A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Óptica Geométrica Colégio Ari de Sá Cavalcante Física 1 PROF. RODRIGO LINS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Óptica Geométrica Colégio Ari de Sá Cavalcante Física 1 PROF. RODRIGO LINS."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução à Óptica Geométrica Colégio Ari de Sá Cavalcante Física 1 PROF. RODRIGO LINS

3 1. Introdução Luz é o agente físico que, atuando nos órgãos visuais, produz a sensação da visão. Energia radiante (Radiação) Energia radiante (Radiação) Onda eletromagnética Onda eletromagnética Velocidade da luz no Vácuo: Velocidade da luz no Vácuo: C = 3, m/s ou c = 3, Km/s Representação: Representação:

4 2. Feixes de Luz Convergente Convergente Divergente Divergente Paralelos Paralelos

5 3. Fontes luminosas Fonte de luz Fonte de luz Primária Secundária corpos que emitem luz própria corpos que enviam a luz que recebem de outras fontes Ex: o Sol, a chama de uma vela, as lâmpadas (quando acesas) etc. Ex: a Lua, as nuvens, uma árvore, as lâmpadas (quando apagadas) etc.

6 3. Fontes luminosas Fonte de luz Fonte de luz Pontual (Puntiforme) Extensas dimensões são irrelevantes em comparação com as distâncias da F.L. dimensões não-desprezíveis em relação à distâncias da F.L.

7 4. Classificação dos Meios 4.1 Meios Transparentes Permite uma visão nítida dos objetos; 4.1 Meios Translúcidos Permite uma visão parcial dos objetos;

8 4. Classificação dos Meios 4.3 Meios Opacos Impede a propagação da luz; 4.4 Meios Homogêneos Apresenta as mesmas propriedades físicas em todos os seus pontos.

9 MEIOS ÓPTICOS

10 Não é o que lhe parece O que você vê nem sempre é o que você pensa que é. Aprendemos a perceber ou entender o que estamos olhando, logo, ficamos acostumados a como as coisas devem ser. Algumas vezes, porém, nosso cérebro capta pistas falsas. Outras vezes nossos cérebros preenchem os pedaços que faltam. Nossos cérebros provocam ilusões de óptica em ambos os modos. A ilusão de óptica que você mais vê é a televisão. As imagens da TV não estão em movimento. A televisão é, na verdade, um conjunto de imagens estáticas que aparentam movimento quando mostradas muito rapidamente. Ilusão de óptica !

11

12

13

14

15

16 O nosso cérebro De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.

17 5. Princípios da óptica geométrica 5.1 Princípio da Independência dos R.L. Os raios de luz de um feixe são independentes.

18 5. Princípios da óptica geométrica 5.2 Princípio da Reversibilidade dos R.L. O caminho de um raio de luz não se modifica quando permutamos as posições da fonte e do observador.

19 5. Princípios da óptica geométrica 5.3 Princípio da Propagação Retilínea dos R.L. Nos meios a luz se propaga em linha reta. Nos meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta.

20 Fases da Lua

21 ECLIPSE Os eclipses ocorrem devido ao princípio da propagação retilínea da luz e podem ser : SolarLunar ou

22 ECLIPSE SOLAR A lua se encontra disposta entre o sol e a terra. Fase da lua : LUA NOVA

23

24

25 ECLIPSE LUNAR A lua se encontra atrás do cone de sombra da terra. Fase da lua: LUA CHEIA

26 Se durante um mês temos uma lua cheia e uma lua nova então por que não ocorre eclipse todo mês ? Saiba a razão. Saiba a razão.

27 Porque o plano de translação da órbita da terra não é o mesmo plano de translação da órbita da lua, existe uma inclinação de aproximadamente 5,2° entre eles.

28 Linha dos Nodos

29 Planos de Translação

30

31 Composição da Luz Branca A luz branca ou também chamada de policromática e é composta pelas cores : Vermelho,Laranja, Amarelo,Verde, Azul, Anil e Violeta

32 6. Cor dos objetos Azul Cor Azul Luz Azul Luz Branca Luz Amarela Preto Luz Vermelha

33 Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a Luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio com outro. 1ª Lei da Reflexão: O raio incidente, a reta normal e o raio refletido são coplanares. 2ª Lei da Reflexão: 7. Reflexão da luz Leis da Reflexão LISA Superfície LISA refletora ir i = r RI NRR

34 N N Incidência Normal: NOTA!! i = r = 0 0 i = r = 90 0 Incidência Rasante:

35 7. Reflexão da luz 7.1 Reflexão Regular RI RR

36 7. Reflexão da luz 7.1 Reflexão Difusa (Difusão) RI NRR

37 Ponto Objeto: é um ponto formado por raios de luz que incidem no sistema óptico. PONTO OBJETO REAL PONTO OBJETO VIRTUAL PONTO OBJETO IMPROPRIO

38 Ponto Imagem: Formado por raios de luz que emergem do sistema óptico. PONTO IMAGEM REAL PONTO IMAGEM VIRTUAL PONTO IMAGEM IMPRÓPRIA

39 CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO Baseia-se também no princípio da propagação retilínea da luz.

40

41 Da figura temos uma semelhança entre os triângulos de onde é válida a relação : D d = H h ONDE: D = Distância do objeto d = Distância da imagem H =Altura do objeto h =Altura da imagem


Carregar ppt "Introdução à Óptica Geométrica Colégio Ari de Sá Cavalcante Física 1 PROF. RODRIGO LINS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google