A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem."— Transcrição da apresentação:

1 CETEP LITORAL SUL II FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL ALFABETIZAÇÃO VISUAL

2 > Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem informação. > A alfabetização visual é a capacidade de entender o que está a ser visto numa imagem. >É a análise e entendimento de elementos de manipulação elementos visual.

3 Assim como para ler, tivemos desde cedo, que nos familiarizar com o alfabeto escrito, as
letras, as suas formas e sons, e diferentes conjugações e regras, com o universo das IMAGENS acontece a mesma coisa, temos que nos educar visualmente para as podermos criar, analisar, interpretar e compreender.

4 Você vê?

5

6 Expandir nossa capacidade de ver significa expandir nossa capacidade de entender uma mensagem visual.

7

8 O que não é sentido, não é percebido.
PERCEPÇÃO Função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais. É a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. O que não é sentido, não é percebido.

9 Tipos de Percepção Percepção Tátil Percepção Gustativa

10 Percepção Olfativa Percepção Auditiva

11 Percepção Visual

12 Capacidade Visual "Embora usada por nós com tanta naturalidade, a visão ainda não produziu sua civilização. A visão é veloz, de grande alcance, simultaneamente analítica e sintética. Requer  tão pouca energia para funcionar, como funciona, à velocidade da luz, que nos permite receber e conservar um número infinito de unidades de informação numa fração de segundos." Caleb Gatteno. Towards a Visual Culture.

13 A teoria da Gestalt A Escola de Berlim ( ) conhecida como a Escola da Gestalt (Boa-forma) estudou a psicologia da forma onde o alvo era a experiência do fenômeno Princípios: Há uma auto-organização da nossa experiência que faz com que esta se manifeste através das formas. A concepção gestaltista é de que a função, sentido, ou mesmo a existência de uma parte depende do seu conjunto. Não percebemos como elementos isolados, ao contrário, percebemos a globalidade do conjunto organizado.

14 A Gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são apresentados à percepção os elementos unitários que compõem o todo. Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que "o todo é diferente da soma das partes". Ou seja, a percepção que temos de um todo não é o resultado de um processo de simples adição das partes que o compõem.

15 Mente humana + estímulos visuais: PERCEPÇÃO
BASE DA GESTALT - “O todo é mais do que a soma das partes .”

16 O que você vê?

17

18

19

20

21

22

23

24

25 2525 1_Observação Observar é uma habilidade que depende de olhar com interesse dirigido, examinar minuciosamente, focalizar, a atenção, concentrar o pensamento e os sentidos com vontade de ver, de apreender, de perceber os detalhes significativos. É como usar uma lente de aumento sobre um objeto.

26 Onde está wally? 2626

27

28 2828 Exercício 1

29 2929 Exercício 2

30 Exercício 3 3030

31 3131 2_MEMORIZAÇÃO A memória visual é a capacidade de registrar com certa precisão aquilo que foi observado, de forma que, passado algum tempo, seja possível relembrar o que foi visto. A fixação de uma forma, a memorização de uma forma depende do nível de organização da forma.

32 Memória – Psicologia da Forma
3232 Memória – Psicologia da Forma “Onde existe organização, a fixação é fácil; onde falta, a fixação é difícil.” (Paul Guillaume) Método psicológico: LUC WO PA RE

33 Memória – Psicologia da Forma
3333 Memória – Psicologia da Forma Palavras e frases significativas são mais memorizáveis. Método psicológico: Essa aula não acaba?

34 Memória – Psicologia da Forma
3434 Memória – Psicologia da Forma Uma forma organizada é mais fácil de lembrar que um amontoado de linhas sem significados. Método psicológico:

35 Memória – Psicologia da Forma
3535 Memória – Psicologia da Forma Uma forma organizada é mais fácil de lembrar que um amontoado de linhas sem significados. Método psicológico:

36 3636 3_ANÁLISE E SÍNTESE Analisar é desenvolver e aprofundar a observação. De uma percepção mais geral, o analista segue para a decomposição das partes do objeto observado. Para isso utiliza-se de um método apropriado a cada objetivo. O método é uma espécie de roteiro a ser seguido na análise dos elementos que compõem o objeto


Carregar ppt "> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google