projeções Ortogonais. Projecções Ortogonais Quando alguém tem uma ideia e cria um qualquer objecto, tem de ser capaz de a transmitir a outros. Os objectos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google