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FESTIVAL DE CURTA METRAGEM

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Apresentação em tema: "FESTIVAL DE CURTA METRAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 FESTIVAL DE CURTA METRAGEM
Instruções e Orientações para construção de roteiro, filmagem e fotografia.

2 O CINEMA PODE SER DIVIDIDO EM DIVERSOS PROCESSOS. SÃO ELES:
Argumento Roteiro Produção Realização Sonorização Decupagem Montagem Edição Legendagem Dublagem/Dobragem Distribuição Exibição

3 ARGUMENTO: O argumento, geralmente, é a primeira coisa a ser desenvolvida por um roteirista. É a idéia trabalhada sobre a qual se desenvolverá uma seqüência de atos e acontecimentos, que constituirão, futuramente, o roteiro. É a historia do filme descrita de forma dissertativa, a idéia central de tudo.

4 O argumento é muitas vezes visto como a sinopse, mas não é
O argumento é muitas vezes visto como a sinopse, mas não é. A sinopse de um espetáculo possui pouquíssimas linhas (15 ou menos), enquanto alguns autores afirmam que, para cada página de argumento, corresponde a dez de um roteiro.

5 ROTEIRO O roteiro é um documento narrativo utilizado como diretriz para espetáculos de cinema ou programas televisivos. Roteiros de ficção contêm a íntegra de um filme ou de um capítulo de novela ou seriado, divididos em cenas numeradas que descrevem os personagens e os cenários. O roteiro inclui todos os diálogos, com indicações para os atores quanto à entonação da voz e à atitude corporal. Além disso, informa o horário em que cada cena deve ser filmada ("Dia", Noite","Pôr-do-sol", "Amanhecer", etc) e se a cena é "Externa" (filmada ao ar livre) ou "Interna" (gravada em estúdio).

6 Percebendo a diferença
Um exemplo de transcrição de um argumento para um roteiro: ARGUMENTO Alan vive triste e agora quer sua mulher novamente. ROTEIRO Alan entra na sala, com uma expressão triste. Dirige-se até o sofá. Conseguimos ver uma fotografia sobre o sofá. Alan agacha-se e pega a fotografia, trazendo sobre seu tórax. Depois olha a fotografia, enquanto chora. Vemos que a foto é de sua mulher.

7 O roteiro técnico, desenvolvido posteriormente, dá indicações quanto ao posicionamento das câmeras, uso de gruas, iluminação e efeitos audiovisuais. É preparado pelo diretor do espetáculo, em conjunto com a equipe técnica e, eventualmente, com o roteirista.

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10 Noções Técnicas Montagem:
I Um filme é uma série de sucessiva de planos, cenas e sequências de diferentes comprimentos cada um dos quais contendo um momento da acção  A montagem é a linha de união que liga os fotogramas de um filme;  Cada plano do filme, sendo uma parte do total, deve estar unido com lógica tanto ao plano anterior como ao seguinte, tendo em vista o desenrolar correcto da acção com respeito ao tempo, espaço e restantes elementos do filme  Cada parte do filme, entre as outras partes, deve estar justificada coerentemente (razões lógicas, estéticas e outras).

11 Escala de Planos O quadro sintetiza todos os possíveis planos de uma imagem:

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13 Tipos de planos de filmagem
Quanto à distância entre a câmera e o objecto filmado (enquadramento) Plano geral: mostra uma paisagem ou um cenário completo. Plano de conjunto: mostra um grupo de personagens. Plano médio: mostra um trecho de um ambiente, em geral com pelo menos um personagem em quadro. Plano americano: mostra um único personagem enquadrado não de corpo inteiro (da cabeça até a cintura, ou até o joelho). Primeiro plano: mostra um único personagem em enquadramento mais fechado que o plano americano (em muitas situações, o primeiro plano é considerado sinónimo de close-up). Plano próximo, grande plano ou close-up (ou apenas close): mostra o rosto de um personagem. Plano detalhe: mostra uma parte do corpo de um personagem ou apenas um objecto.

14 Quanto à duração Plano relâmpago: dura menos de um segundo, correspondendo quase a um piscar de olhos. Plano-sequência: é um plano tão longo que se pode dizer que corresponde a uma seqüência inteira do filme. Entre esses dois extremos, pode haver planos mais curtos (com duração de uns poucos segundos) ou mais longos (durando um ou vários minutos). Mas é claro que a percepção de um plano como curto ou longo depende não apenas de sua duração, mas também do que acontece no decorrer do plano. Quanto ao ângulo vertical Plongê (do francês plongée, "mergulhado") ou Picado: a câmara está posicionada acima do seu objeto, que é visto, portanto, em ângulo superior. No exemplo mais simples, filma-se um personagem colocando-se a câmara acima do nível de seus olhos. Contra-plongê ou Contra-picado: a câmara colocada abaixo do objeto faz com que o espectador veja a cena de baixo para cima (por exemplo, abaixo do nível do olhar do personagem).

