A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Óptica Geométrica Samuel Saviski. Introdução a Óptica Geométrica LUZ: É uma forma de energia radiante, que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Óptica Geométrica Samuel Saviski. Introdução a Óptica Geométrica LUZ: É uma forma de energia radiante, que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas."— Transcrição da apresentação:

1 Óptica Geométrica Samuel Saviski

2 Introdução a Óptica Geométrica LUZ: É uma forma de energia radiante, que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas. É o agente físico responsável pela sensação visual, ou seja, agente físico que interage com nossas células sensíveis(cones e bastonetes).

3 Introdução a Óptica Geométrica Na maioria das vezes a luz apresenta uma mistura de várias cores e, nesse caso, é chamada de policromática. A luz branca é uma mistura de todas as cores.

4 RAIO DE LUZ: É uma representação da propagação da Luz, ou seja, sua trajetória. Introdução a Óptica Geométrica

5 Feixe de luz: é o conjunto dos raios emitidos ou refletidos por um corpo. Esses feixes podem ser: Paralelos: Ex: Laser

6 Introdução a Óptica Geométrica Convergentes: Ex: Lupa

7 Introdução a Óptica Geométrica Divergentes: EX: Farol de carro Luminárias Luminárias

8 Introdução a Óptica Geométrica As fontes de luz podem ser classificadas como: (corpo luminoso): Tem Luz Própria.Primárias (corpo luminoso): Tem Luz Própria. (corpo Iluminado): Não tem luz própria.* Secundárias (corpo Iluminado): Não tem luz própria.

9 Introdução a Óptica Geométrica : Transformam energia térmica em energia luminosa.(também são fontes primárias)* Incandescentes: Transformam energia térmica em energia luminosa.(também são fontes primárias) : Emitem luz a baixas temperaturas. Como exemplo temos lâmpadas fluorescentes(fica acessa enquanto tem um agente exitador) e materiais fosforecentes(permanece emitindo mesmo sem o agente exitador).Luminescentes: Emitem luz a baixas temperaturas. Como exemplo temos lâmpadas fluorescentes(fica acessa enquanto tem um agente exitador) e materiais fosforecentes(permanece emitindo mesmo sem o agente exitador).

10 Introdução a Óptica Geométrica As fontes ainda podem ser classificadas de acordo com o seu tamanho comparado com as distâncias envolvidas. As fontes ainda podem ser classificadas de acordo com o seu tamanho comparado com as distâncias envolvidas. Fontes Pontuais: Fontes onde seu tamanho é desprezivel comparado com as distância envolvidas entre fonte e observador. Ex:

11 Introdução a Óptica Geométrica Fontes Extensas: Fontes onde seu tamanho não é desprezivel comparado com as distância envolvidas entre fonte e observador. Ex:

12 Introdução a Óptica Geométrica Comparando ambas as fontes temos:

13 Introdução a Óptica Geométrica Meios de propagação da luz: Meios de propagação da luz: Os meios podem ser classificados como: Tranparentes: A luz se propaga de maneira regular, e é transmitida perfeitamente, assim a imagem fica nítida:

14 Introdução a Óptica Geométrica Translúcidos: A luz se propaga de maneira difusa, e nãoé transmitida perfeitamente, assim a imagem fica borrada. Ex; Grandes quantidades de água, vidros canelados etc.

15 Introdução a Óptica Geométrica Meios Opacos: Meios onde a luz interage e não consegue atravessar o mesmo assim não podemos ver as imagens que se encontrar do outro lado do mesmo. Ex: Tijolos, Paredes Etc. Meios Opacos: Meios onde a luz interage e não consegue atravessar o mesmo assim não podemos ver as imagens que se encontrar do outro lado do mesmo. Ex: Tijolos, Paredes Etc.

16 Princípios da óptica geométrica e suas aplicações: Propagação Retílinea da luz: Em meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta. Propagação Retílinea da luz: Em meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta. o/p = i/p' o = tamanho do objeto i = tamanho da imagem p = distância do objeto à câmara p' = distância da imagem à câmara

17 Princípios da óptica geométrica e suas aplicações:

18

19 Eclipses: Solar (lua nova) Lunar (lua cheia)

20 Princípios da óptica geométrica e suas aplicações: Fases da lua e o calendário:

21 Princípios da óptica geométrica e suas aplicações: Independência dos raios de luz: Independência dos raios de luz: Quando a luz se propaga em um meio, cada raio é independente dos outros. Assim, quando dois raios se cruzam, um não interfere na propagação do outro.

22 Princípios da óptica geométrica e suas aplicações: Reversibilidade da luz: a trajetória seguida pela luz não depende de seu sentido de percurso. Reversibilidade da luz: a trajetória seguida pela luz não depende de seu sentido de percurso.

23 Reflexão(espelhos planos)

24 Primeira lei Primeira lei O plano de incidência coincide com o plano de reflexão. Segunda lei Segunda lei O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.

25 Reflexão

26 Reflexão(espelhos planos)

27 Campo visual Campo visual

28 Reflexão(espelhos esféricos)

29 Raios Notáveis. Raios Notáveis.


Carregar ppt "Óptica Geométrica Samuel Saviski. Introdução a Óptica Geométrica LUZ: É uma forma de energia radiante, que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google