A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."— Transcrição da apresentação:

1 Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages

2 O módulo Criar um Mapa Impresso e Digital de um Layout Complexo mostra em passos sucessivos a elaboração de um mapa de uma fazenda de forma Impressa e digital com dados de uma imagem de satélite e de topografia. Criar Mapas Um mapa é uma representação visual de uma área geográfica, auxiliando na interpretação espacial dos objetos presentes no mapa. Mapas convencionais impressos possuem componentes específicos como legendas, rótulos, sistemas de coordenadas, barras de escala e flechas de norte. Mapas digitais superam as restrições impostas nos mapas convencionais e permitem mais flexibilidade na visualização das informações no mapa.

3 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Inicie o processo de criar um mapa, clicando em Exibição no menu Principal

4 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique em Abrir Exibição....

5 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Primeiro, navegue até o arquivo de projeto Treinamento Criar Mapas com TNTmips.rvc e entra nele, clicando 2x. Clique 2x em seguida em Mapa Básico para abrir o mapa de layout básico, que criamos no módulo anterior. O layout serve de ponto de partida para elaborar um mapa mais complexo.

6 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Reposicione as 2 janelas conforme sugerido.

7 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Nós vamos acrescentar ao mapa existente com a imagem de satélite dados de declividade da fazenda para o mesmo tamanho de papel (A4). Clique em Configuração de Página para modificar a escala do mapa para poder adequar os 2 componentes lado a lado.

8 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Mude a escala para e a orientação do papel para Paisagem. A seguir, clique em OK.

9 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique no ícone Posicionamento do Layout para adequar os diferentes componentes do mapa à nova escala e à nova orientação.

10 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Feche a janela. A cor amarela indica, que a flecha de norte é selecionada a ser reposicionada.

11 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Primeiro, clique na flecha de norte, mantenha o botão do mouse pressionado e deslize o texto até o local sugerido.

12 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo A seguir clique no título, para selecioná-lo.

13 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Mantenha o botão do mouse pressionado e deslize o texto até o local sugerido.

14 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Continue reposicionando os componentes do mapa conforme sugerido.

15 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Antes de adicionar dados de declividade ao mapa, vamos salvá-lo. Clique em Salvar Como....

16 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Digite o nome sugerido e a seguir em OK. Navegue até o arquivo de projeto Treinamento Criar Mapas com TNTmips.rvc e entra nele, clicando 2x.

17 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique no ícone Adicionar Grupo 2D para adicionar dados de declividade ao lado da imagem de satélite.

18 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Um novo grupo foi adicionado. Clique no ícone Adicionar Objetos para adicionar os dados de declividade a este grupo.

19 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Depois, clique primeiramente 2x em seguida em MDE e a seguir 2x em Curvas de Nível para transferir os dois geodados para a área de seleção. Primeiro, navegue até o arquivo de projeto Treinamento Criar Mapas com TNTmips.rvc e entra nele, clicando 2x. Por fim, clique em OK.

20 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Um modelo digital de elevação e curvas de nível foram adicionados ao mapa.

21 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique no componente destacado em amarelo (grupo 3), mantenha o botão do mouse pressionado e deslize o grupo até o local sugerido.

22 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique no ícone Adicionar Grade de Mapa... para adicionar aos dados de declividade um sistema de referência de coordenadas.

23 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo A dados de declividade são referenciados ao sistema de coordenadas UTM com o datum WGS84. Porém, nos queremos ter coordenadas de Latitude / Longitude na nossa grade de mapa. Clique na aba Intervalo para trocar o sistema de referência de coordenadas.

24 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique em Sistema de Referência... para trocar o sistema de coordenadas.

25 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Escolhe na aba Pré-Definido na categoria Global e Regional o sistema de referência de coordenadas Elipsoidal 2D; longitude, latitude (degraus).

26 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Na aba Sistema de Referência Geodésica escolhe o datum SIRGAS A seguir, clique em OK.

27 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo O sistema de referência de coordenadas foi modificado para Latitude / Longitude com o datum SIRGAS Ajuste o intervalo da grade com os valores sugeridas de 5 segundos de arco. O restante das configurações da grade são relembradas da última sessão (módulo 1 do tutorial Criar Mapas). Clique em OK para adicionar a grade aos dados de declividade.