15 Quanto ao ângulo horizontal
Frontal: é o plano em que a câmara filma o personagem ou objeto de frente. Lateral (ou de perfil): o personagem é visto de lado. Traseiro: o personagem é visto por trás. Plano de 3/4: ângulo intermediário entre o frontal e o lateral (assim chamado porque mostra aproximadamente 3/4 do rosto do personagem). Plano de 1/4: ângulo intermediário entre o lateral e o traseiro.

16 Quanto ao movimento Plano fixo: é aquele em que a câmara permanece fixa, sobre o tripé ou outro equipamento adequado, ainda que haja movimento interno no plano, de personagens, objetos, veículos, etc. Panorâmica: é o plano em que a câmara, sem se deslocar, gira sobre seu próprio eixo, horizontal ou verticalmente. Travelling: é o plano em que a câmara se desloca, horizontal ou verticalmente, aproximando-se, afastando-se ou contornando os personagens ou objetos enquadrados, sendo para isso utilizado algum tipo de veículo (carrinho), sobre rodas ou sobre trilhos, ou com a câmara na mão ou ainda com algum tipo de estabilizador. Zoom: é um movimento aparente de aproximação (zoom in) ou de afastamento (zoom out) em relação ao que é filmado, provocado por uma manipulação das lentes da câmara, sem que a câmara em si execute qualquer deslocamento ou rotação.

17 Planos mais utilizados

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19 Grande Plano e Plano Pormenor
Grande Plano Geral e Plano Médio Plano Aproximado e Plano Geral

20 FOTOGRAFIA  Composição:
 Antes de começar a gravar as imagens é importante verificar o melhor enquadramento da cena, reparar se contém tudo o que queremos e se as linhas predominantes são as melhores  Este processo pode ser feito utilizando a técnica da fotografia, verificando ângulos, enquadramento, composição, etc., tal como se se tratasse de uma imagem fixa.  Tudo isto deve ser feito antes, de pressionar o botão vermelho de gravação

21  Composição: Uma das formas de conseguir uma boa composição é através da utilização da “regra dos terços”, que consiste em imaginar a imagem dividida em três partes iguais, quer horizontal, quer verticalmente

22 ILUMINAÇÃO Luz I Se possível gravam-se imagens com o apoio de reflectores próprios para o efeito.  Durante o dia tenta-se evitar a luz do meio-dia por ser demasiado forte e muito vertical.  As melhores horas são as da manhã e as do fim da tarde. À noite já será de novo necessário compensar.

23 Síntese Ter sempre em conta que uma luz demasiado brilhante tal como o sol por detrás do sujeito, não é muito aconselhável pela dureza dos contrastes que provoca. Se o sujeito está numa situação de luz deficiente então move-se para um local melhor iluminado, e a imagem gravada no vídeo ficará em muito melhores condições.

24 SOM  Algumas filamdoras apresentam microfones inbutidos, mas é necessario fazer o texte do som;  Se necessário fazer adaptação de suportes para microfones;  Quando se trabalha em lugares abertos cuidado com os ruidos sonoras existentes no ambiete;

25 DICAS PARA FILMAGEM Segurar sempre a câmara (mesmo as mais leves) com as duas mãos.  A mão direita fica apoiada na pega e trabalha com os controlos principais, a esquerda fica livre para ajudar a estabilizar a câmara e trabalhar com quaisquer outros controlos;

26  Para evitar imagens tremidas, utilizar sempre uma posição de trabalho estável, em particular se a câmara estiver apenas apoiada nas mãos;  Nunca pegar a câmara pela lente, pelo microfone ou pelo visor;  Quando se trabalha em pé, deve-se encostar os cotovelos ao corpo, e conservar os pés afastados (mais ou menos na largura dos ombros);

27  Sempre que possível, procura-se um suporte estável, tal como um muro, uma vedação ou uma porta.
 Ajoelhar ou sentar serão recursos úteis para planos mais baixos (por ex.. para filmar crianças), pois podem proporcionar mais estabilidade à câmara.

28 Ficha técnica

29 PROFESSORA: Danielle Palagano da Rocha


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