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Curso Básico de Fotografia Como parte integrante do Curso de Formação em Educação Ambiental para a Gestão da Água. Prof. Me. Jairo R. Fachi.

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1 Curso Básico de Fotografia Como parte integrante do Curso de Formação em Educação Ambiental para a Gestão da Água. Prof. Me. Jairo R. Fachi

2 Aspectos Básicos No atual contexto, com a ampliação do acesso a tecnologia e aos mais diversos recursos tecnológicos no cotidiano, é natural que o uso da fotografia tenha deixado o espaço dos estúdios fotográficos, das viagens de férias para e tornar-se um elemento natural nas mais diversas atividades.

3 Aspectos Básicos De um invento que parecia mágica nos seus primórdios ao pipocar intenso de câmeras fotográficas em todos os ambientes e locais, o uso da fotografia como elemento constante nas formas de comunicar e de se expressar, chega ao seu ápice hoje com as mídias sociais, fortalecidas pela era da informação, do grande uso dos processos multimídia.

4 Aspectos Básicos Se o século passado, em sua maior parte, entre 70 e 80 por cento, pode ser considerado analógico, os últimos 20 anos podem ser efetivamente compreendidos com uma era digital. Diante desse contexto, o uso de imagens, de fotos, ganha um contorno de maior profusão, de maior presença em todos os ambientes.

5 Aspectos Básicos Sendo assim a fotografia assume também um papel de elemento auxiliar nos processos de ensino, dentro do espaço em sala de aula como forma de se inserir nos modos de comunicação cotidianos e de fluxo constante para a maioria das pessoas.

6 Aspectos Básicos Tendo este objetivo em vista é que esse momento vai apresentar aspectos básicos sobre fotografia, para permitir o seu uso em outras etapas do curso, na produção de materiais que auxiliem ao processo de educação ambiental.

7 Imagem Digital e Analógica Fotografia, no sentido geral do termo, é a escrita da luz, e mesmo com a mudança dos processos analógicos para o digital, segue sendo o principal processo a ser feito pelos equipamentos fotográficos.

8 Imagem Digital e Analógica O princípio de funcionamento de uma câmera digital e de uma analógica (com uso de filme) é o mesmo. Ambas capturam a imagem fazendo leitura da quantidade de luz q é emanada ou refletida pela cena.

9 Imagem Digital e Analógica Com o uso da fotografia digital o armazenamento, a manipulação da imagens e a qualidade cresceram aliadas a facilidade de realização das fotos devido a portabilidade dos equipamentos e a facilidade de a cesso devido a redução dos custos em escala vertiginosa.

10 O que é um megapixel ? A resolução de uma câmera digital é expressa por pixels ou pontos. Cada imagem é composta por uma matriz de pixels em forma de linhas e colunas. Quanto mais pixels, mais nítida será a imagem, pois mais detalhes poderão ser gravados. 1 megapixel equivale a um milhão de pixels.

11 Tipos de Câmera As câmeras se dividem em três tipos: 1-Câmera compacta automática (consumer) 2-Câmera compacta avançada (prosumer) 3- Câmera profissional (SLR)

12 Recursos das Câmeras Digitais De forma geral o primeiro aspecto oferecido é conhecido Zoom, recurso que permite a aproximação do assunto que será fotografado. Nas digitais compactas essa capacidade é indicada por um número ao lado do X, indicando o número de vezes que o zoom pode ser ampliado.

13 Recursos das Câmeras Digitais Balanço de Branco – WB- White Balance Esse recurso permite que as cores da foto sejam iguais às cores reais, dependendo da luz que está iluminando a cena. A maioria da câmeras já possuem os diversos tipos de ajustes a serem feitos, na opção menu de cada equipamento.

14 Recursos das Câmeras Digitais Fotos em PB e Sépia È mais uma variação que permite o uso da criatividade por parte do fotógrafo para fotos que realcem contrastes (PB) ou pareçam envelhecidas (Sépia).