28 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique no ícone Adicionar Legenda... para adicionar uma legenda aos dados de declividade.

29 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Primeiramente, clique no ícone Editar Estilo de Texto... para configurar o estilo padrão de texto em legendas.

30 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Aceite as configurações sugeridas para o estilo Normal.

31 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo A seguir, escolhe o estilo Heading para configurar o estilo de títulos em legendas e clique em OK.

32 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique no ícone Adicionar Texto... para adicionar o título da legenda.

33 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Digite o texto sugerido no estilo Heading e clique em OK.

34 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo O título foi adicionado à legenda.

35 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique no texto, mantenha o botão esquerdo pressionado e deslize o texto até o local sugerido.

36 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique no ícone Adicionar da Camada... para selecionar o geodado, para qual queremos criar a legenda.

37 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Selecione Modelo Digital de Elevação e clique a seguir em OK.

38 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo A legenda do Modelo Digital de Elevação foi adicionada. Para remover as casas decimais dos valores, que são redundantes, clique no botão direito no primeiro valor. A seguir, clique em Propriedades....

39 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Tire as casas decimais e clique a seguir em OK.

40 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Repita a ação para todos os valores.

41 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Depois de ter tirado as casas decimais, vamos mover a legenda. Selecione toda legenda, clicando no primeiro e a seguir no último valor, mantendo o botão Shift selecionado.

42 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Mova a legenda para o local sugerido.

43 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Vamos subdividir a legenda em 2 colunas para adequá-la melhor ao mapa. Guias nos auxiliam no posicionamento de diferentes componentes da legenda. Abre o menu indicado, clicando o botão direito do mouse em algum lugar na área cinza da janela. A seguir, adicione por meio do menu lateral primeiro um guia horizontal e depois um guia vertical à legenda.

44 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Após de ter adicionado os 2 guias, posicione os conforme sugerido.

45 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Selecione as últimas 5 classes.

46 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo A seguir, mova as 5 classes um pouco acima do guia horizontal (do jeito, que a última classe não fique por baixo do guia).

47 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo A seguir, selecione e alínea as 5 classes da esquerda conforme sugerido.

48 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Por fim, clique em OK para adicionar a legenda ao mapa.

49 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo A legenda foi adicionada ao mapa. Vamos redimensionar a legenda para adequá-la ao mapa.

50 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique com o botão direito no nome Legenda para abrir o menu lateral e escolhe Configuração dos Grupos....

51 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Mude o Zoom Relativo para 0.7 para diminuir a legenda para 70% do tamanho original.

52 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique em Fechar.

53 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique na legenda, mantenha o botão do mouse pressionado e deslize o grupo até o local sugerido.

54 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Clique em Salvar Exibição para salvar as últimas modificações do layout de mapa. Parabéns! Você acabou de criar um mapa complexo de uma fazenda exemplar. Em caso, que deseja imprimir o mapa, siga os passos do módulo 1 do tutorial Criar Mapas com TNTmips. Primeiro, clique no ícone Selecionar para desativar os guias de posicionamento.

55 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Vamos agora converter o mapa para PDF. No menu principal, clique em Exibir e a seguir em Renderizar para PDF....

56 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Abre-se a janela de configuração para a conversão do mapa para PDF. Aceite as configurações sugeridas e a seguir, clique na aba Controles de Fonte.

57 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo A seguir, clique em OK. Aceite as configurações sugeridas.

58 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Aceite o nome sugerido e clique em OK. Navegue até o local, onde gostaria salvar o mapa.

59 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Abre-se automaticamente o seu visualizador de PDF com o mapa da fazenda.

60 2. Criar um Mapa Impresso e Digital de Layout Complexo Faça um zoom e observa a qualidade do mapa em PDF. No formato PDF é possível de imprimir o mapa com formatos maiores que A4. O tutorial termina por aqui. Parabéns por ter concluído o tutorial com sucesso!

61 Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: Soluções em Geoprocessamento Obrigado pelo interesse em nossos tutoriais de geoprocessamento. Distribuidor autorizado da MicroImages


Carregar ppt "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google