A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Fundamentais da Teoria da Gestalt Relação entre parte e todo –Todo é mais que a soma das partes Campo –O campo fenomenológico muda constantemente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Fundamentais da Teoria da Gestalt Relação entre parte e todo –Todo é mais que a soma das partes Campo –O campo fenomenológico muda constantemente."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Fundamentais da Teoria da Gestalt Relação entre parte e todo –Todo é mais que a soma das partes Campo –O campo fenomenológico muda constantemente –Não há atividade puramente intrapsíquica Nativismo vs. Empirismo –Fatores inatos na percepção Organização –Há formas boas e ruins

2 Max Wertheimer ( ) O fenômeno Phi como um exemplo de nativismo na percepção (1912) Ilusão perceptiva em que duas luzes estáticas, mas intermitentes, parecem ser uma única luz que se movimenta de um lugar para outro Sujeitos dessa pesquisa: K. Koffka e W. Köhler Há todos, cujo comportamento não é determinado por aquele dos seus elementos individuais, mas onde os processos parciais são eles mesmos determinados pelo valor intrínseco do todo. O objetivo da teoria da Gestalt é determinar a natureza desses todos.

3 Wolfgang Köhler ( ) Mentality of Apes [Inteligência dos antropóides] (1925) Aprendizagem por insight = Percepção de relações que levam a uma solução de um determinado problema de forma súbita ou repentina Animais podem desenvolver uma representação interna da estrutura do problema (vs. Aprendizagem gradual por repetição)

4 Kurt Koffka ( ) Princípios de Psicologia da Gestalt (1935) Interesses empíricos: percepção de movimento e de ritmo Assume-se que uma linha de 2 cm parece mais longa que uma linha de 1 cm porque ela é mais longa. A despeito da veracidade da percepção, o pesquisador deve sempre perguntar por que as coisas se parecem como tais?"

5 Princípios de organização perceptiva Segregação figura-fundo – um filtro perceptivo decide o que a figura é, e suprime o fundo

6 Proximidade – objetos ou formas que estiverem próximos uns dos outros parecem formar grupos, ou unidades. Mesmo que as formas, tamanhos e objetos em si sejam radicalmente diferentes, vão parecer como um grupo se estiverem próximos.

7 Similaridade – Objetos similares entre si são agrupados, percebidos como unidades

8 Continuidade – Objetos que formam linhas ou curves são percebidos como unidades. O indivíduo tende a continuar as formas além dos seus limites.

9 Fechamento – O filtro perceptivo prefere objetos completos (boa forma). Com formas que não são fechadas, elas parecem incompletes e levam o indivíduo a descobrir o que está faltando. A: the Kanizsa triangle. B: Tse's volumetric worm. C: Idesawa's spiky sphere. D: Tse's "sea monster".

10 Simetria – O filtro perceptivo prefere a simetria. Na falta de simetria, o indivíduo pode ter a impressão de que alguma parte está faltando, ou que a forma está errada.


Carregar ppt "Conceitos Fundamentais da Teoria da Gestalt Relação entre parte e todo –Todo é mais que a soma das partes Campo –O campo fenomenológico muda constantemente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google