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Técnicas de Apresentação Professores : Gerson / João Agosto/2007.

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Apresentação em tema: "Técnicas de Apresentação Professores : Gerson / João Agosto/2007."— Transcrição da apresentação:

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2 Técnicas de Apresentação Professores : Gerson / João Agosto/2007

3 2 Roteiro 1 - Apresentação 2 - Os 4 Slides Obrigatórios 3 - Conteúdo – Seleção e Técnicas de Formatação –3.1- Apresentação –3.2- Roteiro –3.3- Desenvolvimento – as 4 regras básicas da mídia Manchetes (frases de impacto) Tópicos hierarquizados Figuras e Fotos (máximo 20%) Gráficos (max.20%) –3.4- Comentários e Conclusões –3.5- Fechamento 4 - Comentários e Conclusões /26

4 3 1 - Apresentação Escolha a melhor técnica para apresentar Boas idéias não resistem a uma má apresentação Apoio visual fundamental (80% retenção) SW Apresentação –Maior eficiência –Melhor resultado Problemas –Linguagem –Esta mídia (como todas) exige domínio da técnica –Tempo / Interesse do público /26

5 4 2 - Os 4 Slides obrigatórios 1 - ABERTURA- Primeiro 2 - ROTEIRO - Segundo CONCLUSÕES - Penúltimo 4 - FECHAMENTO- Último /26

6 Obrigatório 1- ABERTURA –Instituição ou Evento (promotor da apresentação) –Apresentador, credenciais Identificação- cartão de visita: Nome, e site www, fone) Credenciais (porque está habilitado para esta apresentação), –Data –Duração Tempo e número de Slides - platéia deve saber respeite o tempo- se faltar, NÃO CORRA! Interrompa e vá para as CONCLUSÕES. –Barra de progresso (você sempre sabe o quanto falta) /26

7 Obrigatório 2- ROTEIRO O Roteiro é o mapa de navegação do apresentador Mostrar todo conteúdo em itens –Níveis e sub níveis (até 4 no máximo) Deve caber em um slide (suprimir níveis) Usar Hiperlinks – acesso direto Em apresentações longas: –repetir Roteiro a cada 20 minutos, mostrando: O que já foi visto O que falta /26

8 Desenvolvimento Use somente 4 elementos: Manchetes (frases de impacto) Tópicos hierarquizados Figuras e Fotos (máx. 20% - 2 em cada 10 slides) Gráficos e Tabelas (max.20%, idem) /26

9 Desenvolvimento (Cont) Não empastele- Poucas informações no slide Nunca use frases completas –Porque? Platéia não sabe se lê ou se ouve apresentador –Exceções- (até 10% - um em cada 10 slides o máximo) objetivo missão da organização pensamentos Transforme frases em tópicos hierarquizados (como aqui). Como? Dicas: –Slide é roteiro p/ apresentador não se perder –Slide é anotação para quem assiste texto completo não combina com esta mídia /26

10 9 Do texto para informações estruturadas Use figuras para ilustrar a apresentação mas não exagere, ou seja, no máximo para 20% dos slides. Lembre que uma figura comunica mais do que uma foto. Deve- se sempre que possível usar gráficos pois valem mais do que mil palavras, mas limitados a 20% como as figuras. Sempre que possível elimine a subjetividade usando Números. Um número ajuda a convencer e provavelmente será anotado pela platéia. Números sintetizam o problema e os resultados alcançados. Use Tabelas... /26

11 10 Conteúdo (agora hierarquizado cont.) Prefira figura (clip-art) em vez de foto (é mais limpa) Gráfico- vale por 1000 palavras Números- tem MUITA força numa apresentação –Eliminam subjetividade –Sintetizam resultados –São anotados pela platéia –Ajudam a convencer Tabelas- –Importe do original (em vez de remontar no SW), mantendo ou não o vínculo de atualização –Simplifique para não empastelar /26

12 11 Rodapé Coloque –Autor –Título –Num máx de Lâminas e –Página atual Porque? –Identificação lâminas impressas –Retenção Sofisticando: –Logomarca da empresa ou evento (um dos 4 vértices) –Imagem (difusa) do tema -Banner lateral -1/8 da largura do slide /26

13 12 Efeitos especiais (use, mas não abuse!) Tipos básicos de efeitos –Slide - Introdução de (max. 20%) –Linha- Introdução de (use em 80%) Porque 80%? Concentra na linha que está sendo comentada (e não na próxima) –Letra a letra- não usar ou usar somente em frase curta. Porque? Palavras e frases são reconhecidas e não soletradas. Cansa e confunde. –Movimento de palavras no slide (distrai, é pesado) –Som (evite- compete com o apresentador) Escolha um efeito e use SEMPRE o MESMO –Pode mudar para dar ênfase especial (uma vez !!) /26

