A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Percepção e Fund. Das Artes Visuais Aula 007 Gestalt A psicologia da forma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Percepção e Fund. Das Artes Visuais Aula 007 Gestalt A psicologia da forma."— Transcrição da apresentação:

1 Percepção e Fund. Das Artes Visuais Aula 007 Gestalt A psicologia da forma

2 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt Em alemão, quer dizer forma, figura. Chamada de boa forma pelos designers. É uma teoria da psicologia que estuda a percepção visual, isto é, o cérebro percebe as partes de um todo, mas as organiza de maneira original que pode mudar o sentido.

3 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt Na verdade, estuda os processos cognitivos, questões relacionadas ao pensamento, memória, reações motoras, aprendizagem e outros aspectos da experiência consciente. Julgando que a percepção é a combinação da experiência e função da forma.

4 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt A neurociência explica que o cérebro, ao guardar uma lembrança, tenta relacionar uma informação com algo que já tenhamos visto no passado. Ao ver alguma coisa, o cérebro busca nessas lembranças se a forma se assemelha a algo que já tenhamos visto antes.

5 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt Escola de pensamento (séc.XX): Max Wertheimer; Wilhelm Wundt; Wolfgang Kohler; William James; Kurt Koffka; Jean Piaget.

6 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt Em poucas palavras, o todo é mais do que a soma das partes. Layout > texto + imagem

7 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (dicas) Existem regras? Proporção Áurea: 1,618 Regra dos terços

8 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) As suas leis dão embasamento científico ao sistema de leitura visual. À partir delas, foi criado um suporte sensível e racional, uma espécie de passo-a-passo da leitura visual, que vai permitir e favorecer toda e qualquer articulação analítica e interpretativa da forma de um layout.

9 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Unidade Segregação Unificação Fechamento (clausura) Figura/fundo Continuidade Proximidade Semelhança Pregnância da forma

10 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Unidade Quando um elemento se encerra nele mesmo. E pode ainda ter vários elementos que são percebidos como um todo, isto é, subunidades, onde tendemos a agrupá-los em um único objeto.

11 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Unidade S

12 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Unidade

13 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Segregação Desigualdade de estimulação. Capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidades em um todo. Gera hierarquia: importância e ordem de leitura.

14 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Segregação

15 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Unificação Consiste na igualdade ou semelhança dos estímulos produzidos pelo campo visual. Padrão: facilidade de leitura.

16 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Unificação

17 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Unificação

18 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Fechamento Tendemos a completar segmentos, ligando as áreas similares para fechar espaços próximos, resumindo, nas formas interrompidas é feito o preenchimento visual das lacunas.

19 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Fechamento

20 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Forma fechada x Forma aberta completa, estável e gera passividade e tédio, ainda que equilibrada. dinamismo, atração, envolvimento ativo.

21 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Fechamento

22 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Figura / fundo A forma de um objeto não é mais importante que a forma do espaço em torno dele. Todas as coisas resultam da interação com outras coisas.

23 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Figura / fundo Figura (forma): sempre vista em relação ao que a rodeia (fundo). Ao fazermos a separação do fundo, criamos um contraste. E em muitos casos vai existir a ambiguidade.

24 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis)

25 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis)

26 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Continuidade É a impressão visual de como as partes se sucedem através da organização perceptiva da forma de modo coerente, sem quebras ou interrupções na sua trajetória visual. Mantém o movimento para uma direção: pontos, linhas, planos, cores, etc.

27 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Continuidade

28 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Continuidade

29 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Continuidade

30 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Proximidade Elementos próximos tendem a ser vistos juntos, constituindo um todo ou unidades dentro do todo.

31 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Proximidade

32 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Proximidade

33 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Semelhança Elementos da mesma cor e forma tendem a ser agrupados e a constituir unidades. Estímulos mais semelhantes e próximos: maior tendência a serem agrupados.

34 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Semelhança

35 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Pregnância Lei básica da percepção da Gestalt: simplicidade. Tendência à harmonia e ao equilíbrio visual. Capacidade de reconhecer rapida e facilmente formas bem organizadas.

36 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Pregnância Alta pregnância: Tende a estrutura mais simples, equilibrada, homogênea e regular. Possui o máximo de unificação, clareza formal e de simplificação na organização de suas partes. E essa pregnância pode ser medida de acordo sua: legibilidade, compreensão e clareza.

37 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Pregnância

38 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Pregnância

39 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Pregnância

40 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Pregnância

41 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Pregnância (da forma) Menos é mais. Mensagem simples: fácil compreensão e rápida leitura pelo público. Mensagem Complexa: compromete a leitura e interesse, ultrapassa os 3 segundos.

42 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Em muitas vezes, as leis são complementos uma das outras, sendo comuns identificá-las no mesmo elemento: Unidade, Semelhança e Proximidade; Fechamento e Continuidade.

43 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Cada uma das leis fornece uma técnica que pode ser utilizada na concepção de layouts para maximizar a ênfase da estética visual, tradicionalmente, essas leis da Gestalt mostram como podem ser eficazes quando apresentar elementos visuais estáticos.

44 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt (Leis) Não se esqueça que, assim como as leis da Gestalt são verdadeiras na definição de percepção humana, o oposto de cada um também é verdadeiro.

45 Percepção e Fund. das Artes Visuais Gestalt Aplicar os conceitos da Gestalt em uma construção visual contribui para: Interpretação mais rápida; Facilitar o reconhecimento a distância; Memorização; Representação de significados.

46

47 DOWNLOAD estudiomultifoco.com.br/ftc


Carregar ppt "Percepção e Fund. Das Artes Visuais Aula 007 Gestalt A psicologia da forma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google