A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO.

Cópias: 1
LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO."— Transcrição da apresentação:

1 LENTES ESFÉRICAS

2

3 PERFIS DE LENTE

4 COMPORTAMENTO ÓPTICO

5

6

7 CENTRO ÓPTICO

8 LÂMINA DE FACES PARALELAS

9 LENTES CONVERGENTES, FORMAÇÃO DE IMAGENS: Objeto antes do ponto antiprincipal

10 LENTES CONVERGENTES, FORMAÇÃO DE IMAGENS: Objeto no ponto antiprincipal

11

12 LENTES CONVERGENTES, FORMAÇÃO DE IMAGENS: Objeto o foco e o centro óptico

13

14

15 LENTES DIVERGENTES, FORMAÇÃO DE IMAGENS

16

17 QUADRO DE CONVENÇÕES

18 VERGÊNCIA OU CONVERGÊNCIA DE UMA LENTE

19

20 Como apresentado anteriormente quanto maior o desvio, menor a distância focal. Portanto, define-se a convergência de uma lente pela expressão: C = 1/F Quando a distância focal é dada em metros (m) a convergência é dada em m -1, e se chama dioptria (di), popularmente é chamada de grau da lente.

21 Instrumentos ópticos: microscópio simples (lupa)

22 Instrumentos ópticos: microscópio composto.

23 Instrumentos ópticos: luneta astronômica

24 (UNESP-JUL 2005, Conhecimentos Específicos) Em uma aula sobre ótica, o professor explica aos seus alunos o funcionamento básico de um microscópio ótico composto, que pode ser representado por duas lentes convergentes, a objetiva e a ocular. Quando o objeto a ser visualizado é colocado próximo à objetiva, uma imagem ampliada I I é formada entre a ocular e o foco da ocular, como esquematizado na figura. Esta imagem é, então, ampliada pela ocular, gerando a imagem I II, vista pelo observador. Sendo assim, a) copie a figura em seu caderno de respostas e complete-a com os raios de luz que mostrem a formação da imagem I II gerada pela ocular. b) Classifique como real ou virtual as imagens I I e I II.

25

26

27

28 (UNESP-JUL 2005, Conhecimentos Gerais) Em uma sala de aula, o professor de física pediu para que os estudantes montassem um modelo simplificado de máquina fotográfica, usando apenas uma lente convergente como objetiva, que serviria para a entrada de luz e focalização de imagens dentro de uma pequena caixa. Um aluno entusiasmado com a proposta resolveu construir duas máquinas fotográficas, I e II, com lentes delgadas de mesmo material e raio de curvatura, porém de diâmetros diferentes, sendo o diâmetro da lente I maior do que o da II. No teste com as máquinas, colocadas lado a lado para fotografarem um mesmo objeto, o aluno observou que: a)As imagens eram de mesmo tamanho e de mesma luminosidade. b)As imagens eram de mesmo tamanho, com I produzindo imagem mais luminosa. c)A imagem em I era maior e mais luminosa que em II. d)A imagem em I era maior e menos luminosa que em II. e)A imagem em I era menor, porém tão luminosa quanto em II.

29 EQUAÇÃO DOS FABRICANTES

30 Atualmente aumenta a convergência da lente construindo-a com materiais de alto índice de refração

31 Globo Ocular O elemento básico da nossa visão é o globo ocular, que se assemelha a uma máquina fotográfica. Sua caixa é esférica, possui um sistema de lentes à frente e uma membrana fotossensível no fundo.

32 Globo Ocular

33 Óptica da Visão

34 Foco Fixo

35 Cristalino relaxado, objeto distante, considerado como ponto remoto

36 Cristalino contraído: observação de um objeto próximo, no ponto próximo.

37

38 Defeitos de Visão

39 Miopia

40 Hipermetropia

41 Astigmatismo O astigmatismo se deve à assimetria na curvatura da córnea, é facilmente corrigido com lentes esferocilíndricas.

42 Presbiopia : é uma espécie de hipermetropia resultante da idade, costuma aparecer depois dos 40 anos com a perda de capacidade de acomodação do cristalino, como a hipermetropia, a presbiopia é corrigida com lentes convergentes.

43 Acomodação visual

44 (UFSCAR-2006) Pesquisas recentes mostraram que o cristalino humano cresce durante a vida, aumentando seu diâmetro cerca de 0,02 mm por ano. Isso acarreta, na fase de envelhecimento, um defeito de visão chamado presbiopia, que pode ser corrigido de forma semelhante a) à miopia, com uso de lentes divergentes. b) à miopia, com uso de lentes convergentes. c) à hipermetropia, com uso de lentes divergentes. d) à hipermetropia, com uso de lentes convergentes. e) ao astigmatismo, com uso de lentes convergentes ou divergentes.

45 Na fase de envelhecimento, o globo ocular não consegue mais acomodar a fim de formar imagens que sejam projetadas na retina, quando objetos são dispostos próximos, veja a figura.

46 Presbiopia corrigida com lentes convergentes.

47


Carregar ppt "LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google