14 13 Fundo- qual a cor adequada? Cor do Fundo: –Escuro- apresentação fica mais profissional –Desvantagem- Ruim em ambientes claros Tipo de fundo: –A) Ativo – impressiona mais, combina com mídia Azul Escuro- Cor científica Cores claras e pasteis- Sugerem temas leves Fundo temático (finanças, RH, tecnológico etc..) –B) Neutro – Fundo branco c/ letras escuras (preto ou azul) Ilumina o apresentador em salas escuras Funciona bem em salas claras Como colocar cor Ativa e fundo Neutro? Margens e banners (contribuição do Web design) /26

15 14 Slide Comparativo - Mostre primeiro os DEFEITOS da concorrência e DEPOIS as QUALIDADES do seu produto Apresentação IMPROVISADA –Incompleta –Estende demais pontos não relevantes –Falta de objetividade –Difícil controlar o tempo –Menor retenção platéia –Pode dar muito errado! Planejada com SW apresentação –Evita surpresas –Maior Objetividade –Aumenta poder de comunicação –Documenta idéias Banco de apresentações –Facilita distribuição e cópias –Tranqüiliza platéia (posso ver depois aquele item importante!) /26

16 15 Administrando o tempo - A flecha de 2 minutos Planeje o tempo –Simule e Grave Hiperlinks –Para slides opcionais (estocados ao final) –Flecha de 2minutos a partir da metade go to CONCLUSÕES Perguntas durante –Responda breve e/ou –Remeta para final Quando faltar 2 minutos –Não tente passar rapidamente todos slides faltantes –Clique na FLEXA e vá para CONCLUSÕES –40% da opinião depende de como você termina. /26

17 16 Gráfico de barra- bom p/ mostrar evolução Ex: Evolução da Receita da Empresa- meses /26

18 17 Gráfico + Comentário- valoriza o gráfico e fixa conclusão que interessa Pesquisa –Celulóide perde sempre –Projetor = $ PC –Direto no PC- até 12 pessoas /26

19 18 EVA Acumulado responde: -QUANTO $ a empresa necessita? – R$ 8mil (investimentos + compensação do resultado operac. negativo até a maturação do investimento)l - QUANDO- ver curva negativa gráfico (4 parc. mensais de R$2mil, meses 1 a 4) PRAZO DE CARENCIA- de 6 a 10 meses PRAZO DO FINANCIAMENTO- cerca de 4 vezes a carência - PONTO DE EQUILÍBRIO- mês 10 / 11 /26

20 19 Pizza- use quando tem POUCOS elementos e um deles é BEM maior que demais. Cuidado com distorção- Gráfico em Verdadeira grandeza é mais honesto /26

21 20 Figuras e fotos limitados a 20% /26

22 21 Tabelas – a força dos números /26

23 Penúltimo- COMENTÁRIOS E CONCLUSÕES - Slide Obrigatório N.3 –Reforçar 3 ou 4 idéias básicas da apresentação (memória limite de 7) –Retenção: Numa palestra típica: somente 50% foi ouvido destes, somente 50% foi entendido Somente 50% do entendido será lembrado daqui 3 meses.... –Paradoxo: RESUMA para ser LEMBRADO ! /26

24 Último slide- FECHAMENTO Conteúdo obrigatório –Muito Obrigado!! –Identificação apresentador – cartão de visita , site www, fone Facilite. Alguém pode querer te contatar –SLOGAN (assinatura de marketing ou idéia síntese) –Foto da equipe (ou prédio, etc) no fundo pode ser sensacional para encerrar! –Importante no mundo virtual. Lembre –Deixe bem claro que acabou! (técnica Pavarotti: Le grand finale e pano rápido!) –Nunca apague o projetor!!! Deixe último slide na tela, durante perguntas até a sala esvaziar! (ou até próximo apresentador apagar para você...) /26

25 24 Comentários e Conclusões SW de apresentação- mídia com linguagem própria –Lâmina é Roteiro para apresentador e Anotação da platéia –Somente 4 elementos Manchete Tópicos (jamais texto) Gráficos / Tabelas (20%) Figuras / Fotos (20%) –Controle o tempo, para não ser cortado. Programe você mesmo sua saída! Paradoxo: RESUMA para ser LEMBRADO Uma BOA idéia não resiste a uma apresentação RUIM Segundo David Ogilvy - "mago" da publicidade – Comunicação não é o que você diz e sim o que os outros entendem. /26

26 25 Como lemos? De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, nao ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm nolgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Vdaerde! /26

27 26 Valorize sua Idéia! Use boas técnicas de apresentação! Gerson Teixeira Muito Obrigado !!! /26


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