A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criação e publicação de podcasts educativos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criação e publicação de podcasts educativos"— Transcrição da apresentação:

1 Criação e publicação de podcasts educativos

2 Sumário Sugestões: Especificação de formatos; Como começar;
Processo de produção.

3 Especificação de formatos
registo em áudio digital em mp3, wma, Ogg Vorbis e FLAC, (7 MB e duração máxima de 5 minutos de gravação). É interessante haver uma imagem identificativa (jpg, png, bmp ou gif); registo vídeo em formato wmv, flv e mpeg, (15 MB e duração máxima de 3 minutos de gravação. As dimensões do vídeo compreendidas entre 480*385.

4 Produções em áudio e vídeo: sugestões
é interessante apostar em histórias originais; haver participação do maior número de alunos da turma; ter diferentes vozes: narrador, personagens … haver clareza da narrativa e da locução; é interessante usar sons da natureza, sons de animais e música, entre outros … usar imagena originais; identificação da fonte /referência do trabalho.

5 Como começar Fazer um breve roteiro (não é rígido mas evita esquecimentos e evita a existência de momentos de silêncio e de indecisão). Treinar a leitura em voz alta para evitar que paragens indevidas ou a leitura rápida provoquem interpretações distintas do pretendido. Gravar a leitura do texto com boa entoação, fazendo um discurso como se estivesse a manter o diálogo com o ouvinte.

6 Processo de produção Realizar a gravação longe de fontes de ruídos.
Manter uma distância média (nem muito próximo, nem muito distante) do microfone para não prejudicar a qualidade da gravação. Cronometrar o tempo de leitura total do episódio antes da gravação. As músicas e sons de fundo devem ser seleccionadas para enriquecerem a apresentação.

7 Ultrapassar os acidentes de percurso
Utilizar programas de edição de áudio para realizar os cortes das partes indesejadas. Lembrar a questão dos direitos de autor quando se usa som ou música que não faça parte do domínio público. Dar atenção às situações de transição (com recurso a sons ou entoação vocal). Verificar o tamanho (em Kb) do ficheiro. Se ficar grande, fazer a sua conversão para formatos que comprimam o tamanho do ficheiro.

8 Ultrapassar os acidentes de percurso
Lembrar de conferir a altura do volume antes de gravar o episódio. Ouvir o novo programa antes de divulgá-lo. Usar originalidade e criatividade.

9 Questões …


Carregar ppt "Criação e publicação de podcasts educativos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google