A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO PRÁTICO PRÓ-ELÉTRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO PRÁTICO PRÓ-ELÉTRICA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO PRÁTICO PRÓ-ELÉTRICA

2 Importando o projeto arquitetônico.
Acesse insert > block e procure o arquivo em C:\arquivos_dwg\Arquivos_ELETRICA\arquitetura e abra o arquivo Tipo.dwg.Não esqueça de marcar a opção explode na janela insert.

3 Configurando parâmetros do projeto.
Após colocarmos/abrirmos o dwg iremos verificar a unidade do desenho se está de acordo com a unidade do software.Para isso usamos o comando Dist do Autocad para medir uma distância conhecida no desenho. Vamos medir a espessura da parede, no caso, 0.2 metros o que nos leva a conclusão que o desenho foi criado em metros. Acessamos configurações>parâmetros deste DWG e informamos a unidade e pé direito corretamente.

4 Novo Projeto O Comando Projeto nos ajuda a organizar os nossos projetos e sempre que encontrarmos o termo projeto no software ele se relaciona ao que determinamos em PRJ.Para criar um novo projeto informamos o nome do mesmo clicando em novo projeto e em seguida clicamos em adicionar onde devemos informar os dados. Escala: Se trata da escala do símbolo(conexão) e não da escala de plotagem. Unidade: Deve informar exatamente a unidade do desenho (planta baixa) que vai trabalhar. Cota z do pavimento: É o nível do piso. Clique em gravar e depois em gravar projeto.Clique em abrir para abrir a prancha.

5 Luminárias 1 _ Acesse o comando inserir simbologia 2 _ Escolha a simbologia e símbolo 3 _ Escolha a Variação 4 _ Utilize a opção Centralizar caso queira centralizar a luminária no ambiente 5 _ Nesse momento podemos já definir o circuito ou podemos deixar para definir mais adiante

6 Cálculo luminotécnico.
Luminárias Cálculo luminotécnico. 1 _ Acesse o comando dimensionamento 2 _ Cálculo Luminotécnico 3 _ Escolha se irá usar luminária e selecione a mesma 4 _ Verifique a iluminação desejada clicando em NBR 5413/92 5 _ Clique em relatório para salvar o cálculo e visualizar.Clique em inserir para colocar as luminárias

7 Interruptores 1 _ Acesse o comando Inserir simbologia 2 _ Escolha a simbologia e símbolo 3 _ Escolha a Variação 4 _ Após clicar em inserir posicione o interruptor 5 _ Coloque interruptores paralelos em alguns ambientes

8 Tomadas Manual 1 _ Acesse o comando Inserir simbologia 2 _ Escolha a simbologia e símbolo 3 _ Escolha a Variação 4 _ Escolha a tomada 5 _ Clique em inserir e posicione as tomadas

9 Tomadas Automático 1 _ Acesse o comando Assistente de projeto 2 _ Marque Distribuir tomadas e clique continuar 3 _ Escolha a Tomada e Clique em inserir 4 _ Observe na linha de comando, é solicitado para clicar em um ponto no interior do ambiente. 5 _ Clique no ambiente que deseja distribuir as tomadas.

10 Automático(continuação)
Tomadas Automático(continuação) 6 _ Na tela que segue após clicar no ambiente devemos informar o números de tomadas ou a distância entre elas para que o software faça a distribuição. 7 _ Visualizamos a distribuição, se estiver ok basta clicar em inserir.Podemos ainda modificar a distribuição ou o símbolo.

11 Tubulação Automático 1 _ Acesse o comando Assistente de projeto 2 _ Escolha a opção inserir tubulação e clique continuar 3 _ Escolha o método de inserção e clique em ok

12 Automático(continuação)
Tubulação Automático(continuação) 1 _ Escolha o tubo que deseja utilizar 2 _ Clique no ambiente que quer inserir a tubulação conforme solicitado na linha de comando e confirme a área.

13 Quadro de distribuição

14 Quadro de distribuição
1 _ Acesse o comando inserir simbologia 2 _ Escolha o quadro e clique em inserir 3 _ Serão solicitados os dados do quadro onde devemos informar a tensão, proteções e disjuntores.

15 Quadro de distribuição (continuação)
4 _ É solicitado que selecione tudo que pertence ao quadro, ou seja, tudo que será alimentado por esse quadro! 5 _ Abra uma janela selecionando todo o projeto e clique enter 6 _ Posicione o quadro no projeto 7 _ Não esqueça de ligar os tubos que saem do quadro

16 Atribuir interruptores
1 _ Acesse o comando assistente de projeto 2 _ Escolha a opção Atribuir interruptores 3 _ Marque interruptores e clique continuar 4 _ Para atribuir sua luminária ao interruptor deve clicar na luminária e depois no interruptor ou interruptores correspondentes(a ordem que clica é indiferente, podendo clicar no interruptor e depois na luminária).Tecle enter e na tela que segue escolha com ponto de comando ou simples.

