A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como ler uma imagem Atribuição de significados. Como ler uma imagem Analisar uma imagem é muito mais do que simplesmente reconhecer seu traço primeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como ler uma imagem Atribuição de significados. Como ler uma imagem Analisar uma imagem é muito mais do que simplesmente reconhecer seu traço primeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Como ler uma imagem Atribuição de significados

2 Como ler uma imagem Analisar uma imagem é muito mais do que simplesmente reconhecer seu traço primeiro. É preciso entender as estéticas fotográficas,. Vamos partir de um conceito – entre os muitos possíveis, já que a fotografia é polissêmica: antes de mais nada ela pertence à esfera da comunicação! Quem fotografa quer dizer algo!

3 Como ler uma imagem Qual a função de uma imagem fotográfica? Devemos partir da premissa que fotografias não documentam objetos ou pessoas, mas documentam situações, re presentações. É necessário compreender a criação fotográfica dentro de um contexto sócio histórico. A significação das mensagens fotográficas é culturalmente determinada e sua recepção necessita de códigos de leitura.

4 Como ler uma imagem Neste caminho teremos ajuda de autores como Umberto Eco (Interpretação e Super Interpretação e os Limites da Interpretação); Laurent Gervereau (Histoire Du visuel au XX siècle); Lorenzo Vilches (La Lectura de la Imagen),Martine Joly (A Imagem e sua interpretação), Giuseppe Mininni (Psicologia Cultural da Mídia), Oliver Sacks (O olhar da Mente) e Ian Jeffrey (How to read a photography), Alberto Manguel (Lendo Imagens).

5 Como ler uma imagem Diz Martine Joly: como existem diversos tipos de imagens, existe inevitavelmente diversos tipos de interpretações. Nenhuma mensagem, seja ela qual for, se pode arrogar uma interpretação inequívoca. Por outro lado – continua a autora – a interpretação de uma obra não é ilimitada, pois tem limites e regras de funcionamento.

6 Como ler uma imagem Atenção: antes interpretar ou ler uma imagem, eu já criei este significado. Não significa porém que ele permaneça imutável. Ou seja, interpretamos. Mais uma vez recorremos a Joly: em que medida a nossa interpretação está já em parte construída, antes mesmo de ter acesso às mensagens visuais em concreto?

7 Como ler uma imagem Interpretar é conferir sentido. Nosso contexto sócio-histórico de alguma forma já nos condiciona a uma determinada interpretação. Como se fossemos reféns de nossos olhos.

8 Como ler uma imagem A imagem é concretização de nosso imaginário. O reconhecimento de representações pode requerer uma especie de aprendizado, a compreensão de um código ou convenção além dos necessários para compreender os objetos (Oliver Sacks)

9 Como ler uma imagem A grande dificuldade que temos é afirmar categoricamente qual linha devemos seguir para interpretar as mensagens visuais. Martin Joly, nos apresenta esta multiplicidade: Conhecimento (formas que o homem dispõe para se conhecer e conhecer seu ambiente), Percepção (teoria da revelação do mundo)

10 Como ler uma imagem Recepção (teoria da recepção das obras) Leitura (semiologia/semiótica) Interpretação (os limites) Continua Joly: durante anos privilegiou-se o autor, em seguida a obra, para terminarmos com o espectador. São estes os caminhos que temos quando falamos da recepção da obra.

11 Como ler uma imagem Estamos aqui falando em leitura, recepção, percepção, interpretação e conhecimento. Todos estes conceitos, podemos resumi-los num único, que por sinal é o subtítulo de nosso curso: atribuição de significados. Interpretar é criar um ritmo, uma leitura possível, atribuir sentido e significado para aquilo que foi construído imageticamente.

12 Como ler uma imagem Em que medida somos reféns de nossos olhos? Quando decidimos narrar uma história, também estamos narrando a história da própria fotografia que fizemos. Lembramos o que já sabemos: o caráter ambíguo da fotografia, seguindo as linhas teóricas da semiótica: como vestígio do real (portanto indiciária) ela afirma a existência, mas por ser representação, ela cria uma ficção.

13 Como ler uma imagem Aqui, quem nos ajuda é Alberto Manguel:...a existência se passa em um rolo de imagens que se desdobra continuamente, imagens capturadas pela visão e realçadas ou moderadas pelos outros sentidos, imagens cujos significados (ou suposição de significados) varia constantemente, configurando uma linguagem feita de imagens traduzidas em palavras e de palavras traduzidas em imagens, por meio das quais tentamos abarcar e compreender nossa existência.

14 Como ler uma imagem As imagens que formam nosso mundo são símbolos, sinais, mensagens, alegorias. Particularmente gosto muito desta idéia da leitura da imagem (que remete à semiótica), a idéia da narrativa imagética, da construção de um significado. Ainda Manguel: a imagem da origem a uma história que por sua vez dá origem a uma imagem.


Carregar ppt "Como ler uma imagem Atribuição de significados. Como ler uma imagem Analisar uma imagem é muito mais do que simplesmente reconhecer seu traço primeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google