A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instrumentos ópticos e olho humano Física Giovanni Ávila.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instrumentos ópticos e olho humano Física Giovanni Ávila."— Transcrição da apresentação:

1 Instrumentos ópticos e olho humano Física Giovanni Ávila

2 2 Instrumentos ópticos Dois grupos: –Projeção: projetor, máquina fotográfica e olho humano. –Observação: binóculo, o microscópio, o telescópio e os óculos. Outra classificação: –Refletores: usam espelhos. –Refratores: usam lentes.

3 3 Máquina fotográfica Sistema convergente formado por uma ou mais lentes. Diafragma: regula a quantidade de luz que penetra na câmera escura. Obturador: regula o intervalo de tempo durante o qual o filme ou conversor eletrônico fica exposto.

4 4 O olho humano Os raios luminosos entram pela pupila, atravessam a córnea, o cristalino, a parte central do olho e formam a imagem na retina (região fotossensível).(visão perfeita)

5 5 O olho humano O cristalino é uma lente biconvexa convergente da imagem. Quando o objeto se aproxima fica mais convergente (mais curvo) e quando se afasta menos convergente (menos curvo).

6 6 O olho humano Ponto remoto (PR): distância máxima de visão perfeita (infinito na visão normal) para uma imagem nítida. Ponto próximo (PP): distância mínima de visão perfeita. Zona de acomodação (ZA): intervalo entre PR e PP.

7 7 Defeitos de visão Miopia (imagem embaçada): correção com lentes divergentes

8 8 Defeitos de visão Hipermetropia: correção com lentes convergentes.

9 9 Defeitos de visão Presbiopia (vista cansada): enrijecimento dos músculos ciliares ou da própria lente natural do olho. Não é um defeito de visão. Correção com lentes bifocais.

10 10 Defeitos de visão Astigmatismo (imagem borrada): curvatura irregular da córnea ou do cristalino. Correção com lentes cilíndricas. Estrabismo: incapacidade de dirigir simultaneamente as retas visuais dos dois olhos para o mesmo ponto. Correção com lentes prismáticas. Outros defeitos: as lentes não corrigem.

11 11 Microscópio ou microscópio composto Duas lentes convergentes: a objetiva próxima do objeto e a ocular próxima do observador. Ampliação de até 2000x.

12 12 Telescópio refrator ou luneta astronômica Aperfeiçoada por Galileu (1609). Duas lentes: objetiva (convergente) e a ocular (convergente ou divergente).

13 13 Telescópio refletor ou telescópio Desenvolvido por Newton (1668). Usa grande espelho parabólico côncavo no lugar da objetiva da luneta. Hubble (órbita de 589 km da Terra, espelho de 2,4m de diâmetro).

14 14 Projetores Imagem real e invertida tanto na horizontal quanto na vertical. Formado por uma única lente convergente, uma fonte de luz e o objeto a ser projetado. A fonte de luz fica no foco do espelho e assim proporciona maior luminosidade no slide.

15 15 Exercícios Fixação 03: pág. 88

16 16 Exercícios Fixação 05: pág.89

17 17 Exercícios Propostos: 01 pág.89


Carregar ppt "Instrumentos ópticos e olho humano Física Giovanni Ávila."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google