A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fotografia – Princípios Básicos Anderson Vinícius Alves Ferreira PET.Com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fotografia – Princípios Básicos Anderson Vinícius Alves Ferreira PET.Com."— Transcrição da apresentação:

1 Fotografia – Princípios Básicos Anderson Vinícius Alves Ferreira PET.Com

2 Sumário Introdução Câmeras Fotográficas Exposição Foco Distância Focal Profundidade de Campo Sensibilidade do Filme (ISO) Fotometragem Macrofotografia e Microfotografia

3 Introdução Fotografar é, por princípio, registrar a luz refletida pelo assunto. O único segredo da fotografia é saber combinar os elementos de uma câmera fotográfica.

4 Câmeras Fotográficas Os elementos fundamentais de uma câmera são: Corpo Objetiva Mecanismo de Exposição (Obturador/Diafragma)

5

6 Câmeras Fotográficas - Diafragma Dispositivo que controla a abertura das lentes da objetiva. A abertura do diafragma é a variável que define o tamanho do seu diâmetro. O valor da abertura é definido por f/x, onde x pertence a uma escala de aberturas …, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22,…

7

8 Aberturas do Diafragma

9 Câmeras Fotográficas - Obturador Dispositivo que regula o tempo de duração em que a luz incidirá sobre o filme (tempo de exposição). As velocidades, geralmente, obedecem uma sequência determinada, baseada na redução da exposição pela metade em cada ponto 1, ½, ¼, 1/8, 1/15, 1/30, …, 1/1000,…

10

11 Aberturas vs. Velocidade

12 Exposição O EV – Exposure Value – é o valor que combina a sensibilidade do sensor com a abertura do diafragma e a velocidade do obturador.

13

14 Foco Efeito óptico que torna a imagem visualizada nítida no ponto no qual os raios de luz convergem.

15 Distância Focal Definida como a distância entre a lente e o plano onde se forma uma imagem nítida de um assunto colocado no infinito. A distância focal de uma lente determina o seu ângulo de visão.

16 Distância Focal Classifica as lentes em objetiva normal, grande-angular e teleobjetiva.

17 Profundidade de Campo É a gama de distâncias em torno do plano focal na qual há nitidez aceitável.

18 Profundidade de Campo f/8.0f/5.6f/2.8

19 Sensibilidade do Filme (ISO) Determina o poder que a luz tem nas suas fotos. A sensibilidade é expressa numa escala ISO. Quanto maior a sensibilidade de um filme, menor será a sua definição.

20 Fotometragem É a maneira pela qual uma câmera determina a abertura e velocidade no momento em que uma foto é feita. Modos de fotometragem: parcial, por zona, matricial, evaluativa, com peso no centro e pontual. Peso no Centro Parcial Pontual

21 Macrofotografia e Microfotografia Macrofotografia é a fotografia de imagens em escala natural ou aumentada em até cerca de 10x seu tamanho natural. Microfotografia é a fotografia de imagens ampliadas por lentes ópticas poderosas que permitemobservar detalhes de estruturas não visíveis a olho nu.

22 Macrofotografia e Microfotografia

23 Referências Harris, Tom. Como funcionam as câmeras fotográficas. Salles, Filipe. Apostila de Fotografia – Capítulo 02 – A Câmera Fotográfica Adrenaline.com.br – A Mania das Câmeras Digitais. Cambridgeincolour.com – Understanding Camera Lenses. Cambridgeincolour.com – Fotometragem e Exposição. Cambridgeincolour.com – Profundidade de Campo. Grilo, Rui. Fotografia – Conceitos.

24 OBRIGADO!!!


Carregar ppt "Fotografia – Princípios Básicos Anderson Vinícius Alves Ferreira PET.Com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google