A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas à luz sem necessidade do conhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas à luz sem necessidade do conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Óptica

3 Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas à luz sem necessidade do conhecimento de sua natureza.

4 Conceitos Fundamentais Trajetória da luz invisível ao olho humano no estudo do fenômenos associados a luz, utiliza-se um segmento de reta orientado (raio de luz) feixe de luz é um conjunto de raio de luz

5 Raios de Luz Um conjunto de raios de luz constitui um feixe de luz.

6 Fontes de Luz Fontes Primárias: fornecem luz própria (corpos luminosos) Ex: Sol, luz das estrelas, chama de velas, lampâdas acesas, etc. Fontes Secundárias: refletem a luz que recebem de outros corpos (corpos iluminados) Ex: Luz, planetas, parede, roupas, etc.

7 Classificação Quanto as dimensões da fonte Puntiforme Extensa

8 Puntiforme: se a fonte de luz tiver dimensões desprezíveis em confronto com a distância que a separa dos outros corpos Extensa: quando as dimensões da fonte não podem ser desprezadas

9 Quanto ao meio de propagação Transparentes: toda luz proveniente de uma fonte consegue atravessá-lo. Através desses meios, como ar, água e vidro, dentre outros, objetos são vistos com nitidez

10 Translúcidos: apenas parte da onda proveniente da fonte consegue atravessá-lo. Os meios como vidro fosco e papel vegetal, por exemplo, permitem a visualização do objeto, mas não sua nitidez.

11 Opacos: não permitem a propagação da luz e, portanto, não permitem a visualização do objeto.

12 Princípios da Óptica Geométrica Princípio da Propagação Retilínea da Luz Em meios homogêneos, transparentes e isótropos, a luz se propaga em linha reta. Conseqüências: Formação de sombras, eclipses, etc.

13

14

15

16 Princípio da Independência dos Raios Luminosos

17 Princípio da Reversibilidade dos Raios Luminosos A trajetória dos raios luminosos independe de sentido de propagação.

18 Formação de Sombras e Penumbras Fonte Puntiforme: Região iluminada Sombra (região não iluminada) Fonte Extensa: Região iluminada Sombra Penumbra (região parcialmente iluminada)

19 Região iluminada Sombra Fonte Puntiforme Obstáculo Opaco

20 Sombra Penumbra Região iluminada Fonte Extensa Obstáculo Opaco

21 Sombra e Penumbra

22 As setas amarelas representam a chegada de luz. A região mais escura é a de sombra; e a mais clara, a de penumbra.

23 Eclipses

24 Eclipses Solares Quando a sombra (ausência de luz) e a penumbra (região de pouca luz) da Lua, determinadas pela luz do Sol, interceptam a superfície da Terra, ocorrem os eclipses solares. Eclipse solar total ocorre para um observador que está na superfície da Terra enquanto esta não recebe luz do sol. Tal observador estará na região de sombra.

25

26

27 Perceba a sombra projetada sobre a superfície do planeta. Neste caso, ocorreu eclipse...

28

29

30 Eclipse da Lua A Terra fica entre o Sol e a Lua, que penetra na sombra da Terra.

31

32

33


Carregar ppt "Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas à luz sem necessidade do conhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google