A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construção Geométrica de Imagens em Lentes Esféricas Aula de Física Setembro de 2013.

Cópias: 1
Construção Geométrica de Imagens em Lentes Esféricas Aula de Física Maio de 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construção Geométrica de Imagens em Lentes Esféricas Aula de Física Setembro de 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Construção Geométrica de Imagens em Lentes Esféricas Aula de Física Setembro de 2013

2 Construção de Imagens em Lentes Convergentes

3 Objeto além do ponto antiprincipal objeto A

4

5 Objeto no ponto antiprincipal objeto A

6 Objeto entre o ponto antiprincipal objeto A e o foco objeto F

7

8 Objeto no foco objeto F

9 Objeto entre o foco objeto F e o Centro Óptico O

10

11 Construção de Imagens em Lentes Divergentes

12

13

14 Assinale a proposição correta a respeito da imagem de um objeto linear colocado diante de uma lente esférica delgada : I)A imagem real é invertida. II)A imagem virtual é direita. III)O elemento (objeto ou imagem) de maior altura está mais próximo da lente. IV)Sendo a imagem virtual a lente é divergente.

15 Um objeto linear é colocado diante de uma lente delgada divergente. Afasta-se o objeto da lente. A imagem: a)Passa de virtual para real. b)Passa de real para virtual. c)Fica maior. d)Fica menor. e)Fica com a mesma altura.

16 A imagem da chama de uma vela é vista através de duas lentes L 1 e L 2. Pode-se afirmar que: a)A lente L 1 é divergente. b)A lente L 2 é convergente. c)A lente L 1 é convergente e a chama da vela está colocada entre e o foco principal objeto F e o ponto anti-principal objeto A. d) A lente L 1 é convergente e a chama da vela está colocada entre e o foco principal objeto F e o centro óptico O. e)A lente L 2 é divergente e a chama da vela está colocada entre e o foco principal imagem F' e o centro óptico O.

17 Um pequeno retângulo CDGH é colocado diante de uma lente delgada convergente, conforme indica a figura. Obtenha a imagem do retângulo.

18 Estudo Analítico das Lentes

19 Um objeto linear situa-se a 30 cm de uma lente delgada convergente de distância focal 5 cm. a)Determine a que distância da lente se forma a imagem. b)A imagem é real ou virtual? c)Represente a lente, o objeto e utilizando dois raios notáveis obtenha a imagem.

20 Um objeto linear situa-se a 12 cm de uma lente delgada divergente cuja distância focal é, em módulo, igual a 6 cm. a)Determine a que distância do espelho se forma a imagem. b)A imagem é real ou virtual? c)Represente a lente, o objeto e utilizando dois raios notáveis obtenha a imagem.

21 A imagem real de um objeto fornecida por uma lente delgada convergente, de distância focal 30 cm, situa-se a 40 cm da lente. Determine: a)a que distância da lente está posicionado o objeto; b)o aumento linear transversal.

22 A imagem de um objeto situado diante de uma lente delgada divergente tem altura 3 vezes menor do que a do objeto. O módulo da distância focal da lente é de 15 cm. Determine a distância entre o objeto e a imagem.

23 Dois objetos retilíneos de mesma altura, O 1 e O 2, são dispostos perpendicularmente ao eixo principal de uma lente delgada convergente, conforme indica a figura. A e A são os pontos anti-principais objeto e imagem; F e F os focos principais objeto e imagem. Determine: a)a distância entre as imagens conjugadas. b)a relação entre as alturas i 1 e i 2 das imagens de O 1 e O 2, respectivamente.

24 Dois objetos retilíneos de mesma altura, O 1 e O 2, são dispostos perpendicularmente ao eixo principal de uma lente delgada convergente, conforme indica a figura. A e A são os pontos anti-principais objeto e imagem; F e F os focos principais objeto e imagem. Determine: a)a distância entre as imagens conjugadas. b)a relação entre as alturas i 1 e i 2 das imagens de O 1 e O 2, respectivamente.


Carregar ppt "Construção Geométrica de Imagens em Lentes Esféricas Aula de Física Setembro de 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google