15 Recursos das Câmeras Digitais O uso do ISO As câmeras tem opção de uso mudanças no padrão ISO, que se refere a maior sensibilidade de captação da luz, permitindo registro de fotos em locais mais escuros. Quanto maior o ISO, perde-se nitidez e clareza da imagem.

16 Recursos das Câmeras Digitais Flash Esse é um recurso sempre é usado no automático, mas que precisa ser bem considerado. Antes de tudo, descubra qual é o limite de distância que o flash do seu equipamento tem. Isso está descrito no manual da câmera.

17 Recursos das Câmeras Digitais MODOS DE PROGRAMA Automático Macro – Flor – para fotos bem próximas; Montanha – Paisagem – ajusta nitidez do plano de fundo e do primeiro plano; Esporte – boneco em movimento – ajusta para congelar movimentos; AUTO – modo totalmente automático; Noturno – lua – dispara o flash/lentidão do obturador.

18 Composição das fotos O centro de interesse de uma foto não deve ser necessariamente o centro da foto. Embora seja natural o fotógrafo apontar a câmera para o assunto e centralizar, isso pode gerar um efeito negativo para quem vê a foto pro um simples motivo.

19 Composição das fotos A tendência natural do olhar é o centro da foto. Se você desloca o assunto, a pessoa vai levar o olhar para ele e depois, naturalmente, vai olhar para o centro da foto, dando a oportunidade de varrer a foto com o olhar. Colocando no centro, ele focará sua atenção naquele ponto e não se preocupará em apreciar os outros detalhes da fotografia.

20 Composição das fotos A regra dos terços Deve-se dividir a cena em três partes utilizando duas linhas verticais e horizontais, como num jogo da velha. A intersecção das quatro linhas cria quatro pontos focais, que pode-se chamar de A, B, C e D. Esses pontos, chamados de terços, são o centro passivo das atenções para quem olha uma cena.

21 Composição das fotos A regra do terços diz para colocarmos o assunto de maior atenção em algum lugar dos terços da cena. Não é necessário ocupar todos os pontos ou linhas, mas situar em algum deles o elemento principal da foto. Esta deve ser a principal regra a ser seguida.

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23 Composição das fotos Conceitos para uma boa composição Você deve-se questionar antes de tirar a foto: - qual o objetivo da foto? - quem ou qual é o assunto principal? - o que deve ser ressaltado? Gente, arquitetura, cores, textura? - quem será o público da foto?

24 Composição das fotos Respondidas essas perguntas, considere alguns conceitos que podem ser aplicados à foto: 1- Simplicidade - Uma foto deve ser simples, tanto na quantidade de elementos que não devem competir pela atenção. Deve-se buscar a harmonia entre os elementos que você deseja captar na foto.

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27 Composição das fotos Formato O tema no ângulo vertical ou horizontal. O tamanho, a forma e a natureza do assunto devem dizer qual a melhor orientação da cena. Você pode optar pelo formato Retrato, com orientação vertical, ou paisagem na orientação horizontal.

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30 Composição das fotos Direção Um elemento de composição é a direção do olhar. Essa direção pode ser dividida em linhas visíveis ou linhas invisíveis. Linhas visíveis – podem ser formadas por caminhos, ruas, listas ou outros elementos. Linhas invisíveis – são subjetivas, mas se mostram como condutoras do olhar. Ex: foto do atleta.

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32 Composição das fotos Iluminação Iluminação não é a luz em si. Tem a ver com a forma como o elemento central recebe a luz. Serve como elemento de condução do olhar. Pode usar a iluminação para chamar a atenção em uma parte da foto ou tirar a força. Uma mesma cena pode mudar complemente por causa da iluminação. Ângulo de tomada O ângulo pode mudar complemente o resultado do clique. Sempre procure rodear completamente o assunto, no caso de monumentos e arquitetura, ou explorar um local usando ângulos opostos ou inusitados.

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34 Referência RAMALHO, José. Fotografia digital. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.


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