A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO ALTOQI EBERICK NA PRÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO ALTOQI EBERICK NA PRÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO ALTOQI EBERICK NA PRÁTICA
SOFTWARE PARA CÁLCULO DE PROJETO ESTRUTURAL DE CONCRETO ARMADO

2 AULA 1 - Introdução O AltoQi Eberick é destinado ao projeto de edificações em concreto armado. Possui um poderoso sistema gráfico de entrada de dados, associado à análise da estrutura em um modelo de pórtico espacial e a diversos recursos de dimensionamento e detalhamento dos elementos. Estes são lajes, vigas, pilares, blocos sobre estacas e sapatas. Destaca-se por sua produtividade na elaboração dos projetos e no estudo de diferentes soluções para um mesmo projeto. A estrutura da edificação é definida através de pavimentos, que representam os diferentes níveis existentes no projeto arquitetônico. O lançamento dos elementos é feito de forma gráfica, diretamente sobre a planta arquitetônica, permitindo definir diversas hipóteses no cálculo do modelo. Objetivo do Curso: Entender os principais recursos do programa e visualizar como ele pode lhe ajudar no dia-a-dia de trabalho na elaboração de projetos estruturais.

3 AULA 2 – CRIAÇÃO DO PROJETO
Abrir um novo projeto e inserir os pavimentos: Térreo, Superior e Cobertura; Definir as alturas dos pavimentos; O Software irá criar um estrutura de pavimentos e dentro de cada pavimento existirá um croqui que é uma área de CAD onde faremos o lançamento dos elementos; Normalmente utiliza-se um arquivo CAD DWG ou DXF externo para começar o projeto.

4 Aula 3 – Preparação da Arquitetura
Etapas de preparação da arquitetura e lançamento dos elementos estruturais para cada pavimento, iniciando pelo pavimento Térreo; Através do Croqui(V7) ou Arquitetura(V8) importamos a planta DWG ou DXF para a área de desenho CAD.

5 Aula 4 – Lançamento Térreo
Lançamento do Térreo Lançamento dos Pilares Lançamento dos Pilares de Canto e Centro Lançamento de Vigas Espelhando o Pavimento Ajustando o Lançamento de Vigas Convertendo os pilares do Térreo para fundação

6 Aula 5 – Lançamento Superior
Copiar o croqui do Térreo; Apagar os elementos desnecessários; Lançar as lajes do pavimento; Lançar as cargas de parede sobre as lajes L1 e L2.

7 Aula 6 – Lançamento da Cobertura
Copiando o croqui do Superior Criando uma viga no contorno do reservatório Alterando as características das vigas Alterando as características das lajes

8 Aula 7 – Lançamento da Escada
Definição do lance de Escada Com o croqui do Superior aberto, acesse o menu Elementos-Escadas-Adicionar Lance de Escada (botão ). Defina os parâmetros para a escada, conforme informados abaixo. Em seguida, clique em <OK> para confirmar:

9 Aula 8 - Dimensionamento
Parâmetros de configuração - Default Configurações do pórtico – Modelo de cálculo Configurações de Ações Configurações de Vento Parâmetros de Materiais e Durabilidade

10 Aula 8.1 – Análise da Estrutura
Abrir – Arquivo Guia Rápido Passo 5. A estrutura será analisada e será possível verificar as mensagens de processamento (botões “Resultados” e “Mensagens”) como também uma série de informações referentes à obra, dentre elas, o parâmetro Gama-Z e a análise de 2ª ordem da estrutura. Pórtico Unifilar Uma vez que a estrutura já esteja calculada, é possível visualizar os esforços do pórtico espacial criado. Isto tem a finalidade de conferir visualmente a estrutura da edificação, bem como ter acesso a diversos dados globais, como as deformações da estrutura, por exemplo.

11 Aula 8.2 – Análise das lajes, Vigas, Pilares, Fundações e Escadas
Os elementos que apresentam problemas de dimensionamento são visualizados na cor vermelha na janela de dimensionamento do elemento.

12 Aula 9 – Pranchas Inicialmente deverão ser configuradas as dimensões das pranchas que serão geradas. Nesse exemplo, para fins didáticos, será configurado uma folha de tamanho A0. Para isso, acesse o menu Configurações-Pranchas e RA e na opção “Tamanho da folha”, configure a opção "A0" clicando em “OK” para confirmar; As pranchas apresentadas estarão em formato layout. Para visualizar o desenho acesse o menu Pranchas-Mostrar somente layout. Outros detalhamentos Além do detalhamento dos elementos estruturais, o programa fornece outros detalhes como: Planta de cargas e locação: disponível através do menu Estrutura-Gerar Planta de Cargas e Estrutura-Gerar Planta de locação; Planta de formas: disponível acessando o croqui de cada pavimento, através do botão ou através do menu Estrutura-Gerar prancha de forma; Relatórios de cálculo: o programa Eberick possui diversos relatórios de cálculo emitidos, sendo referentes ao dimensionamento de cada elemento em si (e por isso, acessados nas janelas de dimensionamento de cada elemento), como também relatórios gerais sobre o projeto, como: deslocamentos horizontais, estabilidade global, análise P-delta entre outros, acessados no menu “Estrutura-Relatórios”; Resumo de materiais: disponível através do menu Estrutura-Resumo de materiais.


Carregar ppt "CURSO ALTOQI EBERICK NA PRÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google