A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTALT. O que é ? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTALT. O que é ? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma."— Transcrição da apresentação:

1 GESTALT

2 O que é ? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma.

3 De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

4 A Teoria da Gestalt afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo. Que os conjuntos possuem leis próprias e estas regem seus elementos (e não o contrário, como se pensava antes). Que só através da percepção da totalidade é que o cérebro pode de fato perceber, decodificar e assimilar uma imagem ou um conceito. O todo é mais do que a soma das partes!

5 O que acontece no cérebro não é idêntico ao que acontece na retina. A excitação cerebral não se dá em pontos isolados, mas por extensão. Não existe, na percepção da forma, um processo posterior de associação das várias sensações. A primeira sensação já é de forma, já é global e unificada. Retina x Cérebro

6 Ilusão

7

8

9 Princípios básicos que regem as forças de organização 1. Unidade 2. Segregação 3. Unificação 4. Fechamento 5. Continuidade 6. Proximidade 7. Semelhança 8. Pregnância da forma Leis da Gestalt

10 1. Unidade forças de segregação = desigualdade de estimulação unificação = igualdade de estimulação (neblina) Um único elemento encerra-se em si mesmo ou como parte de um todo

11 A capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidades formais em um todo compositivo ou em partes deste todo. 2. Segregação

12 3. Unificação Igualdade ou semelhança de estímulos. A unificação ocorre quando há harmonia, equilíbrio, ordenação visual e coerência.

13 4. Fechamento A sensação de fechamento visual é obtida pela continuidade de uma ordem estrutural definida. Não confundir com fechamento físico.

14 5. Continuidade Impressão visual de como as partes se sucedem de modo coerente, sem quebras ou interrupções na sua fluidez visual. A boa continuidade atua no sentido de alcançar a melhor forma possível do objeto, a forma mais estável.

15 6. Proximidade Elementos óticos próximos uns aos outros tendem a serem vistos juntos e constituírem uma unidade. Quanto menor a distancia entre dois pontos, maior a unificação

16 7. Semelhança A semelhança tende a ser mais forte que a proximidade.

17 8. Pregnância da forma Pregnância é equilíbrio, clareza e unificação visual, rapidez de leitura e interpretação. Mínimo de complicação na organização dos elementos. Quanto maior for a harmonia e o equilíbrio maior será a facilidade de compreensão e rapidez de leitura.

18 9. Experiência passada Certas formas só podem ser compreendidas se já a conhecermos, ou se tivermos consciência prévia de sua existência. Da mesma forma, a experiência passada favorece a compreensão metonímica: se já tivermos visto a forma inteira de um elemento, ao visualizarmos somente uma parte dele reproduziremos esta forma inteira na memória.

19 Montar um painel de recortes e desenhos cujas imagens evidenciem cada uma das leis da Gestalt. Material: revistas, tesoura, cola, canetas coloridas Exercício

20 Utilizando os elementos conceituais, visuais e relacionais e faça um painel com representações abstratas relacionadas as leis da Gestalt. Justifique Material: color plus, tesoura, cola. Exercício


Carregar ppt "GESTALT. O que é ? Gestalt é um termo intraduzível do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google