A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA

Cópias: 1
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA ÓPTICA 1

2 a. Conceituar os diferentes tipos de fontes luminosas;
ÓPTICA Objetivos: a. Conceituar os diferentes tipos de fontes luminosas; b. Conceituar raio e feixe luminoso; c. Diferenciar corpos transparentes, translúcidos e opacos; d. Identificar os princípios de propagação da luz; e e. Explicar a reflexão da luz por meio de suas leis.

3 ÓPTICA A Óptica é o ramo da Física que estuda a luz, sua natureza, suas propriedades, suas fontes, propagação e medição.

4 Qual a importância da Óptica?
Essa parte da física é muito presente no cotidiano, sua aplicação vai desde o uso dos óculos ao uso dos mais eficientes e sofisticados equipamentos utilizados para pesquisas científicas como, por exemplo, os aparelhos de telescópio e microscópio. São algumas das aplicações da óptica: Na correção de defeitos visuais; Na construção de instrumentos de observação como, por exemplo, os telescópios e microscópios; Utilizado em câmeras fotográficas e na cinematografia. Entre muitas outras aplicações.

5 Qual a importância da Óptica?
Óptica é o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados à luz. Devido ao fato do sentido da visão ser o que mais contribui para a aquisição do conhecimento, a óptica é uma ciência bastante antiga, surgindo a partir do momento em que as pessoas começaram a fazer questionamentos sobre o funcionamento da visão e sua relação com os fenômenos ópticos.

6 A Óptica pode ser dividida para fins de estudo em:
Óptica Geométrica e Óptica Física.

7 ÓPTICA Óptica geométrica - estuda a trajetória da propagação da luz, considerando-a como um feixe, sem se preocupar com a natureza da luz. Nessa parte são estudados os fenômenos ópticos relacionados às trajetórias seguidas pela luz. Para isso é necessária a noção de raio de luz e as leis que regulamentam o comportamento desses raios.

8 ÓPTICA Óptica física ou ondulatória - estuda a natureza da luz, considerando a propagação da luz em forma de ondas. Quer dizer, estuda os fenômenos ópticos levando-se em conta a teoria sobre a composição da luz.

9 Todos os corpos são fontes de luz e podem classificar-se em:
ÓPTICA Todos os corpos são fontes de luz e podem classificar-se em: Fonte de luz primária ou secundária.

10 ÓPTICA Fonte de luz primária ou corpo luminoso é aquele que emite luz própria.

11 ÓPTICA Fonte de luz secundária ou corpo iluminado é aquela que reflete a luz que recebe de outros corpos.

12 ÓPTICA Fonte puntiforme: Fonte extensa:

13 ÓPTICA Os princípios fundamentais da óptica são: 1º - Princípio da Propagação Retilínea: a luz sempre se propaga em linha reta;

14 ÓPTICA Os princípios fundamentais da óptica são: 2º - Princípio da Independência de raios de luz: os raios de luz são independentes, podendo até mesmo se cruzarem, não ocasionando nenhuma mudança em relação à direção dos mesmos;

15 ÓPTICA Os princípios fundamentais da óptica são: 3º - Princípio da Reversibilidade da Luz: a luz é reversível. Por exemplo, se vemos alguém através de um espelho, certamente essa pessoa também nos verá. Assim, os raios de luz sempre são capazes de fazer o caminho na direção inversa.

16 Raio de luz ÓPTICA Cilíndrico ou paralelo Cônico divergente
Cônico convergente

17 ÓPTICA

18

19 ÓPTICA

20 Conceitos de Transparência, Translucidez e Opacidade
ÓPTICA Conceitos de Transparência, Translucidez e Opacidade

21 Conceitos de Transparência, Translucidez e Opacidade
ÓPTICA Conceitos de Transparência, Translucidez e Opacidade A luz pode ser propagada em três diferentes tipos de meios. Os meios transparentes permitem a passagem ordenada dos raios de luz, dando a possibilidade de ver os corpos com nitidez. Exemplos: vidro polido, ar atmosférico, etc.

22 ÓPTICA Nos meios translúcidos a luz também se propaga, porém de maneira desordenada, fazendo com que os corpos sejam vistos sem nitidez. Exemplos: vidro fosco, plásticos, etc. Os meios opacos são aqueles que impedem completamente a passagem de luz, não permitindo a visão de corpos através dos mesmos. Exemplos: portas de madeira, paredes de cimento, pessoas, etc.

23 Conceitos de Transparência, Translucidez e Opacidade
ÓPTICA Conceitos de Transparência, Translucidez e Opacidade

24 ÓPTICA REFLEXÃO DA LUZ Quando os raios de luz incidem em uma superfície, eles podem ser refletidos regular ou difusamente, refratados ou absorvidos pelo meio em que incidem. A reflexão regular ocorre quando um raio de luz incide sobre uma superfície e é refletido de forma cilíndrica, diferentemente da reflexão difusa, onde os feixes de luz são refletidos em todas as direções.

25 ÓPTICA REFRAÇÃO DA LUZ A refração da luz ocorre quando os feixes de luz mudam de velocidade e de direção quando passam de um meio para outro.

26 ÓPTICA ABSORÇÃO DA LUZ A absorção é o fenômeno onde as superfícies absorvem parte ou toda a quantidade de luz que é incidida. VER WORD

27 Assunto: UD VIII. ÓPTICA Explicar reflexão difusa da luz.
Assunto da Próxima Aula e Exercícios. Assunto: UD VIII. ÓPTICA Explicar reflexão difusa da luz. Explicar refração da luz por meio de suas leis. Classificar espelhos. Classificar lentes.

28 Assunto: UD VIII. ÓPTICA Explicar reflexão difusa da luz.
Próxima Aula Assunto da Próxima Aula e Exercícios. Assunto: UD VIII. ÓPTICA Explicar reflexão difusa da luz. Explicar refração da luz por meio de suas leis. Classificar espelhos. Classificar lentes.

29 Estude ESTUDE


Carregar ppt "COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google