17 Distribuir circuitos 1 _ Acesse o comando assistente de projeto 2 _ Escolha a opção Distribuir circuitos 3 _ Pode aparecer a tela Atribuir abrangência, essa tela aparece caso tenha algum ponto no projeto que não está vinculado a nenhum quadro ( Em nosso caso essa tela aparece já que depois que colocamos o quadro ainda colocamos os tubos que interligam o quadro ao sistema, esses tubos devem ser atribuidos) 4 _ Clique em Atribuir escolha o quadro e na tela seguinte escolha o quadro que deseja distribuir circuitos

18 Distribuir circuitos (continuação)
5 _ Na tela distribuir circuitos devemos selecionar os pontos e clicar em definir circuito, digitando o circuito. _Motivo da divisão das cargas em circuitos elétricos: • Facilita a operação e a manutenção da instalação; • Diminui a queda de tensão; • A corrente nominal é menor, proporcionando condutores e dispositivos de proteção de menor seção e capacidade nominal; • Facilita a passagem dos condutores nos eletrodos e as ligações dos mesmos aos terminais dos aparelhos de utilização (interruptores, tomadas e aparelhos).

19 Dimensionar fiação 1 _ Escolha o quadro, caso a opção Abrir propriedades do quadro estiver marcada a tela dados do quadro aparecerá

20 Dimensionar fiação 2 _Defina os dados de queda de tensão e método de capacidade da corrente.Clique em OK e o software trará o resultado.

21 Dimensionar fiação 3 _ Defina a fiação a utilizar, bitola do fio terra e fiação para Neutro e Fase

22 Inserir fiação _ Após clicar no botão inserir fiação, o software automaticamente vai começar a inserir, observe nesse momento pois pode ser que ele solicite para que o usuário desenhe uma LINHA DE CHAMADA para detalhar a fiação já que o espaço que ele encontra para o detalhe é mínimo.

23 Dimensionar tubulação
1 _ Acesse o comando dimensionamento 2 _ Escolha a opção dimensionar tubulação 3 _ Escolha a opção todo o desenho 4 _ Na tela de dimensionamento podemos alterar o diâmetro final e configurar as taxas de ocupação.Marque exportar e clique em aplicar para atribuir o resultado ao projeto.

24 Detalhamento (indicações da instalação)
1 _ Após a inserção da fiação podemos ajustar as especificações visíveis através do comando indicações.

25 Detalhamento (fiação)
1 _ Ao acessar o comando inserir fiação podemos alternar fiação entre linha de chamada e tubulação e indicar fiação com legenda.

26 Diagramas, quadros e legendas
1 _ Ao acessar o comando diagramas, quadros e legenda podemos gerar o quadro de cargas, diagramas, quadro de disjuntores e etc.

27 Gerar 3D de projeto (Assistente de projeto)
1 _ Ao acessar o comando assistente de projeto iremos acessar o gerar 3D do projeto. 2 _ Podemos gerar de parte do desenho, nesse caso selecionamos o conteúdo e clicamos enter.Pode marcar as layers que não quer visualizar no 3D.

28 Gerar Vista de projeto (Assistente de projeto)
1 _ Ao acessar o comando assistente de projeto iremos acessar Gerar vista de parede. 2 _ Clique no ponto 1, informe o nome da vista e clique no ponto 2.Depois coloque o mouse na direção aonde quer visualizar e clique.Posicione a vista aonde desejar. 2 1

29 Criação de novos símbolos
1 _ Para cadastrarmos novos símbolos, vamos acessar o comando configurações>configurações avançadas. 2 _ Clique no botão Criar em Símbolo. 3 _ Informe o nome do símbolo e em qual simbologia quer cadastrar o mesmo.

30 Criação de novos símbolos (continuação)
4 _ Devemos clicar em adicionar para selecionarmos o desenho do símbolo. 5 _ Na linha de comando é solicitado a variação do símbolo, devemos clicar no ponto de inserção do mesmo. 6 _ Em seguida é solicitado que selecione o desenho.Selecione o símbolo e clique enter. 7 _ É solicitado o texto da descrição do símbolo, tecle enter para digitar.

31 Criação de novos símbolos (continuação)
8 _ Informe a fiação do símbolo e clique ok 9 _ Informe os critérios de ligação na tubulação e clique ok 10 _ Informe os dados de personalização e clique ok 11 _ Após a criação do símbolo, já podemos utilizar.


Carregar ppt "CURSO PRÁTICO PRÓ-ELÉTRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google